Em busca de um "novo Jonas": 9 jogadores livres

Há um ano, por esta altura, o Benfica fez a melhor contratação do defeso. Jonas estava sem clube, depois de ter saído do Valência, e chegou à Luz a custo zero, tornando-se absolutamente decisivo na conquista do bicampeonato. Em Portugal, o mercado já fechou e não é possível realizar transferências, mas os clubes ainda podem contratar jogadores que estejam livres. Quem sabe se, à semelhança do ano passado, não aparece um craque. O Visão de Mercado dá uma ajuda e apresenta alguns elementos que podem interessar aos emblemas portugueses: 

Gourcuff - Em tempos chegou a ser apelidado de "novo Zidane", o que diz bem da qualidade que ia demonstrando ao serviço do Bordéus. A transferência para o Lyon não correu particularmente bem, com o jogador a ter dificuldades em impor-se (as lesões não ajudaram) e a perder todo o protagonismo. Mas o talento do médio de 29 anos não desapareceu, e a sua capacidade de passe e de remate ainda podem fazer a diferença em muitos clubes. Chegou a ser associado ao Porto neste defeso.  
Franco Jara - Tem o instinto e a agressividade positiva que caracterizam os bons avançados argentinos, mas falta-lhe o mais importante: a tomada de decisão. É um jogador que deve bastante à inteligência, não conseguindo utilizar da melhor forma o talento que tem com a bola nos pés. Ainda assim, o ex-Benfica, que rescindiu com o Olympiacos, seria garantia de golos num clube do nosso campeonato que não tenha obrigação de lutar pelo título.
Ron Vlaar - Foi um dos melhores centrais do último Mundial, mas depois não deu sequência ao serviço do Aston Villa. Aliás. nunca fez uma carreira brilhante ao nível dos clubes, apesar de ter qualidades interessantes, que o fariam certamente ser uma peça importante no nosso campeonato. Um jogador experiente, imponente nos duelos físicos, com bom timing de corte e capacidade de desequilibrar nas bolas paradas. O facto de estar lesionado tirou-lhe mercado.
Samaras - Aos 30 anos, é um dos jogadores sem clube mais apetecíveis e tem condições para ser uma figura no nosso campeonato. Um extremo/avançado que se dá muito ao jogo, com qualidade técnica, velocidade e capacidade física. Depois de rescindir com o Al Hilal, esteve perto de assinar pela Sampdoria, mas o negócio não se concretizou. 
Juan Manuel Torres - Um médio argentino que se destacou ao serviço do Metalist Kharkiv, mas que nunca conseguiu dar o salto para uma das principais ligas europeias. Tem bom toque de bola e uma excelente visão de jogo, sendo que não é propriamente um jogador intenso nas tarefas defensivas.
Ilsinho - Aos 29 anos, seria uma solução bastante interessante para os emblemas portugueses. Um jogador internacional brasileiro, habituado a representar bons clubes (o último foi o Shakhtar) e que, pelas suas características, seria uma mais valia indiscutível. Tem o perfil habitualmente exigido pelos "grandes", demonstrando facilidade em fazer todo o flanco direito (pode ser lateral ou médio).
Nuno André Coelho - Está fora de questão para os principais clubes do campeonato português, depois de passagens pouco felizes por Sporting e FC Porto, mas ainda conseguiu ter um papel de destaque no Sporting de Braga e pode ser um reforço de grande utilidade para clubes com objectivos mais modestos. Depois de rescindir com o Balikesirspor, veria com bons olhos um regresso ao seu país.
Schelotto - Desta lista, é o jogador com mais possibilidades de rumar a Portugal. Foi apontado ao Sporting e agora o Benfica terá entrado na corrida pelo italo-argentino. Está longe de ser um craque, mas é um jogador rápido e com facilidade em criar desequilíbrios, podendo jogar em qualquer posição no apoio ao avançado (embora actue preferencialmente do lado direito). Desvinculou-se do Inter e o próximo destino pode mesmo ser o campeonato nacional. 
Bruno Teles - Quando esteve em Portugal, ao serviço do Vitória de Guimarães, era um dos melhores laterais-esquerdos do campeonato. A mudança para a Rússia não lhe trouxe grandes benefícios (pelo menos desportivamente), sendo que, aos 29 anos, ainda mantém as principais qualidades intactas. Um jogador com grande propensão ofensiva e exímio marcador de bolas paradas. 

Etiquetas: