Bom reforço? O que vai Ghilas acrescentar no FC Porto? Ser a alternativa a Jackson, titular ao lado do colombiano num 4-4-2, ou uma espécie de Derlei (o argelino já jogou a extremo) num 4-3-3?
Oficial!
Ghilas assinou hoje contrato pelo FC Porto até 2017. Os pormenores do negócio não foram divulgados (o Moreirense recebeu sensivelmente 3 milhões pela jovem promessa), mas o avançado argelino de 23 anos e 1m83 (5º melhor marcador da Liga em 2012-13) é, pode garantir o
Visão de Mercado, oficialmente a 8ª aquisição dos azuis e brancos para 2013-14, depois de Ricardo (
ler aqui), Tiago (
ler aqui), Josué (
ler aqui), Licá (
ler aqui), Carlos Eduardo (
ler aqui), Herrera (
ler aqui) e Diego Reyes (
ler aqui).
VM - Super-reforço para o FC Porto. É sempre uma incógnita perceber como irá Ghilas fazer a passagem de um clube como o Moreirense para um patamar com a exigência dos azuis e brancos, mas dado o potencial que apresentou em Moreira de Cónegos o argelino parece ter tudo para vingar no Dragão. Resta saber como irá ser utilizado por Paulo Fonseca, no mínimo será a alternativa a Jackson que não houve na época passada (aliás nos últimos anos o FC Porto não tem tido nos seus elencos ao mesmo tempo 2 avançados acima da média), no entanto, considerando a sua potência, finalização e técnica, não será de todo descabido que Fonseca opte por uma táctica com 2 avançados, ou até, considerando a falta de qualidade dos extremos, faça do argelino uma espécie de Derlei, ou seja, alguém que apesar de no 4-3-3 começar na ala procure constante as diagonais e potenciar a sua capacidade goleadora (até porque já actuou várias vezes a extremo e mesmo como avançado é alguém que facilmente cai na ala para procurar bola e iniciar daí as suas investidas). Posto isto. Destacar mais uma vez a força do FC Porto ao nível do mercado interno, à semelhança do que tem acontecido nos últimos 20 anos, por norma quando os azuis e brancos pretendem um jogador da nossa Liga acabam por ganhar a corrida à concorrência (e no caso de Ghilas houve bastante). E realçar a ainda necessidade dos dragões em reforçar as alas, Quintero não é extremo, e continuam a falar mais soluções para os corredores (o jogador pretendido é demasiado caro para o que vale).
Com Ghilas, qual será o 11 base do FC Porto em 2013-14?