Sporting sofre para eliminar equipa da III divisão; Vizela foi superior na 1.ª parte mas acusou o desgaste na 2.ª; Talocha bisou, Rafinha e Fininho também estiveram em destaque; Leões voltaram à "versão Vercauteren" nos primeiros 45', pouca qualidade e mau futebol; Boeck e Sarr ficaram mal na fotografia

Vizela 2-3 Sporting (Talocha 36' e 45' +2; André Martins 34' g.p., Paulo Oliveira 39' e Mané 59')


O Sporting apesar de ter jogado novamente em terreno neutro, no reduto do Moreirense, e contra uma equipa do III escalão do futebol português, sofreu para garantir o apuramento para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Mané carimbou a passagem na 2.ª parte, depois de um 2-2 ao intervalo que não traduzia minimamente o que tinha sido o jogo, já que o Vizela foi bastante superior nesse período (os leões apresentaram um futebol muito pobre, qual Era Vercauteren, aliás um pouco na linha do que tinham feito contra o Moreirense, praticamente não atacaram e marcaram através de um penalti muito duvidoso, como refere o próprio clube leonino no seu facebook oficial, e de uma situação de bola parada). A questão física acabou por ser determinante, com os anfitriões, depois de terem jogador cara-a-cara na 1.ª parte (incrível como os adversários não respeitam o Sporting), e com um claro domínio, no futebol e nas oportunidades (além dos 2 golos tiveram mais 3 bons lances), a acusarem o desgaste na 2.º tempo, o que permitiu a reacção dos verde e brancos. O engenheiro mecânico Talocha, com um bis, foi um dos principais destaques do Vizela, mas os alas Fininho e Rafinha (desequilibraram várias vezes), o médio Mauricio (muita cultura táctica) e o lateral esquerdo André Pereira também deixaram excelentes indicações, aliás todo o conjunto de Emanuel Simões, pela intensidade e qualidade de jogo que demonstrou sai desta partida muito valorizado. Do lado do Sporting. uma outra iniciativa de Carrillo, 2 bons remates de João Mário, mas no geral foi uma exibição a roçar o medíocre. Boeck teve culpas nos 2 golos, Sarr (incrível como é que um jogador com quase 2 metros tem tantas dificuldades no jogo aéreo) voltou a acumular erros, Montero esteve discreto e Mané continua sem conseguir acrescentar o suficiente (muito ausente do jogo, as iniciativas que tem quase sempre resultam num turnover, e longe de ter o estatuto de mais-valia).

Quanto à partida, pertenceu ao Vizela a 1.ª oportunidade, aliás o Sporting, que alinhou com muitos os habituais titulares, no 1.º tempo não teve nenhuma. Davide Bessa ganha nas altura a Sarr mas cabeceia ligeiramente ao lado. A equipa da casa dominava, tinha entrado muito melhor no jogo, mas sem o justificar, o clube leonino, na sequência de um penalti muito duvidoso, chegou ao 1-0 por intermédio de André Martins. O Vizela não se encolheu e praticamente no lance seguinte empatou, livre à entrada da área Boeck defende para a frente e Talocha na recarga fez o 1-1. Também o Sporting respondeu e num livre por Paulo Oliveira, de cabeça, fez o 2-1. Até final os anfitriões voltaram a aproveitar as fragilidades da defesa leonina e depois de Fininho e Rafinha terem testado Boeck, Talocha na sequência de um canto, antecipou-se ao guardião leonino (Sarr também ficou nas covas) e fez o empate. No inicio do 2.º tempo Boeck tirou um golo a Rafinha quando o extremo seguia isolado, mas depois só deu Sporting. Os leões, mais frescos, inverteram o rumo do jogo, começaram a jogar no meio campo do Vizela e depois de 2/3 bons remates, Mané num canto fez o 3-2. O Vizela ainda respondeu, atirou uma bola à barra na sequência de um livre, mas até foi Tanaka a desperdiçar o 4-2, já perto do fim.

Etiquetas: ,