Há quatro/cinco meses atrás, jogadores como Licá e Josué não mereciam a confiança de Paulo Bento para a Selecção Nacional. Hoje, entram nas convocatórias. O que mudou? Os jogadores? Não. A camisola. Desde que mudaram de clube, os dois jogadores passaram de invisíveis a material de Selecção. É sintomático: se não estás num clube "grande" ou estrangeiro, não és convocável. Pelo menos, é essa a mensagem que o Seleccionador tem passado.
Os casos dos agora portistas não são únicos - basta ver o exemplo de Neto, que apenas se tornou visível aos olhos de Paulo Bento quando passou a envergar as cores do Zenit. Muitos outros valores poderão perder-se por não jogarem pelas equipas certas, por "apenas" serem estrelas num Paços, num Estoril ou num Nacional. Daí a debandada do jogador luso para o estrangeiro: se os "grandes" não lhes deitam a mão, têm de fazer pela vida para poderem almejar sequer chegar à Selecção; isso passa por clubes fora de Portugal, pois só aí obtêm notoriedade suficiente para serem por fim um ponto marcante no mapa do nosso Seleccionador. O próprio Vítor reconheceu, quando assinou pelo Sporting, que esta era uma via mais fácil até à Selecção. Quando no Paços de Ferreira, mesmo após uma campanha brilhante (terceiro lugar incluído) e ainda grande prestação individual na Champions, o criativo de 29 anos não tinha qualquer possibilidade de se mostrar a Paulo Bento, já que este apenas parece ter olhos para Porto, Sporting, Benfica, Braga e estrangeiros (e mesmo assim, certos atletas já foram "marcados" pelo Stop de Bento).
Claro que, ressalve-se, nem tudo o que vem à rede é peixe - e não se vai andar a convocar jogadores de equipas pequenas ao desbarato, a torto e a direito. Há que o fazer com cálculo e cautela, pois há apenas um número selecto de elementos com valor para serem convocados para os compromissos internacionais. Mas também para isso servem os amigáveis, para experimentar, para dar oportunidades, para testar. Para ver se há, escondido nas equipas denominadas "pequenas", talento digno de Selecção. Vítor é um exemplo perfeitamente válido: não tem ele as características de que a Turma das Quinas tanto precisa? Então, por que nunca foi convocado? Contudo, relaxem: mal faça boas exibições terá o que já há muito merecia (ou então não, caso faça parte da lista negra de Bento). Pena que apenas o consiga envergando a camisola de um "grande"…
Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio
Etiquetas: Portugal