Quando a cabeça é um cata-vento

É difícil encontrar um adepto de futebol (ou qualquer outro desporto) que mantenha as mesmas ideias desde o início ao fim da sua vida. Especialmente se for português. Então se for um adepto ferrenho de Porto, Benfica ou Sporting… Que desespero.

Há um mês atrás, aquando do empate com o Maribor, Marco Silva era o pior treinador do Mundo. Tinha de sair. Tinha de sair porque a equipa não jogava nada, a defesa era uma tragédia, o meio-campo não se impunha (como era possível o super-Adrien não estar a fazer nenhum?! E o William Carvalho, de longe o melhor e mais fabuloso e se calhar até mais bonito jogador do campeonato?!) e o ataque… Bem, o ataque era uma pura e simples gargalhada curta e seca. E os jogadores? Que dizer dos jogadores? Todos maus. Terríveis. Uma autêntica catástrofe. Um mês mais tarde, após uma série de grandes resultados (se empatar com o Porto em Alvalade nem é um feito de que os sportinguistas se deveriam orgulhar, bater os dragões na Invicta já é), já todos são os maiores. Marco Silva é um génio da táctica, uma mescla de Mourinho com Guardiola com Ferguson e o que mais se queira meter no caldeirão. A equipa é genial, os jogadores melhores que tudo o resto, hegemonia em Portugal, até já há equipa para daqui a dois ou três anos ganhar a Champions!

No início da época, o Benfica era o maior candidato à descida. Jorge Jesus devia ter-se ido embora enquanto as pessoas ainda achavam que ele era bom. Maxi velho, Luisão coxo, Jardel desastroso… Debandada geral, tinham equipa era para lutar pela Liga Europa, não havia salvação! Nesta fase do campeonato, primeiro lugar com quatro pontos de avanço, ainda em todas as taças e, apesar do desempenho muito pouco positivo, com margem de manobra na Champions. São os maiores. Gaitán-Salvio-Enzo são trifecta, a Luz é território sagrado, Luís Filipe Vieira um grandíssimo presidente que nunca mente e vão ganhar o campeonato com cento e cem pontos de avanço. A Champions? Fruto do azar…

Com sensações distintas começou o FC Porto. Dios mío, ¡qué equipo! Treinador jovem de boas ideias, tiki-taka para o Dragão, plantel de peso, iam limpar tudo esta época. De longe o melhor onze do campeonato, a ombrear com os grandes da Europa. O melhor jogo, um dos melhores treinadores, o miúdo maravilha que vai sair por duzentos milhões, o melhor de tudo e mais alguma coisa. Após uma série de resultados negativos, é uma razia. O Lorpategui devia era voltar para Espanha, que de lá nem bom vento nem bom casamento. Tiki-taka? Mais trocó-taco… Quem é esse Casemiro? Ui, o Óliver é bom de pés mas de resto… Este Neves é muito novo, devia era voltar para a B. Fabiano, vai p’ra casa! O Pinto da Costa deve estar mesmo senil, como é que foi contratar este treinador e estourar o dinheiro do clube com estes jogadores?! Vão ficar em terceiro, atrás do Sporting e tudo…

Basta! Não há juízos formados minimamente sólidos neste Mundo? Os leões estão bem e o treinador tem muita qualidade, mas achar que daqui para a frente vai ser um rolo compressor é absurdo. O Benfica continua a ter um plantel abaixo do ano passado, mas quem tem Salvio, Enzo e Gaitán tem combustível suficiente para consumo interno (o problema é quando tem de se jogar com equipas do mesmo nível…). O Porto tem um plantel muito superior ao da época transacta, mas a equipa tem de crescer e o treinador de perder o medo para atingirem o seu potencial. Nem o Sporting vai tão cedo a caminho da hegemonia nem o Porto e o Benfica estão em decadência. Todos temos o direito à nossa opinião, no entanto, é ridículo como o adepto de futebol vai no espaço de um mês do 8 ao 80. Há que ter calma. Há muita época pela frente e ainda todos hão de tombar e triunfar mais uma dose de vezes. Nem muito ao mar nem muito à terra, como se costuma dizer, porém hoje em dia parece que o cérebro não pensa por si mesmo e as opiniões são formadas ao sabor das marés. Fica a ideia de que sobre os ombros temos cata-ventos em vez de cabeças…

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

Etiquetas: