NBA: O MVP, ROY, COY, DPY, "6º homem" e MIP da fase regular

Terminada a fase regular da NBA é o momento para indicar os melhores. Para o VM estes foram os que mais se destacaram nas respectivas categorias:

MVP - Kevin Durant: Prémio indiscutível. Durantula fechou como melhor marcador (32ppg, único na casa dos 30), e acima de tudo, liderou os Thunder a segunda melhor marca da Liga, feito que se torna ainda mais relevante considerando a prolongada ausência de Westbrook. Para a própria NBA este ano foi uma benção, porque o domínio de LJ já se tornava algo enjoativo...Lebron e Blake Griffin completam o nosso pódio.

ROY - Michael Carter-Williams: O base acumulou prémios mensais e terminou como líder entre rookies nas estatísticas de pontos, assistências e roubos de bola. A dúvida permanece em relação a MCW ser "apenas" um jogador que faz bons números numa equipa má (eufemismo para adjectivar os Sixers), ou ter capacidade para liderar uma equipa comm outras responsabilidades. Veremos...Oladipo (aquele que apresentou mais potencial) e Mason Plumlee (muitos minutos nos Nets) completam o nosso pódio.

COY - Jeff Hornacek: Popovich fez (mais) uma época notável, provando ser de longe o melhor da actualidade, mas é difícil esquecer o trabalho desenvolvido pelo rookie em Phoenix. Hornacek pegou num grupo de jogadores que ninguém queria, e em que ninguém acredtava, e montou uma verdadeira equipa, alcançando 48 vitórias, e ficando a um curto passo dos playoffs. Pop e Dwane Casey completam o nosso pódio.

DPY - Joakim Noah: Anthony Davis (que até pode vencer) seria um nome a considerar, mas o trabalho do fancês vale muito para lá dos números. O poste domina as tabelas, protege o cesto como poucos, e tem a mobilidade e inteligência para compensar colegas e vir defender também fora. Indispensável naquela que é uma das melhores defesas da Liga, os Chicago Bulls. AD e Iguodala completam o nosso pódio.

6th - Taj Gibson: Excelente temporada, para alívio de Chicago, que vê nele o sucessor de Boozer. Instrumental na boa temporada de Chicago, sem Rose e com Deng a ser trocado. Gibson tem tudo o que se pede um suplente: produz (13.4ppg, 6.8 rbp) e a equipa não se ressente do seu tempo em campo, bem pelo contrário (enquadrou-se bem nos esquemas ofensivo e defensivo). Markieff Morris e Reggie Jackson completam o nosso pódio.

MIP - Goran Dragic: Os favoritos, diz-se, são Stephenson e Davis, mas quem evoluiu mas foi sem dúvida Dragic. Rotulado como um mero suplente interessante, o esloveno assumiu a liderança de uma equipa competitiva, e que ficou de fora dos playoffs à última da hora, com um record positivo. Ele representa aquilo que este prémio significa: não só números melhores (em termos totais e de eficiência), mas acima de tudo a subida de produção para um patamar superior. E todos são unânimes em dizer que Dragic teve um ano de Al-Star. Stephenson e Gerald Green completam o nosso pódio.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito

Etiquetas: