Os ignorados

Mais vale tarde do que nunca. É caso para dizer que finalmente a federação deu conta da especificidade da posição de guarda-redes e da consequente necessidade de um tratamento diferente. Não será de admirar a ausência de uma referência nacional indiscutível e que actue num clube de top europeu, à semelhança do que acontece noutras posições. De facto, não se vislumbra, nem mesmo nas selecções jovens, um guarda-redes que tenha a capacidade para se impor com facilidade no panorama internacional. A única excepção será o jovem Joel Pereira - internacional sub19 - que actua na equipa de reservas do Manchester United, ao qual a FPF não poderá chamar qualquer mérito, uma vez que o guardião fez toda a formação em clubes Suíços.

Posto isto, a equipa de Fernando Gomes tomou a iniciativa de, numa era do futebol em que o guarda-redes ganha cada vez mais protagonismo técnico-tático e influência no desenrolar de uma partida de futebol, avançar para um projecto específico e inovador na captação de guarda-redes. O intitulado "Projecto 1 - Escola de Guarda Redes" - aplicado há alguns anos em países como a Alemanha, França ou Espanha - que tem como objectivos: Identificar os melhores guarda-redes portugueses dos 14 aos 17 anos e projetar o seu desenvolvimento; Abrir as convocatórias a mais três guarda-redes por estágio nas seleções sub-15, sub-16, sub-17 e sub-18; Observar guarda-redes, treinadores de guarda-redes e outros elementos, em treino e jogo; Elaborar proposta metodológica para operacionalização dos conteúdos de treino de guarda-redes; Proporcionar apoio técnico específico aos clubes a que pertencem potenciais guarda-redes de excelência; Convidar treinadores de guarda-redes dos clubes para acompanhar estágios das seleções e envolver coordenadores técnicos distritais e treinadores das seleções distritais.

Esta panóplia de propósitos será articulada com algumas acções de médio prazo em que surgirão licenças específicas para treino de guarda-redes - algo que sempre foi deixado de lado, uma vez que qualquer um podia ser treinador de guarda redes - e pela sensibilização da importância do guarda-redes no futebol que, em articulação com o ministério da educação/desporto escolar, tentará espoletar uma maior procura pela posição. Este projecto estará em comunhão com a grande meta do mandato da FPF em que a criação da Cidade do Futebol assume notória importância. Este será, por sua vez, o espaço de todas as selecções nacionais, com a presença de um centro de alto rendimento e de vários campos que serão utilizados como base para a preparação do próximo europeu 2016.

E, inevitavelmente, o grande obreiro deste programa será Vítor Baía - não fosse ele o melhor guarda redes Português dos últimos anos-, que em conjunto com uma equipa multidisciplinar, ficará encarregue de alavancar a produção de novos talentos.

Para concluir, podemos afirmar que os resultados só poderão ser positivos, já que o ponto de partida é manifestamente nivelado por baixo.

Scouting: João Magalhães e Rui Valente

Etiquetas: