«Bola de Ouro? É só política. Enquanto houver Ronaldo e Messi nem vale a pena ir à gala»; Drenthe vai jogar na Turquia; África do Sul voltou a exibir bom futebol; Marselha soma a 2.ª derrota em 2015; Man Utd nem ao Cambridge

Concorda com o francês? Duas notas: 1.ª - ao contrário do que alguns dizem, os jogadores dão mesmo valor a estes prémios individuais; 2.ª - mais do que a política (e isso nota-se mais ao nível da imprensa/declarações públicas de algumas figuras) a falta de coerência e as amizades é que são o principal problema desta eleição (que sentido faz votar no Gotze, Courtois, etc, para melhor do Mundo? Ou dar votos a um compatriota ou jogador do mesmo clube só para agradar?). O problema é que não há uma forma de fugir a isto. Uma solução era reduzir a lista de 23 finais a 10, o ideal até era 5, mas ia haver sempre o factor amizade/falta de critério.

O francês Franck Ribéry continua a demonstrar enorme desagrado com a escolha do melhor do Mundo e até apela ao boicote à gala da Bola de Ouro. O jogador do Bayern diz  que ninguém vai ganhar a Bola de Ouro enquanto Messi e Cristiano Ronaldo estiverem no ativo e que tudo se trata de decisões políticas.  "No ano passado eu estava realmente chateado, mas é o mesmo todos os anos. Não sabes o que é preciso fazer para ganhar esta eleição", frisou Ribéry. O jornalista sugeriu: "marcar muitos golos e conquistar muitos títulos?" "Mesmo sendo campeão do Mundo, aparentemente, não é suficiente. O que é que se pode fazer? Em 2006 a Bola de Ouro foi para o Fabio Cannavaro, um defesa-central campeão do Mundo. Neuer é o melhor guarda-redes do Mundo de há dois/três anos para cá e ganhou títulos com o clube. No Brasil, consideram-no o melhor guarda-redes e foi campeão do Mundo. Mas isto não é suficiente e eu não entendo!", respondeu Ribéry. "Se outro jogador do Bayern for nomeado, acho que devemos considerar se vale a pena ir à cerimónia. Para quê? Talvez para tirar uma foto? Não, isso não é para mim. Não é correto. Enquanto Ronaldo e Messi estiverem lá, o terceiro nomeado deve estar ciente que não tem a mais pequena hipótese. É tudo uma questão política", salientou o extremo.

Ninguém vai fazer o pleno na fase de grupos - Mais uma igualdade na CAN'2015 (para não fugir à regra). África do Sul e Senegal empataram a 1 no 2.º jogo do dia no grupo C, resultado que permite aos senegaleses (agora com 4 pontos) ficarem a um empate da próxima fase. Os golos da partida foram marcados por Manyisa para os sul africanos, e Kara (central do Genk que se está a mostrar e tem estado em destaque) para o líder do Grupo B. A África do Sul voltou a apresentar, à semelhança do que aconteceu contra a Argélia, melhor futebol, mas vai entrar na terceira jornada apenas com 1 ponto. No Senegal destaque para a titularidade de Sádio Mané, o que contraria a declaração de Koeman, já que o técnico do Southamtpon afirmou antes da competição que o extremo ia ficar afastado dos relvados pelo menos um mês e como tal nem devia ir para a Guiné Equatorial.

2.ª derrota para a Liga nos últimos 3 jogos - O Marselha deu um passo atrás na luta pelo título (pode ficar a 4 pontos do Lyon e ser apanhado pelo PSG) ao perder em Nice, por 2-1, no jogo de abertura da 22.ª jornada da Ligue 1. Genevois e Hult marcaram pelos anfitriões, Thauvin reduziu para o conjunto de Bielsa, que jogou 35 minutos contra 10.

Ainda "só" tem 27 anos - Royston Drenthe, extremo esquerdo holandês que esteve vários anos no Real Madrid, é reforço do Erciyesspor, assinando um contrato válido por dois anos e meio pelo clube turco onde joga o português Edinho.

E Van Gaal apostou nos melhores (De Gea, Jones, Rojo, Di Maria, Falcao, Blind) - Mais um resultado deprimente para o Man Utd. Os Red Devils não foram além de um empate a 0 frente ao Cambridge, equipa do 4.º escalão do futebol inglês, em jogo a contar para a Taça de Inglaterra. Com este resultado o colosso inglês vai ter de repetir a eliminatória em Old Trafford.

Etiquetas: , ,