Principal candidato a surpreender no Mundial

Bulgária e Roménia estiveram em destaque no Mundial de 1994, em 1998 foi a Croácia a ir mais longe do que os comentadores previam, Turquia e Coreia do Sul causaram surpresa em 2002, o Gana ficou às portas das meias-finais em 2010, e por norma há sempre uma selecção "pouco falada" que costuma surpreender nas fases finais.

Não figurando no restrito lote de favoritos à conquista do Mundial, a Bósnia-Herzegovina é parte assente no grupo de Seleções que poderão causar surpresas na prova. Aquela que tem sido uma das equipas com maior desenvolvimento neste milénio – há que aplaudir o trabalho da Federação Bósnia após um período conturbado pela guerra dos Balcãs – consegue finalmente um apuramento para uma fase final de uma competição Internacional, depois de dois playoffs consecutivos onde caíram aos pés de Portugal.

Sob o leme de Safet Susic, os Golden Lillies apresentam como principais trunfos Asmir Begovic (um dos melhores guardiões da Premier Ligue), o centrocampista Senad Lulic (na melhor forma da carreira), o médio criativo Miralem Pjanic e uma dupla de atacantes poderosa constituída por Edin Dzeko e Ibisevic (segundo e terceiro melhores marcadores da fase de qualificação europeia). Elementos com a experiência de Misimović e do capitão Spahić também poderão ser importantes, numa seleção que peca essencialmente pela falta de alternativas e pela lentidão dos centrais. Nos últimos tempos, a Seleção ganhou também um reforço de peso, o lateral do Schalke Kolasinac, que, tendo dupla nacionalidade, optou por defender as cores da Bósnia. A sua implementação no 11 vai permitir a Lulic subir para o meio campo (posição onde tem jogado pela Lazio) e aumentar as opções para um setor tão nevrálgico como é o meio campo.

Incluída no grupo F, a Bósnia será à partida a segunda melhor equipa do grupo (à frente de Irão e Nigéria e atrás da Argentina) e o facto de o seu grupo não conjugar com nenhuma Super Seleção (França ou Suíça deverão ser o oponente nos oitavos de final) poderá levar os bósnios a um Mundial acima das espectativas (se chegar aos quartos-de-final na primeira aparição numa competição internacional seria um feito).

Visão dos Leitores (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Fábio Teixeira, João Lains e Tiago Martins

Etiquetas: