Ronaldo fica a 1 golo de Raúl; Villas-Boas perde pela 1.ª vez desde Agosto; Olympiakos também trama a Juventus; Reviravolta do Arsenal; Ludogorets consegue 1.º triunfo; Atlético goleia; Dortmund continua a ser o inverso do campeonato

O Real Madrid foi a Anfield Road fazer história ao ganhar lá pela primeira vez, com dois tentos de Benzema e um de Ronaldo, que com o seu belo golo ficou a um apenas de igualar Raúl como melhor marcador na história da LC. Pior fado teve Villas-Boas, que sofreu a primeira derrota, desde o playoff, frente a um Leverkusen que continua a mostrar o seu poderio. Depois do Atlético, a última vítima do Olympiakos foi a Juventus, com os gregos a darem uma demonstração de garra e força em casa e a colocarem-se em primeiro do grupo. O Arsenal decidiu frustrar jornalistas por toda a Europa e virou um jogo perdido em dois minutos, já o Atlético facilitou-lhes o trabalho e pregou em casa chapa-cinco ao Malmö. O Ludogorets conseguiu a primeira vitória à custa do Basileia de Paulo Sousa, fazendo com que todas as equipas do Grupo B menos o Real estejam igualadas com três pontos cada, por fim o Dortmund continua bipolar: para contrariar o percurso terrível no campeonato, goleou fora o Galatasaray.

Grupo A: Atl. Madrid-Malmö, 5-0 (Koke 48', Mandzukic 61', Griezmann 63', Godín 87', Cerci 93'); Olympiakos-Juventus, 1-0 (Kasami 35');

O Atlético de Madrid aplicou uma 'manita' ao Malmö, no Vicente Calderón. O campeão espanhol dominou o jogo do princípio ao fim e não fosse o desacerto na hora da finalização, ainda podia ter conseguido um resultado mais dilatado. Sem Tiago, nos convocados para o jogo,  a contas com uma lesão, destaque para Koke com 1 golo e 3 assistências, para Griezmann que também acertou nos postes e para Juanfran (emprestou profundidade ao corredor) e Godín (fez tudo bem e ainda marcou), os elementos mais da defesa. Na liderança em igualdade pontual com os Colchoneros segue o Olypiakos. O conjunto de Michel venceu a Juventus em casa com um golo solitário de Kasami aos 35 minutos, pese embora a diferença de nível entre as duas equipas. Aliás, o conjunto transalpino dominou a grande maioria do jogo e não fosse um super Roberto e um grande Masuaku a anular quase todas as investidas de Lichtsteiner, podiam ter saído da Grécia com outro resultado.

Grupo B: Ludogorets-Basileia, 1-0 (Minev 92'); Liverpool-Real Madrid, 0-3 (Cristiano Ronaldo 23', Benzema 30', 41');

Na Bulgária, o Ludogorets venceu o Basileia de Paulo Sousa por 1-0, com o golo da vitória a ser apontado já nos descontos. Num jogo em que a equipa da casa foi superior e desperdiçou muito, o português Fábio Espinho esteve em evidência, tendo sido provavelmente o melhor jogador em campo. Na outra partida do grupo, talvez o duelo mais aguardado do dia, o Liverpool mostrou-se apático e inofensivo e foi goleado em casa pelo Real Madrid por 3 bolas de diferença. Ronaldo voltou a marcar, assim como Benzema que bisou, num jogo onde sem Bale, Isco rubricou uma excelente exibição (do outro lado foi Coutinho o mais inconformado).

Grupo C: Bayer Leverkusen-Zenit, 2-0 (Donati 58', Papadopoulos 63');

No outro jogo do grupo do Benfica, o Leverkusen venceu o Zenit em casa por duas bolas a zero e subiu ao primeiro lugar da classificação. Os alemães anularam o conjunto de AVB, com destaque para o duelo Wendell-Hulk, quase sempre pendente para o lateral que foi tirando influência ao craque do Zenit, até ter sido expulso por duplo amarelo aos 79' (a partir daí, o ex-FC Porto ainda tentou dar um ar da sua graça). E quando os melhores da equipa são dois defesas (Lombaerts e Criscito) está explicado o que foi o jogo... A equipa de Schmidt foi a melhor em campo desde o primeiro minuto e com dois golos a passe de Calhanoglu e uma exibição irrepreensível de Lars Bender no meio campo, venceu naturalmente Danny - que esteve apagado - e companhia.

Grupo D: Anderlecht-Arsenal, 1-2 (Najar 71'; Gibbs 89', Podolski 91'); Galatasaray-Dortmund, 0-4 (Aubameyang 6', 18', Reus 41', Adrián Ramos 83').

Na Bélgica tomou lugar o jogo com o desfecho mais inesperado, já que poucos imaginariam que a cerca de 1-2 minutos do fim, o Arsenal fosse virar o resultado. No entanto, depois de um encontro de certo modo equilibrado, foi isso que aconteceu... Kieran Gibbs foi o grande responsável pela reviravolta, tendo sido fundamental na defesa não dando hipóteses aos oponentes e ao fazer o golo do empate quando parecia que a equipa de Wenger estava sentenciada a abandonar o 2.º lugar. Tal como o Arsenal, também o Dortmund foi vencer fora, desta vez à Turquia, mas ao contrário daquilo que se previa de maneira mais tranquila. O conjunto alemão preparou-se para o encontro com o Galatasaray com o plano de jogo bem definido e nem se importou em ter menos a bola em sua posse, já que quando a tinha saía de maneira mortífera em transições rápidas colocando imensas dificuldades à equipa adversária. Aubameyang, a jogar como referência ofensiva, bisou em apenas 3 remates (acertou no poste direito no outro), enquanto que Reus (1 golo e uma assistência) e Adrián Ramos (depois de ter sido brilhantemente assistido por Gündogan) também fizeram o gosto ao pé. Destaque ainda para as boas exibições de Mkhitaryan, Subotic e de Felipe Melo, o homem mais empenhado do Gala.

Etiquetas: