3: Ressacas agridoces

As ressacas raramente estão associadas a felicidade ou prazer. São incómodas e, por vezes, tortuosas. Pois bem, para os grandes do nosso futebol esta foi uma jornada de ressaca: o Sporting vinha de um empate caseiro para a Liga e, sobretudo, de uma dolorosa eliminação Europeia; o FC Porto apresentava-se em campo após novo revés na "Ilha Maldita" de Lopetegui; e o Benfica havia perdido frente ao Arouca na segunda jornada. Ora, apesar de todos terem saído da ressaca com o mais importante (os 3 pontos), nenhum teve um "dia seguinte" cem por cento satisfatório. 

Com efeito, o Sporting venceu a pobre Académica (Viterbo está cada vez com menor margem de manobra), numa partida que ficou marcada pela continuação da polémica relação dos Leões com as arbitragens (algo que já tinha sucedido na Rússia - lá está a parte má da ressaca) e pela expulsão de Jorge Jesus. Veremos como se irá desenvolver esta "guerra" do emblema de Alvalade com as arbitragens, e como se irão integrar os dois rivais na mesma. O FC Porto venceu mas não convenceu, tanto que os Dragões ouviram mesmo alguns sinais de insatisfação das bancadas. Para resolver o problema da falta de rupturas pela zona central e de jogo interior com acutilância, Lopetegui colocou Brahimi na zona central, e foi partindo daí que o Argelino serviu Aboubakar (que com 3 golos em 3 jogos vai respondendo à saída de Jackson e à concorrência de Osvaldo), mas o técnico optou por interromper essa aposta ainda na  primeira parte, não sendo uma experiência conclusiva. O Benfica, de forma muito conturbada, conseguiu manter a diferença de 1 ponto para os rivais directos. Uma derrota começaria a complicar imenso a vida a Rui Vitória, que conseguiu vencer o Moreirense (uma das equipas que mais beneficiou com os últimos dias do mercado) com base na acumulação de jogadores em zonas de finalização, primorosamente servidos por Gaitán. Muitas dúvidas e sombras pairam sobre a Luz, o Dragão e Alvalade. 

Já o Sporting de Braga (também na ressaca de uma derrota) bateu por contundentes 4-0 o Boavista, com destaque para Vuckevic, autor dos dois primeiros golos, bem como para nova confirmação de que Juan Román pode mesmo ser uma das figuras do Campeonato, tendo mesmo relegado Rafa (chamado ao Mundial 2014) para o banco. De parabéns está o Tondela, já que os Beirões estrearam-se a vencer no máximo escalão do futebol nacional, com Kaká a dar a Paneira a primeira alegria na Liga. Vitória de Setúbal e Rio Ave empataram num desafio com 4 golos na parte final, pleno de incertezas e emoção (os Sadinos são a equipa que mais golos apontou, com André Claro e Suk em plano de evidência), tendo também havido uma igualdade num duelo entre o Paços e o Arouca, o qual coloca os homens de Lito Vidigal a dividirem a Liderança com Sporting e FC Porto. Finalmente, o Belenenses de Sá Pinto continua invicto numa época que já leva 7 encontros, tendo empatado com o Marítimo que ainda não sabe o que é vencer, à semelhança do Vitória de Guimarães (Evangelista começa a ter vida difícil no Minho) que não foi além do nulo frente ao União da Madeira. Segue-se uma paragem para compromissos de Selecções. Dentro de 2 semanas a emoção do nosso campeonato está de volta.

Equipa da semana: Tondela - Jornada histórica para o clube. Á terceira foi mesmo de vez e a equipa do Distrito de Viseu estreou-se a  vencer uma partida na Primeira Liga. Após terem deixado uma boa imagem frente ao Sporting (quando apenas perderam com uma grande penalidade nos descontos) e de terem perdido pela margem mínima no Bessa, os comandados de Paneira derrotaram o Nacional e ganharam um novo alento na luta pela manutenção, mesmo antes da primeira paragem na competição.

Equipa desilusão: Vitória de Guimarães - Apenas 2 pontos em 3 jornadas (mais a humilhação Europeia) é muito pouco. Os Vimaranenses continuam sem vencer sob orientação de Armando Evangelista, o que já está a causar forte contestação por parte da exigente massa adepta. Na Madeira, a equipa foi superior, criou oportunidades, mas ainda não conseguiu o desejado triunfo.

Melhor onze: André Moreira (União da Madeira); Maxi Pereira (FC Porto), Kaká (Tondela), Boly (Sporting Braga), Marcelo Goiano (Sporting Braga); Vukcevic (Sporting Braga), Nuno Valente (Arouca), João Mário (Sporting), Gaitán (Benfica), Brahimi (FC Porto), Crislan (Sporting Braga)

Jogador da Semana: Nikola Vukcevic (Sporting Braga) - O Montenegrino chegou ao Minho em 2013 mas, nas duas primeiras épocas em Braga, pouco jogou pela equipa principal, alinhando quase sempre pelo conjunto secundário. No entanto, esta época, o cenário parece ser diferente, já que o médio tem sido aposta de Paulo Fonseca e começa a responder à mesma, assinando dois golos frente ao Boavista que, certamente, serão um belo tónico para continuar a ter protagonismo neste renovado Sporting de Braga.

Jogador a seguir: André Moreira (União da Madeira) - Não é normal um guarda-redes sub-20 (ainda menos sendo português) ser titular na nossa I liga. Ora, o jogador emprestado pelo Atlético de Madrid ao União tem estado à altura das exigências, sendo mesmo o principal responsável pelo ponto conquistado pela sua equipa diante do Vitória de Guimarães, com um conjunto de belas defesas.

Jogador desilusão: Pizzi (Benfica) - De figura de destaque no último campeonato a primeiro elemento a sair quando é necessário dar a volta. O Português não tem estado a bom plano na equipa de Rui Vitória, sendo preterido pelo técnico quando as coisas começam a correr mal. O facto de, com ele em campo, a equipa não ter feito um único golo e, sem ele, ter apontado 7 tentos danificam a sua imagem. Para acentuar o mau início de época, mesmo sem nomes como William, Moutinho, André Gomes ou Tiago para o meio-campo, Fernando Santos não o chamou para a seleção.

Pedro Barata

Etiquetas: