Fiorentina versão 2015-16: Aumentar o nível sob a batuta de um português

Após três anos sob o comando técnico de Vincenzo Montella, a direcção da Fiorentina decidiu dar um novo rumo ao clube. O eleito para assumir o leme da equipa foi o nosso bem conhecido Paulo Sousa, um treinador que tem progredido de forma sustentada e que agora abraçará pela primeira vez um projecto numa das principais ligas do futebol europeu. A herança é algo pesada, tanto a nível de resultados (quatro anos consecutivos no top-4 da Serie A) como de qualidade de jogo, visto que a formação Viola era uma das que mais encantava nos últimos anos em toda a Europa. Montella habituou os adeptos a uma excelente visão de mercado e a potenciar jogadores, sendo que, por vezes, ficou a ideia que o romantismo era excessivo, impedindo feitos ainda maiores. Deste modo, ao antigo médio defensivo pede-se que consiga manter-se na rota do bom futebol e, simultaneamente, tentar alcançar o pódio no campeonato e, quem sabe, almejar a conquista de um troféu a nível interno e até europeu. Assim, apresentamos um possível elenco da Fiorentina para 2015-16 que permitiria alcançar esse desiderato:

GR: Keylor Navas (Real Madrid), Tatarusanu, Lezzerini – Neto abandonou Florença, pelo que a chegada de um novo guardião é imprescindível. Não tendo convencido e estando tapado em Madrid, Keylor Navas seria uma bela aposta, ficando o romeno Tatarusanu como alternativa. O jovem Lezzerini cumpriria a função de terceiro guardião.
DD: Tomovic, Roncaglia – Na lateral direita, Tomovic é uma opção bastante válida, sendo que Roncaglia se afigura como um forte concorrente. O internacional argentino, de origem central, oferece outra consistência ao lado direito da defesa e poderá ser a primeira opção de Paulo Sousa.
DC: Gonzalo Rodríguez, Savic, Roncaglia, Basanta, Camporese, Hegazy – O ex Villarreal é o capitão e patrão da defesa Viola, pelo que tem lugar cativo. Savic, um central que fracassou em Manchester, mas que tem exibido em Florença a sua inegável qualidade (forte nos duelos, no jogo aéreo e com uma boa técnica), ao ponto de ter sido associado a vários clubes neste defeso, deverá o seu parceiro. No caso de Sousa optar por um sistema com três centrais, Basanta e Roncaglia serão opções seguras, enquanto que os jovens Camporese e Hegazy serão, à partida, suplentes.
DE: Marcos Alonso, Pasqual, Basanta – No posto de defesa esquerdo, Marcos Alonso é um indiscutível, tendo sido um dos três melhores laterais esquerdos da Serie A na época transacta. Pasqual é um dos capitães e continua a ser um elemento importante em campo e no balneário, enquanto que Basanta poderá também ser uma opção se o treinador pretender um lateral mais posicional.
MDF: Lucas Silva (Real Madrid), Badelj – Na posição 6, será importante encontrar um sucessor para Pizarro. Lucas Silva enquadra-se perfeitamente nesse perfil, dado ser um médio com boa técnica e qualidade no passe e no remate. Por outro lado, o croata Badelj realizou uma boa temporada e poderá oferecer uma maior capacidade física e poder de choque ao meio-campo.
MC: Borja Valero, Vecino, Charles Aránguiz (Internacional) – Valero era o farol de Montella e tudo indica que por ele continuará a passar grande parte do jogo da equipa. Exímio no passe, com grande visão de jogo e extremamente culto tacticamente, o médio formado no Real Madrid deverá ter lugar assegurado no 11. Vecino realizou uma boa temporada no Empoli e regressa com outra bagagem, sendo que, serão necessárias mais opções para tornar zona intermediária mais homogénea. O recentemente vencedor da Copa América Charles Aránguiz seria uma contratação de luxo, podendo formar uma bela dupla com Borja e ser o substituto perfeito de Aquilani.
MO: Matías Fernández, Ilicic – No meio-campo ofensivo, espaço para dois criativos bastante distintos e que poderão oferecer coisas diferentes consoante o modelo de jogo de Paulo Sousa. Matías é um criativo à moda antiga, um elemento que poderá acrescentar muita qualidade de passe, visão de jogo e perícia nas bolas paradas. Já Ilicic é dono de um pé esquerdo fantástico, permitindo-lhe usufruir de uma meia distância temível, tendo ainda uma estampa física impressionante e uma grande capacidade no transporte de bola.
EXT: Derlis González (Basileia), Joaquín, André Carrillo (Sporting), Bernardeschi – Vargas, Marin e Salah abandonaram o Artemio Franchi, pelo que a chegada do paraguaio Derlis González, uma das sensações da última Copa América e bem conhecido de Paulo Sousa, permitiria a Fiorentina contar com um extremo muito rápido, habilidoso e com golo nas botas. Por outro lado, Joaquín, apesar da veterania, continua a demonstrar toda a sua classe e qualidade, enquanto que Bernardeschi terá agora mais oportunidades de demonstrar o seu talento. Por fim, a chegada de um elemento como André Carrillo permitiria ao treinador português contar com um virtuoso, um elemento que facilmente criaria desequilíbrios nas defensivas contrárias com a sua velocidade e capacidade de drible.
AV: Jonathan Soriano (Red Bull Salzburgo), Alexandre Pato (Corinthians), Giuseppe Rossi, Khouma Babacar – No ataque, Gómez (deve sair) e Rossi (que tentará voltar aos bons momentos esta época) têm acumulado lesões, enquanto que Gilardino e El Hamdaoui saíram. Sendo assim, a chegada de um goleador como Jonathan Soriano seria preponderante para uma boa temporada, tendo aqui o espanhol uma verdadeira oportunidade de vingar numa grande liga. Além do matador do Salzburgo e do italiano, o poderoso Babacar terá igualmente bilhete para a nova época, embora fosse conveniente a chegada de mais um avançado. A contratação de Pato daria visibilidade ao clube e poderia permitir a recuperação de um avançado que já teve bons momentos em Itália. Por fim, Ante Rebic deverá continuar a rodar depois de um empréstimo pouco conseguido ao Leipzig. 

Saídas: Neto, Lupatelli, Rosati, Micah Richards, Bittante, Venuti, David Pizarro, Bakic, Capezzi, Kurtic, Aquilani, Rosi, Lazzari, Marko Marin, Iakovenko, Diamanti, Wolski, Juan Vargas, Brillante, Fazzi, Salah, Gilardino, Ante Rebic, Steve Beleck, Mario Gómez, El Hamdaoui
Entradas: Keylor Navas, Lucas Silva, Charles Aránguiz, Derlis González, André Carrillo, Alexandre Pato, Jonathan Soriano

Rodrigo Ferreira

Etiquetas: