Este Sporting não merecia mais uma traição de Mauricio nem um russo assim; Leões, a jogar com 10 durante uma hora, conseguem uma recuperação incrível mas um adversário extra deitou tudo a perder nos descontos; Adrien bisou, Paulo Oliveira foi imperial no centro da defesa

Schalke 4-3 Sporting (Obasi 34', Huntelaar 51', Höwedes 60' e Choupo-Moting 90+1; Nani 16' e Adrien 63' g.p e 78')


O Sporting bem tentou mas o grande jogo que fez (há muito tempo que não se via os leões com tanta categoria) não foi suficiente para pontuar na Alemanha. Foram muitas as adversidades que a equipa de Marco Silva encontrou ao longo da partida, mas houve duas que tiveram particular importância no desfecho final: a expulsão de Maurício ainda na primeira parte, numa fase em que os leões venciam e dominavam o jogo; e, mesmo no final, um lance muito polémico em que o árbitro de baliza assinalou penalty por bola na cabeça de Jonathan. Pelo meio, os verde e brancos conseguiram uma recuperação fenomenal de 3-1 para 3-3, mas em termos práticos saem de Gelsenkirchen sem pontos e no último lugar do grupo. Apesar de tudo, ainda é possível lutar pelo apuramento.

Quanto ao jogo, teve domínio total do Sporting nos primeiros 30 minutos. Os leões entraram com muita qualidade e chegaram ao golo numa bola parada estudada, com João Mário a assistir Nani. Pouco depois, primeira contrariedade para os leões, com Slimani a ser substituído por Montero. À passagem da meia hora, Maurício foi expulso pelo árbitro e, no livre, Obasi faz o empate (Patrício podia ter feito melhor). Na segunda parte, Huntelaar colocou o Schalke na frente e Howëdes fez o 3-1, que parecia ter acabado com as aspirações dos leões. No entanto, a garra da equipa de Marco Silva resultou em dois golos: primeiro por Adrien, num penalty ganho por Carrillo, e depois pelo médio português, a aparecer a finalizar de cabeça. O Sporting recuou e tentou manter o empate, mas, já nos descontos, o árbitro inventa um penalty para o Schalke e Choupo-Moting não falhou. 

Sporting - É uma vitória moral, é certo, mas os leões fizeram mais uma exibição que demonstra que esta equipa está muito forte. Há vários anos que o clube de Alvalade não apresentava esta personalidade e qualidade na forma como aborda os jogos. Depois de ter ganho no Dragão, hoje o conjunto de Marco Silva voltou a entrar com uma atitude dominadora e muita qualidade nos processos, vestindo a pele de "sofredor" na segunda parte e conseguindo recuperar uma desvantagem de 3-1. Contudo, com tantas adversidades foi impossível pontuar no jogo de hoje. Maurício, depois de ter permitido o empate em Maribor, voltou a provar que não tem nível para actuar na Champions, e Patrício teve algumas culpas no primeiro golo. A troca de Slimani por Montero não prejudicou a equipa, até porque a inteligência do colombiano fez a diferença na segunda parte. Carrillo e Nani também demonstraram a sua valia durante todo o encontro e especialmente quando os verde e brancos estiveram reduzidos a 10 (sobretudo o peruano, cada vez mais maduro). Mas os grandes destaques do dia de hoje foram Paulo Oliveira, com uma exibição imperial no centro da defesa, e Adrien Silva, com um papel essencial no meio campo e com dois golos que podiam ter sido decisivos.

Schalke - Vitória caída do céu, tendo em conta a fraca qualidade que os alemães apresentaram. Uma equipa com um orçamento gigante, mas que, ano após ano, não consegue superar esta irregularidade e até banalidade. Di Matteo não foi muito audaz na abordagem ao jogo e apenas com a expulsão de Maurício o conjunto da casa conseguiu incomodar os leões. O sector defensivo tem uma qualidade bastante pobre e é claro que os melhores jogadores da equipa estão no ataque: Obasi desequilibrou, Draxler foi determinante nos lances de perigo criados e Huntelaar, como é hábito, fez o gosto ao pé. 

Etiquetas: , ,