Um nome a reter. O baixinho criativo que tem deslumbrado quem o vê jogar

Corria o verão de 2013 quando Moreto Cassamá desertou de Alvalade para assinar pelo FC Porto, suscitando uma enorme desilusão nas hostes leoninas. Não era para menos, já que estamos na presença de um pequeno génio. Um médio que rompe por completo com o típico jogador africano que surge nas camadas jovens em Portugal. Engane-se quem pense que ele se destaca pelo superior porte físico, nomeadamente a velocidade, que tanta diferença faz entre o vulgar jogador africano (Romário Baldé, Aladje, etc) e o jogador português. "El Mago" é mais do que isso. Faz jus à alcunha. Dono de um primeiro toque invejável e de uma capacidade de decisão em espaços curtos ao alcance dos melhores. Assumiu-se como patrão dos sub-17 dos Dragões, feito que o catapultou precocemente (nasceu apenas em 1998 e como tal devia estar nos Juvenis) para os sub-19 comandados por Folha que eliminaram recentemente o Real Madrid em pleno Alfredo Di Stéfano (o mini estádio da cidade desportiva dos Merengues)

É certo que em Portugal existe um certo estigma quando ouvimos falar de um craque de descendência africana nas camadas jovens. E com razão já que são mais significativos os casos de insucesso do que o contrário. Julgamos, contudo, estar perante um caso diferente. Um jogador cerebral que se assemelha a uma escola de médios tradicional de que Portugal é capaz de produzir. Com capacidade para ser 2.º médio, jogar mesmo num duplo pivot à frente da defesa, ou como o típico médio organizador. Bastará dizer que o jogador favorito de Cassamá é Moutinho, o que é bastante elucidativo da forma como o 10 do Porto pensa o jogo.


Com um passado nas selecções nacionais, onde assume predominantemente o papel de líder,"El Mago" conta já com 27 internacionalizações até aos sub-17.

Posto isto, consideramos que um dos passos decisivos na carreira do jovem de ascendência Guineense será a transição para o futebol profissional, onde se espera que a equipa B assuma um papel preponderante nessa adaptação. Tudo indica que a próxima época será de afirmação nesse espaço competitivo que obrigará Moreto a um salto de intensidade enorme. As diferenças físicas vão se agravar e caberá ao jovem impor a sua maior inteligência e rapidez - de pensamento - no seu jogo.

Scouting: João Magalhães e Rui Valente

Etiquetas: