Os limpa-fundos

Estamos perante as três piores equipas da NBA? Para além da falta de talento, estas 3 franchises terão também falta de rumo?

Sacramento Kings

Equipa medíocre em 2013/14, Sacramento apresenta-se este ano com um perfil semelhante. Depois de anos de balbúrdia, os Kings parecem querer pôr ordem na casa, mas ainda passarão anos até passarem os efeitos de más escolhas de draft, maus contratos, más trocas, enfim, má gestão. Por exemplo, Cousins passou de dispensável para indispensável, Isaiah Thomas era uma das figuras da equipa e saiu, e depois de acumular jovens valores (mas com QI baixo), a estratégia agora parece ser a de trazer mais experiência. No entanto, e pese algum talento, Sacramento está muito longe de ter um projecto consolidado. DeMarcus Cousins mostrou o ano passado que, se não é o melhor poste da NBA, muito perto está. O seu comportamento, tal como o rendimento, melhorou, o que lhe terá valido a ida ao Mundial, prova em que esteve bastante bem. Este ano tudo indica que seja o ano da consolidação como figura de proa da Liga, assim mantenha a cabeça no lugar. Para o ajudar está em campo Rudy Gay, considerado um grande marcador de pontos. Porém, a análise estatística tem opinião de que o extremo é um jogador pouco eficaz, e o facto das equipas que o dispensaram terem efectivamente melhorado com a sua saída não abona a seu favor. A dupla de bases é o ponto mais fraco da equipa; Collison mostrou em Dallas que não serve para titular, e McLemore foi uma desilusão no ano de estreia. O treinador Michael Malone terá de trabalhar muito os seus jogadores ao nível do passe (muitas perdas de bola e poucas assistências), e delinear um plano de ataque 99% centrado em Cousins. Ainda assim, e mesmo com a tal experiência adquirida nos últimos tempos (Reggie Evans, Landry, Sessions), a falta de talento puro aliada à falta de cultura de vitória não vão permitir grandes resultados.

The dudes - DeMarcus Cousins, se repetir a época transacta, entra no top de postes da actualidade. Jogador extremamente completo, pareceu acalmar, e a sua produção subiu a pique.

The duds - Darren Collison é um bom suplente, mas dificilmente será um titular de confiança.
O que esperar - Cousins pode aproveitar para se elevar para um nível all-star, mas os Kings pouco mais têm para oferecer
Objectivo - uma equipa tão limitada não pode sequer sonhar com o playoff.

Boston Celtics

Sabia-se que as aquisições de Garnett e Allen, embora pudessem dar um título aos Celtics, teriam efeito nefasto a médio prazo. O que não se adivinhava era a incapacidade de Danny Ainge em dar a volta ao texto em tempo útil. Boston é pura e simplesmente uma equipa sem talento digno do seu historial. Ainda por cima, não se percebe bem qual o rumo; construir à volta de Rondo, ou trocá-lo. O resultado das indecisões (já Garnett e Pierce foram trocados com atraso) é uma equipa que dificilmente deixará de se arrastar pelo fundo da tabela. É certo que Rondo (caso não se lesione) é um líder e base de grande visão, mas não é propriamente um lançador, e com tão pouca qualidade à sua volta, não será simples jogar e fazer jogar. Jeff Green será a principal arma ofensiva, o que diz bem dos recursos disponíveis. Jogadores como Bass ou Olynyk devem ser titulares, ao passo que na maior parte das equipas seriam suplentes, e nem dos primeiros a saltar do banco. O mais certo é que Boston use esta temporada para definir o seu futuro. Rondo está em fim de contrato, pelo que mantê-lo e dar-lhe minutos sem ter a certeza que fica (se for essa a ideia) é absurdo. Gerald Wallace tem 2 anos de contrato, pelo que pode ser trocado por jogadores com maior margem de progressão. O mesmo se pode passar com Jeff Green cujo contrato (para o ano tem uma opção de 9M) é demasiado elevado para o pode dar no campo. Se a nível negocial, Boston pode ser uma peça importante na temporada, desportivamente passa-se o oposto. A equipa é muito jovem, e convenhamos, não é muito boa.

The dudes - Rajon Rondo é o único jogador de qualidade acima da média no plantel. Passador notável, não consegue no entanto criar lançamentos para si de modo a ser o centro de um ataque.

The duds - Gerald Wallace vai ganhar 20M em 2 anos. Não deve chegar aos 20 minutos por jogo.
O que esperar - Boston deve andar mais activo no telefone do que no campo. 
Objectivo - trocar Rondo ou renovar com Rondo.

Philadelphia 76ers

O ano passado Philadelphia falhou o objectivo de ser a pior equipa, por isso este ano tentará novamente alcançar esse feito. O que dizer desta equipa... conjunto de jogadores. Bem, quando somos obrigados a ir à internet pesquisar os nomes dos jogadores, está tudo dito. Mas de facto, não parece haver pressa em vencer. O ano passado, os Sixers não se importaram de escolher um rookie, Noel, que ficasse o ano de fora. Este draft repetiram a dose com Embiid, que deve falhar todo o ano. Numa perspectiva de futuro, estas duas escolhas em conjunto com Carter-Williams podem ser uma base de um projecto decente. Mas falamos de 2 postes, já com lesões graves no cv, e que nada ainda fizeram como profissionais, pelo que o futuro é tudo menos risonho. De resto, pouco mais motivos de interesse há. Jogadores como Wroten ou Sims vão ter muitos minutos, e até colocar números interessantes no papel, mas apenas o farão porque jogam numa equipa abaixo dos níveis mínimos exigíveis. Ao fim ao cabo, os jogadores vão divertir-se (alguns devem ter aqui a sua carreira de NBA), aproveitar o momento, e fazer boa figura de modo a conseguirem uma boa transferência.

The dudes - Nerlens Noel deixou na pré-temporada boas indicações. MCW foi, de longe, o rookie do ano, e parece ter qualidade para ser um base "de NBA".

The duds - Jason Richardson é o jogador mais bem pago da equipa. Fica como nota.
O que esperar - houve quem acreditasse por breves momentos que os Sixers não eram tão maus quanto isso. Não se deixem enganar novamente!
Objectivo - bater o record de menor número de vitórias? Pelo menos entravam para os livros...

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno Ranito

Etiquetas: