Sporting goleia antes do Clássico; Leões, com João Mário em destaque, dominaram em Barcelos; Nani e Adrien também se evidenciaram; Jonathan Silva teve nota positiva na estreia; André Martins passou de titular para a bancada

Gil Vicente 0-4 Sporting (Adrien 10', Nani 12', Slimani 69' e Carrillo 84')

O Sporting cumpriu na deslocação a Barcelos e goleou o Gil Vicente por 4-0 antes do clássico com o Porto. Com uma excelente exibição, sobretudo na primeira parte, os leões tiveram grandes facilidades no encontro e até podiam ter construído um resultado mais desnivelado. João Mário, com duas assistências, foi a grande figura do encontro e já não deve sair do 11 (num dia em que André Martins ficou na bancada). Nani, que voltou a marcar, e Adrien estiveram igualmente em bom plano, sendo de destacar também a estreia positiva de Jonathan Silva.

O jogo foi praticamente de sentido único. O Sporting marcou cedo, com dois tiros de fora da área de Adrien e Nani, e a partir daí controlou sem problemas o encontro. O Gil, que concedeu muitas facilidades aos leões para entrarem na sua grande área, não conseguiu ter posse de bola e não fez qualquer remate à baliza de Patrício durante o primeiro tempo. Na segunda parte, o conjunto de Marco Silva abrandou o ritmo e permitiu à equipa da casa crescer um pouco na partida, embora sem ameaçar chegar ao empate. O 3-0, por intermédio de Slimani (a passe de João Mário), acabou com as esperanças dos gilistas, que ainda sofreram o 4-0 na sequência de uma jogada rápida finalizada por Carrillo com mais um passe do médio português.

Sporting - É certo que o adversário não deu grande oposição, mas os leões não só conseguiram uma vitória muito importante (os próximos jogos são com Porto e Chelsea) como também praticaram um futebol de grande qualidade, sobretudo na primeira parte. O meio campo apresentou uma dinâmica notável (William e Adrien subiram de rendimento) e para isso contribuiu a entrada de João Mário no 11. O médio, com a sua qualidade no passe e visão de jogo, entendeu-se muito bem com Adrien (belo jogo) e, para além das duas assistências, fez uma exibição muito consistente e deve ter roubado o lugar a André Martins. Nani, que voltou a provar que é um jogador à parte neste campeonato, desequilibrou imenso sempre que apareceu no corredor central e voltou a marcar. Slimani, apesar de ter desperdiçado uma ocasião de forma escandalosa, deu-se bastante ao jogo e em vários lances conseguiu disfarçar algumas lacunas técnicas. Quem não o conseguiu fazer foi Capel, que, de forma inexplicável, continua a ter minutos no Sporting. Defensivamente, o jogo não trouxe dificuldades à equipa leonina, mas destaque para a exibição de Jonathan Silva, a dar bastante profundidade ao flanco (e ao nível da decisão superior a Jefferson).

Gil Vicente - Muito trabalho tem José Mota pela frente. A equipa está com uma organização muito frágil, tanto defensivamente (ter uma dupla de centrais como Gladstone e Evaldo não ajuda) como a nível ofensivo (no jogo de hoje os jogadores simplesmente não sabiam o que fazer à bola). A entrada de Diogo Viana na segunda parte melhorou ligeiramente a equipa, bem como a subida de rendimento de César Peixoto e Luís Silva, mas, em termos globais, poucos aspectos positivos se podem retirar deste encontro.

Etiquetas: ,