Hattrick de Tanaka na goleada do Sporting (Paulo Oliveira, Geraldes e Slavchev ainda fora da nova realidade; Jefferson está "acomodado"); Benfica desta vez foi dominado pelo Marselha (Sidnei e Cancelo foram titulares, Nélson Oliveira voltou a ter minutos)

Marselha 2-1 Benfica (Gignac 21 e Batshuayi 56'; Gaitán 12') - Mais um mau jogo do conjunto de Jesus nesta pré-época. Os encarnados, à semelhança da partida frente ao Sporting, foram muito inferiores ao Marselha e não vão guardar grandes recordações deste amigável em França. Futebol pouco fluído, praticamente nenhuma oportunidade de golo, vários erros defensivos (César falhou nos 2 golos e cometeu alguns erros básicos) e nem o facto de Gaitán ter inaugurado o marcador, fruto de um erro da defesa do Marselha, permitiu às águias apresentarem a consistência que caracterizava a equipa na época passada (e a expulsão de Jara no 2º tempo não escamoteia o que se passou). Em suma, poucos destaques positivos (Artur foi talvez o menos mau) e as principais notas vão mesmo para a titularidade de Cancelo e Sidnei (há muito afastado das opções de Jesus) e para Nélson Oliveira (outro preterido) ter feito a 2ª parte (Víctor Andrade também teve direito a alguns minutos). Nota final para a qualidade apresentada pelo Marselha, aliás já habitual nas equipas de Bielsa. Não será fácil aos marselheses rivalizar com os ricos Mónaco e PSG, mas Bielsa vai potenciar ao máximo o talento de Thauvin, Batshuayi, Gignac e Payet.

Achilles 29 2-5 Sporting (Boean 38', Steen 77'; Tobias Figueiredo 3', Tanaka 18', 61, 73', Héldon 56' )- Um Sporting "versão suplente" bateu os amadores do Achilles 29 no primeiro amigável do estágio na Holanda. Num duelo que serviu principalmente para Marco Silva testar os mais jovens e aqueles que estão à procura de ganhar um lugar no plantel (à excepção de Jefferson nenhum dos habituais titulares foi utilizado), Tanaka foi a figura do encontro, marcando 3 golos (Heldon e Tobias Figueiredo fizeram os restantes). A nível colectivo a equipa verde e branca fez um jogo pobre. O meio campo esteve pouco dinâmico (o técnico leonino apostou num duplo pivot, mas não deu resultado) e a solução foi o jogo exterior, com os extremos a estarem pouco inspirados. Dos reforços, Paulo Oliveira (comprometeu na saida de bola), André Geraldes (muitos erros defensivos e culpas num golo) e Slavchev (algo apagado, embora tenha subido de rendimento na segunda parte) mostraram que ainda não se adaptaram à realidade de um clube grande. Por outro lado, Gauld entrou bem e exibiu alguns pormenores de qualidade, conseguindo uma "semi-assistência" (Heldon atirou ao poste e Tanaka encostou). Entre os mais jovens importa destacar a serenidade de Tobias Figueiredo, que também mostrou força no jogo aéreo ofensivo, e a qualidade de passe de Wallyson. Esgaio, Iuri e Chaby também foram utilizados, mas não se destacaram por aí além. Nota ainda para a desinspiração de Jefferson, que falhou várias recepções (apesar de alguns passes a queimar) e mostrou uma apatia estranha. Falta claramente um concorrente para o brasileiro. 

Etiquetas: ,