Barcelona é o clube com mais jogadores da Formação nas 5 principais Ligas da Europa; Man Utd está em 2.º; Sporting é o 4.º fora dos 5 melhores campeonatos

Não surpreende a liderança do Barça. A escola francesa também está sempre muito bem representada, já City e Chelsea continuam sem aproveitar a sua formação. Quanto ao Sporting, em relação à época passada ganhou um elemento, passou de 11 para 12. O FC Porto em 2013-14 também tinha 36 jogadores da formação nas várias ligas europeias, mas poucos no "Big Five".

Nota prévia: Para o CIES, que ignora assim o Ranking da UEFA, as 5 melhores Ligas são a espanhola, francesa, alemã, italiana e inglesa.

O Sporting é o quarto clube, fora dos cinco principais campeonatos europeus de futebol, que mais jogadores da sua formação cede àquelas ligas, ou seja, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França e Itália.

De acordo com o relatório semanal do Observatório do Futebol (CIES), os “leões” formaram 12 jogadores que atualmente alinham em clubes dos “grandes” campeonatos, como Ronaldo, Beto ou José Fonte, sendo superado, em termos de clubes externos a estas competições (Le Havre, Auxerre e TSV Munique, apesar de estarem em competições secundárias já estão nesses países), por River Plate (Argentina), com 17, Ajax (Holanda), com 15, e Boca Juniors (Argentina), com 14.

Na hierarquização absoluta, seguindo o critério de que os jogadores da formação tenham estado no clube pelo menos três épocas entre os 15 e 21 anos, o FC Barcelona surge como principal formador, com um total de 43 jogadores nestas ligas, 13 dos quais no seu plantel e 30 noutros emblemas, sendo seguido por Manchester United, com 36 (12 no seu plantel), e Real Madrid, com 34 (oito).

No entanto, Lyon, Athletic Bilbau e Real Sociedad são os emblemas com mais jogadores da sua própria formação no seu plantel principal, com 15 cada. Fonte: Agência Lusa.

Etiquetas: