Totti faz história aos 38 anos; Barcelona perde pela 1.ª vez em 2014-15; Maribor empata na Alemanha; Athletic surpreendido pelo BATE; Bayern chega aos 6 pontos; Manduca dá 1 ponto ao APOEL

Totti (38 anos) foi a Manchester mostrar que ainda está para as curvas ao tornar-se o jogador mais velho de sempre a  marcar na Champions com o golo com que a AS Roma garantiu o empate e surpreendeu o City. O Barcelona teve o primeiro grande teste da época em Paris e reprovou com os primeiros (três) golos sofridos e a primeira derrota em oito jogos, num jogo em que a defesa mostrou não estar ao nível do resto da equipa. O Athletic, que tinha de somar pontos para fazer frente a FC Porto e Shakhtar, somou novo resultado negativo e agravou a sua crise, tendo sido surpreendido na Bielorrússia pelo BATE Borisov. O Bayern, apesar os quase 700 passes terem dado apenas um golo, cumpriu e somou a segunda vitória, chegando aos 6 pontos. Já o APOEL, com um golo de um ex-Benfica, travou a pretensão do Ajax em aproveitar o embate entre os 2 tubarões do grupo.

Grupo E: CSKA Moscovo-Bayern Munique, 0-1 (Müller 22'); Manchester City-Roma, 1-1 (Agüero 4'; Totti 23');

No primeiro jogo do dia, o Bayern foi a Moscovo, vencer o CSKA, por 1-0. Os bávaros, apesar de terem dominado o jogo e de terem tido várias oportunidades para marcar, só conseguiram desfazer o nulo através de uma grande penalidade marcada por Thomas Müller. O CSKA, que atuou com um sistema de 5 defesas, contou com Akinfeev em claro destaque na baliza e pode mesmo agradecer ao seu guarda-redes a derrota pela margem mínima. No outro jogo do grupo, o mais esperado, Man. City e AS Roma empataram a uma bola. Os Citizens puseram-se logo em vantagem aos 4', depois de Agüero, de grande penalidade, ter feito o 1-0, mas Totti, volvidos quase 20 minutos, empatou o jogo, através de uma boa finalização. O conjunto da casa, com David Silva em claro destaque, foi tendo mais bola e apesar de não terem tido a mesma eficiência dos Giallorossi, ia tentando visar a baliza adversária. Contudo, a consistência defensiva da equipa de Rudi García levou sempre a melhor.

Grupo F: Paris SG-Barcelona, 3-2 (David Luiz 10', Verratti 26', Matuidi 54'; Messi 11', Neymar 56'); APOEL-Ajax, 1-1 (Manduca 32'; Lucas Andersen 28');

Em França, no jogo grande da jornada, o PSG recebeu e bateu o Barcelona, por 3-2. David Luiz aos 10' colocou os parisienses em vantagem, Messi um minuto depois empatou, mas Verratti e Matuidi voltaram a marcar e nem o golo de Neymar passados 2 minutos do 3-1, chegou para tirar os 3 pontos aos franceses. O Barça, que nunca esteve em vantagem no resultado, assumiu o jogo e foi a equipa que melhor tratou a bola, mas mais uma vez só se pode queixar da sua displicência em frente à baliza, já que apenas nos golos marcados acertaram na direção dos postes. Messi voltou a ser o elemento mais esclarecido do conjunto Culé, sendo quase sempre a partir dos seus pés que surgiam as intervenções mais perigosas, mas a maior bravura no momento defensivo do conjunto de Laurent Blanc (Thiago Motta, principalmente, encheu o campo) sobrepôs-se ao talento do astro argentino. No Chipre, APOEL e Ajax empataram a 1 (os holandeses podiam ter chegado ao 1.º lugar), com Lucas Andersen e Manduca (através de penalti) a marcarem os golos. Mário Sérgio, Tiago Gomes e Nuno Morais foram titulares pelo conjunto cipriota, mas sofreram face às investidas de Boilesen pelo corredor esquerdo, que ia combinando muito bem com Lucas Andersen, com o intuito de servirem o ponta-de-lança Sigthorsson, que esteve bastante perdulário.

Grupo G: Schalke 04-Maribor, 1-1 (Huntelaar 56'; Bohar 37');

No outro jogo do grupo do Sporting, Schalke e Maribor empataram a uma bola. Os eslovenos até começaram melhor com Bohar a 3 minutos dos 40' a adiantar o marcador, mas Huntelaar, pouco mais de 10 minutos depois do início da segunda parte, estabeleceu o resultado final. O jogo, que ficou marcado pelos muitos remates que a equipa da casa fez (o Maribor não é propriamente um conjunto que limite as ações ofensivas aos oponentes), teve Draxler e Prince Boateng como principais agitadores de jogo, mas o conjunto alemão acabou por enviar os mesmos 4 remates à baliza, do que a equipa de Simundza. Nota ainda para o muito falado Luka Zahovic, que não saiu do banco.

Grupo H: BATE Borisov-Ath. Bilbao, 2-1 (Polyakov 19', Karnitski 41'; Aduriz 45').

Por fim, na Bielorrússia, o BATE Borisov surpreendeu o Athletic e venceu por 2-1. A equipa da casa começou da melhor maneira com golos de Polyakov e Karnitski, mas Aduriz, em cima do intervalo, conseguiu reduzir. No entanto, e apesar das várias alterações de Ernesto Valverde no início do segundo tempo, o conjunto basco nunca conseguiu contrariar o fluxo ofensivo da equipa da casa que deu uma verdadeira lição de como protagonizar um avalanche ofensiva (mais de 20 remates). Signevich (que também acertou nos ferros) e Karnitski nunca deram descanso a Iraizoz e contaram ainda com o bom apoio dos médios do duplo pivot no momento ofensivo. Do outro lado, o conjunto espanhol, que tem estado bastante abaixo das expectativas este ano, teve em Muniain e Susaeta (voltou a entrar bem vindo do banco) os melhores elementos.

Etiquetas: