Ex-Juventus no Championship; Liverpool e Tottenham eliminados na LE; Vítor Pereira também fica pelo caminho; 5 equipas italianas nos oitavos-de-final

Surpresa só a eliminação do Liverpool, que dá sequência à má época europeia e perde também a hipótese de conseguir a Champions por esta via. Spurs e Fiorentina era jogo de 50-50, De Vítor Pereira também se esperava mais, mas o Dnipro individualmente é melhor; e o principal destaque é mesmo a forte presença das equipas italianas nesta fase, com 5 representantes, e Roma, Fiorentina, Inter e Nápoles juntamente com Wolfsburgo, Zenit, Sevilha e Villarreal são favoritos, apesar desta ser uma prova muito imprevísivel. 

Já são conhecidos os 16 clubes que vão discutir os oitavos de final da Liga Europa. Nos jogos das 17h, o Zenit recebeu, dominou e venceu o PSV (que teve um golo anulado e um penálti desperdiçado) por 3-0, com bis de Rondón e um golaço do melhor em campo Hulk (Danny também fez uma assistência) e reforçou a candidatura ao título. À mesma hora jogou o Dínamo Moscovo contra o Anderlecht, que apesar de ainda ter estado em desvantagem, golo de Mitrovic, venceu por 3-1 (o 2-1 surgiu na recarga a um penalti falhado de Kokorin, por intermédio de Yusupov). Uma hora depois, o Ajax foi à Polónia vencer o Legia por 3-0 (Milik, o novo Lewandowski, bisou); o Dínamo Kiev virou a eliminatória contra o Guingamp e venceu por 3-1 (Gusev marcou e assistiu); o Borussia Monchengladbach, apesar do massacre, foi derrotado pelo Sevilha por 3-2 (Vitolo marcou 2 golos); o Inter contra 10 desde os 36 minutos deu continuidade ao bom momento e venceu o Celtic com um tiraço de Guarín (em grande forma) aos 88’; o Villarreal voltou a vencer o “despido” Salzburgo, desta feita, por 3-1 com o craque Vietto novamente em destaque (2 golos e uma assistência); a Fiorentina bateu o Tottenham por 2-0 (Mário Gómez e Salah) e o Liverpool foi afastado da prova nas grandes penalidades (Lovren falhou o derradeiro), depois de o Besiktas, justamente, ter feito o 1-0 no tempo regulamentar (Opare esteve em destaque a defesa esquerdo). Por fim, às 20h05, Nápoles (1-0 ao Trabzonspor) e Everton (3-1 ao Young Boys; Lukaku (2) e Mirallas marcaram) confirmaram o favoritismo, assim como o Club Brugge, que venceu por 3 bolas a 0 o Aalborg (Refaelov fez duas assistências). O Dnipro não desperdiçou a grande vantagem da 1.ª mão e empatou a 2 frente à equipa de VP (Domínguez aos 89’ ainda marcou de grande penalidade o 2-1 para os gregos, mas Kalinic empatou logo a seguir), ao contrário do Atlético Bilbao que depois de ter empatado em Itália, foi derrotado por 3-2 no Novo San Mamés, frente ao Torino e disse adeus à prova. No último jogo do dia, que acabou mesmo mais tarde devido a arremesso de objectos por parte dos adeptos do Feyenoord (já tinham atirado bananas para insultar Gervinho), a Roma foi a Roterdão vencer por 2-1, com golos de Ljajic e Gervinho (Elvis Manu ainda empatou pelo meio), e conseguiu o último bilhete para a fase seguinte da antiga Taça UEFA.

Era um jogador livre - O internacional italiano Marco Motta é oficialmente reforço do Watford, emblema que compete no Championship. O lateral direito de 28 anos rescindiu recentemente com a Juventus, onde foi muito pouco utilizado nos últimos anos.

Etiquetas: ,