As 15 melhores transferências a nível nacional

Terminou um Defeso que proporcionou a entrada de alguns nomes sonantes na nossa liga e uma mudança bombástica, com o ingresso de Maxi no Dragão. Como tal, chegou o momento do Visão de Mercado fazer um balanço (algo que repetimos todos os anos) sobre o defeso, indicando as 15 melhores contratações do mercado nacional neste Verão, considerando a valia dos jogadores, dinheiro envolvido, desempenho na última época e impacto que podem ter nas equipas (empréstimos internos, como, por exemplo, o de Licá, não foram considerados). 

1.º Casillas (FC Porto) - O espanhol nem é dos guarda-redes mais consensuais mas o futebol português nunca contou com um jogador desta dimensão. Campeão do Mundo, bicampeão europeu pela sua selecção, 3 Champions, 5 La Ligas, Mundial de clubes, tudo como titular. E individualmente, com ou sem "hype", "só" foi considerado por 5 vezes o melhor do Mundo na sua posição, integrou por 6 vezes a melhor equipa da UEFA e em 2008 ficou em 4.º lugar na Bola de Ouro (em 2010 foi o 7.º melhor do Mundo a poucos votos de Cristiano Ronaldo). A tudo isto junta um estatuto de indiscutível por Espanha há mais de uma década, mesmo com a concorrência de Valdés (melhor guardião da história do Barça) ou mais recentemente do red devil De Gea (um dos 3 melhores da actualidade).
2.º Imbula (FC Porto) - O valor foi histórico - nunca se tinha investido 20 milhões de maneira directa num jogador em Portugal - mas os azuis e brancos conseguiram um dos médios mais cobiçados na Europa. Aliás se há um mês alguém afirmasse que o francês do Marselha ia jogar em Portugal esta época todos o iram rotular de lunático. Mas o médio defensivo/segundo médio, que se destaca pelo seu poderio físico impressionante, capacidade de jogar de área a área, qualidade no transporte e no passe, apesar da cobiça de Valencia, Milan, Inter ou Chelsea aterrou mesmo no Dragão.
3.º Teo Gutiérrez (Sporting) - A melhor contratação do defeso para os leões e mais um nome de peso para a I Liga. Apesar de não ter vingado na Europa quando atuou na Turquia, estamos na presença de um elemento que, mesmo com toda a concorrência, é titular na Colômbia e que há 6 meses foi considerado o melhor jogador a actuar na América do Sul. Um avançado experiente, agressivo, que junta presença e boa movimentação na área a uma mobilidade interessante, e que já mostrou que consegue chegar a 20 golos numa temporada (algo que tem faltado a este Sporting). E que deve assumir o estatuto de indiscutível na frente de ataque de Jesus, mesmo com a concorrência de Slimani, Montero ou Ruiz, o que diz bem do peso deste reforço.
4.º Maxi (FC Porto) - Uma das bombas do ano em Portugal. O FC Porto garantiu, a "custo zero", um dos melhores defesas da Liga e ao mesmo tempo fragilizou o principal rival. O uruguaio é garantia de qualidade, experiência e a melhor resposta à saída de Danilo.
5.º Corona (FC Porto) - Os azuis e brancos necessitavam de aumentar a qualidade nos extremos e garantiram um ala rápido, imprevisível e muito forte tecnicamente. Os 10 M€ que custou vão obrigar a que confirme rapidamente o estatuto de craque mas é indiscutível que o mexicano que brilhou na Copa América, Gold Cup e na última Eredivisie tem tudo para espalhar magia na nossa Liga.
6.º Raúl Jiménez (Benfica) - Chega a Portugal em baixo, fruto de ter marcado apenas 1 golo ao serviço do Atlético, mas se esta contratação tivesse ocorrido há um ano facilmente seria Top 3 neste Ranking. O Ibra mexicano demonstrou muita qualidade do América, tendo na altura sido fortemente cobiçado pelo FC Porto, e aos 24 anos ainda vai bem a tempo de se impor na Europa. Sendo que as suas características, apesar de diferentes das de Lima, encaixam naquilo que o Benfica precisava para o ataque, de maneira a auxiliar Jonas.
7.º Bueno (FC Porto) - Não é todos os dias que um clube nacional garante um jogador que esteve em foco na presente edição de um campeonato como o espanhol. O médio ofensivo/avançado chega a Portugal depois de ter sido o 7.º melhor marcador da La Liga e logo numa transferência a "custo zero".
8.º Danilo (FC Porto) - Um dos principais destaques da I Liga em 2014-15 e não surpreendeu que tivesse proporcionado uma "guerra" entre leões de dragões. Deu-se melhor o FC Porto, que assim ganha um trinco que conseguiu juntar à capacidade defensiva uma preponderância no momento com bola.
9.º Bryan Ruiz (Sporting) - Um jogador referência, que está habituado a ser a figura da sua selecção e que foi um craque no campeonato holandês. Desiludiu em Inglaterra, vem do Championship, mas ainda há um ano foi um dos destaques do Mundial'2014. Principalmente na posição de médio ofensivo/2.º avançado é alguém que faz a diferença com o seu pé esquerdo, ao nível do passe, transporte e finalização, e numa liga como a nossa tem tudo para ser uma mais-valia.
10.º Mitroglou (Benfica) - Andou um mês a ser negociado pelo Sporting mas acabou na Luz por empréstimo do Fulham. Um internacional grego que já proporcionou uma transferência de 15 milhões de euros e que, apesar de ter desiludido em Inglaterra, nos últimos 4 anos conseguiu uma média de 19 golos por ano. Um verdadeiro ponta-de-lança que não vai andar a correr atrás dos defesas nem fazer um trabalho de pressão mas que pode compensar isso com o mais importante: golos.
11.º Rafael Martins (Moreirense) - Grande reforço para Miguel Leal. Ainda há um ano, na época 2013-14, foi o 3.º melhor marcador do campeonato, com 15 golos, apenas menos 1 que Derley e à frente de Lima, Montero, Slimani ou Cardozo. Um avançado potente, com golo, e que chegou a ser fortemente cobiçado pelo Sporting.
12.º Luís Leal (Belenenses) - A saída de Deyverson tinha deixado um buraco no ataque, é que Tiago Caeiro, Camará e Betinho estão longe de garantir sequer 5 golos por ano, mas dificilmente os azuis do Restelo podiam ter conseguido uma melhor solução que Leal. O ex-Estoril com a sua potência, e até experiência na I Liga, tem tudo para encaixar que nem "uma luva" no trio ofensivo de Sá Pinto.
13.º Bruno César (Estoril) - Não é todos os dias que um internacional AA pelo Brasil ingressa num clube português e neste caso nem se trata de um trintão, Chuta-Chuta regressou a Portugal para demonstrar que ainda pode ser uma mais-valia e, apesar das más experiências no Al-Ain e Palmeiras, tem tudo para ser um reforço "bomba" para os Estorilistas. Não é por acaso que na primeira época ao serviço do Benfica marcou 10 golos em 26 jogos para a Liga.
14.º Carcela (Benfica) - Não chega a Portugal com a projecção que tinha há 4/5 anos, quando até foi associado ao Real Madrid, mas a 100%, o que nem sempre acontece, é um elemento tecnicamente acima da média, que impressiona a jogar a extremo direito (também pode jogar no meio), onde faz uso do seu excelente pé esquerdo e velocidade para desequilibrar. E que por exemplo já proporcionou uma transferência superior a 10 M€.
15.º Kuca (Belenenses) - O ano passado foi um dos 3 melhores extremos esquerdos na 1.ª volta do campeonato, o que diz bem da sua qualidade, não surpreendo que tivesse sido logo transferido em Janeiro. E sendo certo que regressa a Portugal depois de uma má experiência na Turquia, com a sua enorme qualidade técnica o cabo-verdiano tem tudo para voltar a ser um dos destaques da I Liga.

Etiquetas: