Benfica diz adeus à Liga dos Campeões; Encarnados perdem "final" na Rússia e são eliminados na fase de grupos pelo terceiro ano consecutivo; Jogo foi equilibrado mas os russos foram mais eficazes; André Almeida foi o principal destaque dos encarnados

Zenit 1-0 Benfica (Danny 79')

Pelo terceiro ano consecutivo, o Benfica vai ficar pela fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa de Jorge Jesus perdeu a "final" na Rússia por 1-0 e ficou matematicamente afastada dos oitavos-de-final da competição milionária (ainda não é desta que vamos ter três clubes portugueses na fase a eliminar), sendo que, se o Mónaco vencer na Alemanha, os encarnados ficam também fora da Liga Europa. O encontro foi bastante equilibrado, mas o Zenit aproveitou uma das poucas oportunidades de que dispôs, ao contrário da turma de Jesus. Danny foi o autor do golo da vitória russa.

O encontro teve ligeiro ascendente do Zenit na primeira parte, embora os russos só tenham criado um lance de perigo (livre de Hulk). O Benfica adoptou uma postura expectante e, tal como nos restantes jogos fora de casa, praticamente não chegou perto da baliza adversária no primeiro tempo (apenas um remate de Salvio). Na segunda parte, os encarnados surgiram mais ousados e pressionaram o conjunto de AVB. Luisão desperdiçou a melhor ocasião do jogo e, pouco depois, Gaitán cruzou mas ninguém apareceu para o desvio. A partir dos 65 minutos, os russos voltaram a equilibrar a partida. André Almeida fez um corte decisivo quando Hulk se preparava para rematar, mas ninguém impediu que o brasileiro assistisse Danny para o único golo do encontro. Até final, o Benfica, que viu Luisão ser expulso, nunca foi capaz de incomodar Lodygin. 

Benfica - Estando no pote 1, não se admite que as águias sejam novamente afastadas na fase de grupos. É que, para além dos resultados, os encarnados têm mostrado uma qualidade muito fraca para aquilo que seria expectável. Um dado que demonstra bem a apatia da equipa de Jesus é o número de remates nas primeiras partes dos encontros fora de casa (não chega a 10). Não se pode dizer que a exibição de hoje tenha sido má do ponto de vista colectivo, mas a troca de Talisca por Derley não foi propriamente feliz para o técnico encarnado (apesar de se perceber a intenção, pois um empate também deixava o Benfica dependente de terceiros). O melhor marcador do campeonato, apesar de não estar muito activo no encontro, estava a cumprir nas tarefas defensivas, e com a sua saída os encarnados permitiram que o Zenit controlassem as operações no meio campo. Até então, Samaris tinha estado competente, bem como Enzo, que também demonstrou qualidade no momento ofensivo. Gaitán foi o jogador mais desequilibrador no ataque, enquanto Lima passou praticamente ao lado do jogo. A melhor exibição acabou por ser a de André Almeida, que travou Hulk com uma eficácia tremenda e assinou uma série de cortes preponderantes. Jardel, com alguns erros primários, voltou a provar que não tem nível suficiente para estas andanças.

Zenit - Os russos venceram, mas também podiam ter saído deste encontro com outro resultado. Está visto que o conjunto de AVB não é particularmente forte do ponto de vista colectivo, apesar de ter grandes individualidades. Com Hulk bem controlado por André Almeida, foi Danny o grande motor do ataque, sendo que a entrada de Shatov também ajudou na obtenção da vitória. Witsel fez um grande jogo no meio campo, destacando-se tanto a defender (muitas recuperações e sempre bem posicionado) como a atacar (forte no transporte e a dar linhas de passe). Garay demonstrou a serenidade do costume, ao contrário de Anyukov, que perdeu bastantes lances com Gaitán de forma infantil. 

Etiquetas: , ,