O campeonato mais imprevisível

O campeonato mais imprevisível e equilibrado, entre as grandes ligas do futebol mundial, está de volta! O Brasileirão 2014, depois de quase não ter começado (a CBF teve de conseguir um acordo com Portuguesa e Icasa que tentavam a manutenção pelos tribunais), arrancou no último fim-de-semana. Dentro das quatro linhas, o principal campeonato brasileiro deste ano apresenta-se menos mediático do que é costume (as promessas cada vez saem mais cedo para a Europa), mas em sentido oposto vai receber, depois de disputado o Mundial, 9 estádios novos (Palmeiras, Grémio e Atl. Mineiro são alguns dos felizardos). 

Quanto aos favoritos, um desafio sempre complicado tal é a imprevisibilidade da Liga (prova disso foi a situação do Flu na época passada), o Cruzeiro parte na linha da frente. O atual campeão brasileiro tem a vantagem de ter mantido todo o elenco do ano passado e de ainda ter feito contratações cirúrgicas como as de Samudio, Marcelo Moreno ou Marlon (grande revelação do Vasco em 2013). Para além disto, conta ainda com um super Júlio Batista, que pode fazer a diferença e encaminhar a "raposa" até ao bicampeonato.
Outro dos favoritos é o Atl. Mineiro, atual campeão da Libertadores. O Galo não fez grandes contratações para o Brasileirão (Otamendi muda de ares depois do Mundial), mas com um elenco que conta com nomes como Ronaldinho, D. Tardelli, Rever e Jô, não pode entrar no Brasileirão com outro pensamento que não o título.
O São Paulo, apesar das muitas mudanças relativamente ao ano passado, é outra equipa com reais aspirações ao título. Fora de campo, foi recentemente eleito um novo presidente e no próximo semestre começam as obras para a reforma do seu estádio. Dentro de campo, o seu elenco foi reformulado, pois chegaram contratações de peso como Pato, Pabón e Álvaro Pereira que assim se juntam a nomes como Luiz Fabiano e Ganso. No comando da equipa vai estar Muricy Ramalho que está de volta ao clube depois de já ter sido feliz (conquistou o tricampeonato entre 2006 e 2008). A receita está pronta e o São Paulo tem tudo para voltar aos melhores dias.
Por sua vez, o Corinthians é ainda uma incógnita. Isto porque ainda não reformulou o seu plantel e só deve fazê-lo depois de disputado o Mundial. Contudo, dinheiro não falta àquele que é o clube com mais regalias financeiras em todo o Brasil (só em receitas televisivas recebe 5 vezes mais do que o Benfica), pelo que não faltam jogadores com qualidade associados ao Timão, principalmente para o ataque que é onde estão mais debilitados. Também Elias se deverá estrear, ele que é um dos médios em maior destaque em Terras de Vera Cruz. O ex-técnico da Seleção Brasileira Mano Menezes será o líder da equipa, que conta ainda com Guerrero e Renato Augusto como figuras de destaque.
Para fechar o leque de candidatos ao título só falta apresentar o Grémio. O clube que ficou no pódio do Brasileirão nos últimos dois anos tem este ano como principal objetivo o primeiro lugar da Classificação. Não será uma tarefa fácil, mas um elenco que conta com o matador argentino Barcos, o volante paraguaio Ramirez, e o veterano e craque da equipa Zé Roberto, em conjunto com o enorme apoio caseiro dos adeptos, tem condições para fazer um brilharete.

Como outsiders surgem Internacional, Fluminense e Santos, que eventualmente terão potencial para lutar pelas primeiras posições, mas que em princípio ficarão fora dos 5 primeiros.

Quanto aos destaques individuais, a reter:
Gabriel: mais conhecido como Gabigol (Santos): jogador técnico, veloz, que pode jogar em qualquer posição de ataque e é a grande revelação dos "meninos da Vila". Já tem pré-contrato com o Barcelona e apresenta uma média de golos superior à de Neymar com a mesma idade.
Luan (Grémio): avançado habilidoso e com killer instinct. Com apenas 20 anos de idade tem tudo para fazer uma grande época, ele que foi um dos destaques do estadual. É uma das grandes promessas brasileiras da atualidade e o seu clube já o blindou mesmo com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Geuvânio (Santos): mais um jogador da nova fornada dos "meninos da Vila". Outro atacante habilidoso, rápido, com boa finalização, a que ainda junta a boa visão de jogo, e que tem vindo a comandar o ataque do "peixe", ofuscando o "milionário" Leandro Damião.
Jose Welison (Vitoria): É o grande nome a sair das divisões de base que revelou David Luiz e Hulk. O Volante de 19 anos e com passagens pelas seleções jovens, tem uma técnica fina, uma grande cartela de passes e é muito forte na bola parada.
Mayke (Cruzeiro): O lateral direito ainda é reserva no Cruzeiro, mas isso deve ser por pouco tempo. Lateral à moda brasileira, forte ofensivamente, driblador e veloz, deve ser um nome possível para a Copa de 2018.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Natan Fox

Etiquetas: