Nada apagou o génio de Nani

Sporting 3-1 Maribor (Mané 10', Nani 35' e Slimani 65'; Jefferson a.g. 42')

Leões garantiram pelo menos a Liga Europa e com um empate em Stamford Bridge  (até podem perder caso o Schalke não vença na Eslovénia) chegam aos oitavos-de-final da Champions. Num jogo que fica marcado pelo intervalo de uma hora devido à falta de Luz artificial no estádio, o Sporting, com Nani em evidência, confirmou o favoritismo frente ao Maribor e não teve problemas em garantir mais 1 milhão de euros (o resultado poderia ter sido muito volumoso, não fosse a grande exibição de Handanovic e alguns falhanços dos leões). Em termos individuais, destaque para a boa exibição de João Mário (cada vez mais dono do lugar, mostrou qualidade na decisão), enquanto que Nani, o herói da noite, deslumbrou com a sua qualidade a todos os níveis. William esteve irregular (tanto fazia um passe extraordinário como perdia a bola de forma pouco usual), Jefferson deu muita profundidade na 1.ª parte, mas não se viu no resto do encontro, sendo que Slimani somou mais um golo (não esteve muito em jogo). Montero entrou e tentou facturar (rematou muito e falhou de forma escandalosa) e Carrillo trouxe irreverência.

Quanto à partida, os leões entraram dispostos a controlar as incidências do jogo. Muita largura pelos flancos (Jefferson e Cédric com mentalidade ofensiva e a dar profundidade) e foi no seguimento de um cruzamento da esquerda que se iniciou a vitória do Sporting. Jefferson descobre Carlos Mané no segundo poste e o jovem português apenas encostou para o 1-0. Os leões dominavam e havia a sensação de que o o resultado não iria ficar pela margem mínima. Cédric obrigou Handanovic a uma boa intervenção, mas diante da genialidade de Nani não houve nada a fazer. O extremo emprestado pelo United brilhou na área ao enganar alguns adversários e, depois de algumas simulações impressionantes, aumentou o marcador. Até ao intervalo, os eslovenos viriam a reduzir a desvantagem com Jefferson a fazer auto-golo, depois de um cruzamento de Mejac. A 2.ª metade do encontro começou com 45 minutos de atraso e os elementos de Marco Silva acusaram essa paragem imprevista. A equipa do Maribor, com Ibraimi já em campo, entrou mais pressionante e dinâmica, superiorizando-se em alguns momentos. No entanto, quem acabou por marcar foi o Sporting. João Mário roubou uma bola a meio-campo, progrediu pela direita e lançou para a área para Slimani, depois de um toque de Nani, facturar de pé esquerdo. Até ao final, o Sporting voltou a mandar na partida e falhou 4 ou 5 golos cantados, apenas negados por Handanovic e também por alguma incapacidade na hora de definir.

Destaques:

Nani - Mais uma super-exibição de um jogador num patamar acima dos demais. Marcou um golaço, assistiu para Slimani, ainda deu golos feitos a João Mário e Montero, que os 2 trataram de desperdiçar, e esteve sempre a emprestar qualidade ao futebol leonino com as suas decisões (hoje com outro acompanhamento o Sporting tinha conseguido um resultado "à Bate Borisov).

Sporting - É claramente a 2.ª equipa mais forte deste grupo, e não fossem alguns erros já tinha o 2.º lugar mais que garantido. Mesmo assim, chegar à última jornada a depender de si e pelo menos com a passagem à Liga Europa garantida já é uma prestação bem aceitável. Quanto ao jogo, 1.ª parte intensa, 2.º tempo, talvez devido à interrupção, algo adormecido na fase inicial, mas depois Nani abriu o livro e não fosse o desperdício, os leões facilmente podiam ter juntado mais 2 ou 3 golos ao marcador. A nível individual, boa 1.ª parte de Jefferson (a dar muita profundidade) mas depois do auto-golo, algo estranho, baixou o rendimento. No centro da defesa, apesar do pouco trabalho, Maurício também acumulou demasiadas faltas. William no meio campo, também esteve excessivamente adormecido. Melhor esteve Adrien, mais intenso, forte na pressão e recuperação. Na frente, Slimani marcou e trabalhou, mas Montero nos poucos minutos que esteve em campo conseguiu aparecer mais em zonas de finalização e criar oportunidades; Nota ainda para Mané, que contribuiu para a forte presença de jogadores da formação no 11 inicial do Sporting, foram 7, mas que, apesar do golo, nem sempre definiu bem e foi o 1.º a "apagar-se".

Maribor - Já era um adversário acessível, sem Ibraimi (que só entrou na 2.ª parte) não teve argumentos para contrariar o maior poderio dos leões. Mesmo assim, a equipa dos Zahovic's ainda pode continuar a surpreender (já tirou pontos aos 3 adversários do grupo), pois se vencer o Schalke 04 no último jogo (o que beneficiava o Sporting) passa para a Liga Europa.

Etiquetas: ,