Mónaco versão 2014-15: Quebrar a hegemonia do PSG e chegar longe na Liga dos Campeões

No ano passado, quando o Mónaco subiu à primeira divisão do futebol francês, uns apontavam-no como maior ameaça ao PSG, enquanto outros diziam que ainda não estavam prontos para tal e iam acabar fora do pódio. A verdade é que a época acabou, e a equipa do Principado terminou o campeonato no 2º lugar com um recorde de pontos, sendo a única equipa a dar luta ao bicampeão francês. Este ano, uma das estrelas da equipa (era a maior?) já mudou de ares, mas permitiu a uma equipa já endinheirada de si, encaixar 80 milhões de euros. O problema é que com James os monegascos iam ter muitas dificuldades para tentar quebrar a hegemonia do PSG e fazer figura na LC, sem ele o cenário é ainda mais complicado. Posto isso, e pese embora a inércia que estão a mostrar neste mercado de transferências (os grandes clubes já têm os plantéis quase montados), parece evidente que Leonardo Jardim tem de reforçar bastante o elenco, até porque este ano já estão inseridos nas provas europeias e com tanto dinheiro investido não podem fazer má figura no panorama internacional, para alcançar os objectivos. Sendo assim apontamos uma possível versão do Mónaco para 2014-15:

GR: Cech (Chelsea), Subasic, Sourzac - Cech disse recentemente que não queria ir para o banco do Chelsea (Courtois vai assumir a titularidade), e o Mónaco precisando de um guarda-redes, não encontra melhor oportunidade de negócio. Subasic será a alternativa, até porque tem-se apresentado bem, completando Sourzac o trio de guardiões.
DD: Dani Alves (Barcelona), Fabinho - Talvez a posição no futebol atual onde a qualidade menos abunda. E o Mónaco tendo já deixado escapar Debuchy para o Arsenal e Aurier para o PSG, também não encontra melhor do que Alves (jogador que o Barça quer colocar, sendo que os monegascos são dos poucos clubes que lhe podem pagar o ordenado). Fabinho tem crescido bastante e voltará a fazer parte do elenco. Raggi é para vender.
DC: Agger (Liverpool), Ricardo Carvalho, Abdennour, Medjani - Abidal tinha renovado contrato, mas entretanto mudou-se para a Grécia. Para o seu lugar, um nome interessante era o do dinamarquês Daniel Agger, que perdeu espaço em Liverpool com a chegada de Sakho (N’Koulou, Kjäer e Rojo seriam mais dispendiosos). Já foi um dos melhores centrais da PL e está no mercado. Para fazer dupla com o jogador do Liverpool, ninguém melhor do que o nosso conhecido Ricardo Carvalho, que aos 36 anos ainda é capaz de ser o patrão da defesa. Abdennour (central que custou cerca de 13 milhões aos monegascos) parte como primeira alternativa aos titulares, sendo que Medjani fecha o quarteto. Isimat-Mirin vai ser vendido.
DE: Kurzawa, Elderson - O francês foi uma das revelações da época passada e despertou o interesse de alguns colossos do futebol mundial, entre eles o Bayern. Este ano tem tudo para voltar a brilhar e mostrar-se na LC. Elderson foi contratado a meio do ano para ir dando descanso a Kurzawa e deverá continuar com esse papel.
MDF: Toulalan, Bakayoko. Toulalan foi talvez o elemento mais regular da equipa, destacando-se sempre nos duelos aéreos, no passe ou até nas interceções e será o médio mais recuado do 11. Bakayoko foi contratado recentemente ao Rennes por 8 milhões e poderá ser importante tanto para fazer descansar Toulalan, como para dar maior liberdade aos elementos da frente, já que faz quase tudo bem defensivamente.
MC: Moutinho, Kondogbia. Dois elementos que certamente não farão pior do que 2013-14 (duas das desilusões do ano) e têm tudo para deixar a sua marca na equipa.
MO: Roberto Firmino (Hoffenheim), Correa (Estudiantes) - Com a saída de James, está é uma posição que precisa de ser bem reforçada e para isso ninguém melhor do que Firmino. O brasileiro fez uma época brutal na Alemanha, marcou 16 golos em 33 jogos, assistiu os seus colegas 11 vezes e foi eleito MoM 9 vezes. É muito forte no drible, nas bolas divididas, na finalização e para além disso, defensivamente é um jogador de eleição, já que também contribui imenso no momento defensivo. Correa, está a ser negociado pelos monegascos e é um médio ofensivo jovem (19 anos), alto (188 cm) e com tempo o seu pé esquerdo podia causar estragos no Stade Louis II.
ED: Shaqiri (Bayern), Ocampos - O suíço que continua tapado e desaproveitado no Bayern tem qualidade para ser figura principal todas as semanas em muitas equipas europeias. É um extremo rápido, bom tecnicamente, com um forte remate e seria um reforço de peso para Leonardo Jardim. O jovem argentino continuará à procura da sua afirmação, dado que tem apenas 20 e uma grande margem de progressão.
EE: Gaitán (Benfica), Ferreira-Carrasco - Gaitán tem sido apontado com insistência aos franceses e a verdade é que tem tudo para dar certo a relação. O argentino na última temporada aliou à sua qualidade habitual uma maior maturidade competitiva e sendo ele um extremo mais interior encaixa muito bem no 11, dado que Kurzawa é um lateral muito ofensivo e está constantemente a subir ao ataque. Ferreira-Carrasco é mais um jovem belga de grande valor individual, e que a partir do banco pode causar estragos com a sua velocidade e técnica.
PL: Falcao, Berbatov, Germain, Martial - "El Tigre" é todos os dias apontado ao Real e em caso de saída o substituto podia ser um compatriota seu, Jackson Martínez do FC Porto. Berbatov chegou em Janeiro e conquistou por mérito próprio a permanência no plantel (6 golos e 4 assistências em 12 jogos na Ligue 1), ficando como primeira alternativa para a posição (pode também ser chamado ao 11 num sistema de 2 avançados). Os franceses Germain e Martial completam o leque de opções, esperando-se que depois da venda de Riviere ao Newcastle, possam ter mais espaço para mostrar o seu valor (principalmente Martial que tem apenas 18 anos). Lacina Traoré ganhará mais em ser novamente emprestado.

Saídas: Chabbert, Caillard, Isimat-Mirin, Borja López, Labor, Raggi, Phojo, Pandor, Dirar, Salli, Lacina Traoré e Monachello.

Visão dos Leitores (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Fábio Teixeira e Luís Nascimento

Etiquetas: