Benfica, FC Porto ou Sporting podem impedir que Gaitán, Brahimi ou Carrillo sejam chamados à selecção

Vai favorecer principalmente o Barcelona, que por exemplo em Março pode dar descanso a Messi, Neymar e Suárez, caso as suas selecções joguem fora da Europa.

Ainda não é oficial, mas a ECA (associação de clubes europeus) está a negociar com a UEFA e FIFA a possibilidade dos clubes proibirem que os seus jogadores disputem amigáveis pelas respectivas selecções fora do continente Europeu. Elementos como Brahimi, Slimani, Enzo, Jackson, Herrera, Messi, Neymar, James, Luis Suárez, Godín ou Aguero podiam ser "retidos". 

De acordo com o AS, Platini, o presidente da UEFA que se encontra em Madrid para uma reunião com membros de várias federações de futebol da Europa, relembrou aos europeus que já não tem a obrigação de ceder jogadores para amigáveis fora da Europa. No dia 1 de Setembro terminou o pacto de Entendimento que a FIFA estabeleceu com as Confederações continentais, que regulava a cedência de internacionais às respectivas selecções. E a UEFA negou-se a renová-lo, permitindo assim que os clubes europeus tenham a possibilidade de reter os seus jogadores. Platini recordou a Blatter que 75% dos elementos que participam em Mundiais jogam no futebol europeu, o que acaba por condicionar os clubes da Europa.

A ECA, com o apoio da UEFA, também está disposta a lançar uma campanha para vincar que esta postura vai ser assumida de maneira oficial. E as federações da Alemanha, França, Itália, Inglaterra e Espanha querem aproveitar já os amigáveis FIFA no mês de Março para a aplicarem e assim pouparem os seus jogadores numa fase decisiva da época. Os particulares de preparação para a CAN, que se realiza já no mês de Janeiro, podem servir igualmente como teste a esta imposição dos clubes europeus.

Etiquetas: