Seis alemães nomeados para a Bola de Ouro; Pogba, Benzema e Mascherano também estão na lista; Luis Suárez foi ignorado

A dúvida nesta fase é perceber quem irá acompanhar Ronaldo no pódio final. Ao contrário do que aconteceu no passado este ano não há nomes evidentes. Messi pela sua dimensão é uma das possibilidades, mas seria estranho ver um elemento que nem sequer foi considerado nos prémios individuais do campeonato espanhol e esteve igualmente aquém na Champions entre os 3 melhores do Mundo de 2014. 

Cristiano Ronaldo é o único jogador português candidato à Bola de Ouro 2014, numa lista que inclui 23 dos principais futebolistas a actuar no futebol europeu. Os espanhóis do Real Madrid e os alemães do Bayern de Munique, com seis candidatos cada, são os clubes que colocam mais jogadores na lista. Enquanto que a Alemanha, igualmente com 6 elementos, é a selecção mais representada.

Os 23 nomeados para a Bola de Ouro 2014 (a lista final dos três candidatos será conhecida no dia 1 de dezembro):
Gareth Bale (Real Madrid/País de Gales)
Karim Benzema (Real Madrid/França)
Diego Costa (Chelsea/Espanha)
Thibaut Courtois (Chelsea/Bélgica)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Portugal)
Angel Di Maria (Manchester United/Argentina)
Mario Gotze (Bayern de Munique/Alemanha)
Eden Hazard (Chelsea/Bélgica)
Zlatan Ibrahimovic (PSG/Suécia)
Andres Iniesta (Barcelona/Espanha)
Toni Kroos (Real Madrid/Alemanha)
Philipp Lahm (Bayern de Munique/Alemanha)
Javier Mascherano (Barcelona/Argentina)
Lionel Messi (Barcelona/Argentina)
Thomas Muller (Bayern de Munique/Alemanha)
Manuel Neuer (Bayern de Munique/Alemanha)
Neymar (Barcelona/Brasil)
Paul Pogba (Juventus/França)
Sergio Ramos (Real Madrid/Espanha)
Arjen Robben (Bayern de Munique/Holanda)
James Rodriguez (Real Madrid/Colômbia)
Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique/Alemanha)
Yaya Touré (Manchester City/Costa do Marfim)

VM - Chega a ser indecente a maneira como Luís Suárez, Bota de Ouro na última época foi ignorado. Também Ribéry passou facilmente de 3.º melhor do Mundo, para muitos até devia ter sido o 1.º, para fora dos 23, mas no caso do francês até se explica, pelo seu menor rendimento devido às lesões. Mas no geral, à excepção da ausência do uruguaio, Modric também fez uma época muito superior por exemplo a Iniesta, a lista não ia fugir muito a isto. O problema vai ser reduzir agora este Top 23 a 3 elementos, e como quem vota olha mais para o nome do que para o rendimento (o equilíbrio entre a prestação individual e o sucesso colectivo), é muito provável que Neymar e Messi acompanhem Ronaldo no pódio final. São depois do português, os mais mediáticos, tem sempre alguns votos garantidos e por exemplo os alemães vão sofrer do facto de não terem uma verdadeira referência, mesmo que alguns seleccionadores e capitães queiram privilegiar o que fizeram no Mundial nem sabem bem quem devem premiar, e essa divisão de votos, vai ser fatal, apesar de Neuer muito provavelmente ser aquele que irá reunir mais votos.

Etiquetas: