Portugal dá festival frente à Hungria e já está nas meias-finais do Europeu de sub-19; Selecção Nacional também garantiu apuramento para o Mundial sub-20; Póquer de André Silva; Gelson Martins também esteve em destaque

Hungria 1-6 Portugal (Mervó 73'; Ivo Rodrigues 32' g.p. e André Silva 45', 66' e 87' e 90', Gelson Martins 75')

Portugal goleou a Hungria e conseguiu o 2 em 1 que se perspectivava: passado 2 jogos já está nas meias-finais do Europeu de sub-19 e com bilhete para o Mundial sub-20, que se realiza no próximo ano na Nova Zelândia. Cenário natural, considerando a valia deste grupo às ordens de Hélio e as fragilidades dos adversários (sem a oposição de conjuntos como a Holanda, França ou Espanha, as possibilidades da selecção nacional ter sucesso neste Europeu 2014 aumentaram substancialmente).

Encontro, apesar das condições do relvado (muito afectado pela chuva), até mais acessível que a partida inaugural frente a Israel. Portugal dominou a equipa da casa quase por completo e mesmo sem forçar goleou com relativa facilidade. Logo cedo Rafa atirou à barra, Gelson Martins num remate cruzado também esteve perto do 1-0, e quando Ivo Rodrigues inaugurou o marcador fruto de uma penalidade que o próprio criou o jogo ficou bem encaminhado. A Hungria que, à excepção de um livre directo, já não demonstrava ser um opositor perigoso deixou de criar qualquer lance para a baliza defendida por André Moreira. E em cima do intervalo, André Silva depois de uma jogada de Ivo fez o 2-0 e praticamente "matou" o encontro. Na 2ª parte a selecção nacional voltou a entrar melhor, fruto das iniciativas de Gelson e Rony foi criando algum perigo, de André Silva (que na jogada anterior isolado por Gelson tinha atirado ao poste) respondeu bem a um cruzamento de Chico Ramos e fez o 3-1 de cabeça. Hélio optou por tirar Rony e Ramos, a equipa adormeceu durante alguns minutos, e a Hungria aproveitou para marcar: Mas praticamente no lance seguinte, Gelson numa grande jogada individual fez o 4-1 e restabeleceu a ordem natural das coisas. Já perto do minuto 90, André Silva consumou a goleada com mais 2 golos à ponta-de-lança. Em suma, uma partida tranquila, que além de carimbar o acesso para as meias-finais permite a Portugal só precisar de um empate frente à Áustria para garantir o 1º lugar no grupo (apesar de não ser muito claro se é melhor defrontar a Alemanha ou a Sérvia).

André Silva/Gelson Martins - As principais unidades da selecção nacional frente à Hungria. O avançado do FC Porto pelo que marcou, muito instinto nas suas acções (veremos se Lopetegui estava atento à RTP 2); e o extremo do Sporting pelo que jogou, as principais jogadas do conjunto das quinas passaram pelos seus pés (muita velocidade, técnica e capacidade em desequilibrar), e juntou a um golo espectacular uma intensidade muito interessante no capítulo defensivo. 

Portugal - Ivo Rodrigues desequilibrou o encontro aos estar nos 2 primeiros golos, Rafa voltou a demonstrar que é um lateral fortíssimo no momento ofensivo, Podstawski à frente da defesa parece um veterano pela qualidade nas suas acções e leitura de jogo que apresenta; E apesar de hoje Rony ter estado menos em foco (não por falta de vontade, até porque se fartou de fazer faltas), no geral todos os elementos tiveram nota positiva. Chico Ramos, que sentou Guzzo, também foi importante no meio campo. Mas até aqui era "fácil". Sem expectativas exageradas era evidente que a selecção nacional não ia ter problemas em levar a melhor no Grupo A. Esperemos é que esta goleada não crie uma ilusão exagerada, já que, apesar de esta ser uma oportunidade única para voltarmos a conquistar um título internacional (temos uma geração de grande nível e a oposição está ao nosso alcance), por norma temos tendência a vacilar nestes contextos, e selecções como Israel e Hungria estão muito longe do nível da  Alemanha ou Sérvia .

Etiquetas: