Portugal (sub-21) consolida 1º lugar (3 jogos, 3 vitórias); Rafa e Ivan marcaram, os laterais Esgaio e Guerreiro destacaram-se, a dupla Ilori-Oliveira voltou a demonstrar qualidade na defesa; Bernardo Silva estreou-se, William dominou

Azerbaijão 0-2 Portugal (Rafa 53 e Ivan Cavaleiro 64')

Portugal continua a somar vitórias na fase de qualificação para o Europeu de sub-21 (o 1º lugar no grupo já não deve fugir, ficando apenas o playoff a separar a selecção nacional do Euro 2015). 

Triunfo tranquilo no Azerbaijão, num encontro em que cedo deu para perceber que os comandados de Rui Jorge eram muito superiores. Na 1ª parte ainda houve alguma falta de critério no último terço (Portugal tinha a posse de bola e controlava a partida, mas só teve uma verdadeira oportunidade de golo por intermédio de Rafa, isolado falhou a tentativa de chapéu). Mas no 2º tempo a selecção conseguiu materializar o domínio em golos. 1º por intermédio de Rafa (depois de uma boa iniciativa de Raphael Guerreiro), depois foi Ivan, que isolado não teve problemas em bater o guardião contrário. Até final Portugal ainda podia ter ampliado o marcador, no entanto o resultado não se alterou. 

Destaques

Portugal - Mais 3 pontos e mais uma demonstração que esta geração tem tudo para acabar com o jejum (desde 2007 que não vamos a uma fase final de um Europeu de sub-21), Rui Jorge tem à sua disposição muitas e boas soluções e a tendência até é aumentar, já que com alguma naturalidade até 2015 os elementos que nasceram em 1994 e 95 vão evidenciar-se mais. Colectivamente o seleccionador manteve o 4-4-2 losango (sistema que terá de ser testado contra adversários com outro nível, nestes 3 jogos Portugal ganhou praticamente devido à maior-valia do seu elenco) e deu a titularidade a Ricardo (FC Porto), Guerreiro (Lorient) e Tiago Silva (Belenenses). Já a nível individual destaque para a qualidade que a defesa exibiu (José Sá quase não teve de intervir, mas quando o fez disse presente), Ilori está cada vez melhor, as suas características são quase perfeitas para um defesa central, também Paulo Oliveira demonstrou segurança, já os laterais não só estiveram bem na defesa como acrescentaram muito no capítulo ofensivo, Esgaio foi mesmo o melhor elemento de Portugal na 1ª parte, já Raphael Guerreiro (que deve ter arrumado em definitivo com Luís Martins) deu bastante profundidade no 2º tempo. No meio campo, William ofereceu a preponderância que se pretende (dominou por completo a sua área de acção), Rafa marcou e voltou a destacar-se pela sua qualidade técnica, mas Tiago Silva e Sérgio Oliveira nem sempre ofereceram o critério desejado na posse de bola e no passe (aliás este continua a ser o sector com mais indefinições nos sub-21, ). Por último no ataque, houve bastante Ivan (marcou, deu-se bastante ao jogo, e apareceu bem em zonas de finalização), mas pouco Ricardo (à excepção de uma iniciativa na 1ª parte, talvez por alguma falta de adaptação à posição, pouco ofereceu).

Etiquetas: