10 de Maio de 2013

"Visão da Leitora": Danças Com Lobos

Ricky Van Wolfswinkel joga amanhã, frente ao Olhanense, o seu último jogo em Alvalade e o penúltimo de leão ao peito. Se fosse em qualquer outro país que não Portugal, o holandês receberia uma ovação de pé; cá, a filosofia é diferente e o reconhecimento menor, a cultura é distinta. O ponta-de-lança vai sair de Alvalade com o rótulo de um dos jogadores mais assobiados esta época.

O que é irónico. O Lobo está perto de completar dois anos em Portugal. Em 86 jogos, marcou 43 golos: um índice de aproveitamento de 50%, uma brutalidade nos dias de hoje e que prova bem os seus dotes de goleador. Na verdade, sempre deu a impressão – até pela ilha em que vivia no ataque leonino – que noutro contexto (um Porto, um Benfica ou um Sporting em melhores tempos) a sua eficácia seria ainda mais contundente. O certo é que com a paupérrima produção atacante da sua equipa, é já um milagre Ricky ter marcado tantos golos, além do trabalho incansável de desgaste da defesa adversária.

Os assobios habituais devem tornar-se no Sábado em aplausos, já que Wolfswinkel foi um dos melhores reforços dos leões na última década – a importância que teve (sem os seus golos o Sporting estava em lugar de descida), os recordes que bateu (depois de Jardel em Alvalade ninguém marcou tanto como o holandês na 1ª época nos últimos 30 anos) e a comparação com as aquisições de Bojinov, Elias, Jeffrén, etc, falam por si – e foi desde o início, como o VM sempre referiu, um exemplo de competitividade e profissionalismo. Apesar de ser o saco de pancada dos adeptos, nunca deixou de dar o máximo pelo clube nem proferiu uma palavra contra aqueles que injustamente o assobiavam, algo fora do normal nos relvados portugueses (recorde-se que Hélton, capitão portista com largos anos de experiência, amuou ao ouvir assobios a si dirigidos vindos da bancada).

No entanto, o mais grave desta venda e da forma como Alvalade o tratou especialmente nesta última época é a lacuna que o holandês vai deixar na frente de ataque verde-e-branca. Golos, atitude e profissionalismo são uma combinação muito difícil de encontrar hoje em dia e se Ricky foi um achado, é pouco provável que o milagre ocorra duas vezes. A sua substituição será a espinhosa tarefa com que Bruno de Carvalho e Augusto Inácio terão de se deparar – resta agora os adeptos sportinguistas aproveitarem os dois jogos que restam do Lobo Ricky Van Wolfswinkel. Como será o novo Sporting sem RVW? Poderão os dirigentes leoninos encontrar nova raridade ou a frente de ataque ficará outra vez órfã de um ponta-de-lança de qualidade? Ricky tem sido, junto a Patrício e Eric Dier, o melhor elemento do Sporting esta época: e agora? Se Viola (como declarou Jesualdo) não é opção, quem o será? Chegou a hora de olhar para dentro e dar oportunidade a Betinho e especialmente Rubio ou Etock?

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

54 comentários:

  1. Excelente post.

    Aproveito o mote e deixo a um apelo a todos os sportinguistas para que no final do Sporting-Olhanense aplaudamos de pé o Wolfswinkel durante 5m.

    Ele merece. Sem dúvida um excelente profissional, aliás devíamos fazer como se faz na Holanda e Inglaterra...ele na próxima época vinha ao nosso estádio e era novamente aplaudido.

    Continuem com o bom trabalho VM. Esta ideia do Visão de Leitor foi excelente. Os visitantes que percam 30 segundos a comentar os posts e clicar na publicidade que vai aparecendo no Blog que vocês bem merecem. De longe o melhor site de Desporto em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Um dos poucos bons negócios de Godinho Lopes, que fez questão de estragar logo de início em parte ao ficar apenas com 35% do passe e fez também questão de arruinar por completo o negócio ao vendê-lo 3 dias antes das eleições em troca de 3 milhões que para o Sporting não foram...
    Boa sorte Ricky, que tenha muito sucesso em Inglaterra e que lá lhe deêm o valor que no Sporting os adeptos não deram!
    Um dos melhores pontas de lança do Sporting nos ultimos largos anos... na próxima época na falta de um jogador capaz de fazer 20/25 golos vamos ver muitos comentários a "chorar" a saída deste jogador... é o costume nos adeptos portugueses!

    ResponderEliminar
  3. O Ricky vai ser aplaudido, não tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o post. Sempre considerei o Ricky um exemplo de profissionalismo, apesar de muitos Sportinguistas que eu conheço o criticarem constantemente. Resta apenas desejar boa sorte no novo desafio na Premier League, e esperar que o Sporting consiga contratar alguém que dê as mesmas garantias em termos de golos ou, que um dos elementos da equipa B consiga dar um salto qualitativo (apesar de por enquanto não ter fé em nenhuma das duas hipóteses).

    ResponderEliminar
  5. James Quitério10/05/2013, 00:15:00

    Se a opção para o substituir for um atleta do calibre de Edinho, vou ter muitas saudades do meu Wolksvagen!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando e em que condições assinou o Edinho pelo Sporting ?

      Devo andar distraido.

      Eliminar
  6. Um jogador que sempre gostei desde que chegou ao meu Sporting, em várias conversas com os meus amigos e conhecidos sempre eles sempre o criticaram,mas agora espero para ver a reacção deles na próxima época. Penso que Ghilas seria uma boa escolha,tal como Suk,do Marítimo, penso que seriam duas contratações de peso da para o Sporting. Acredito no trabalho de Bruno de Carvalho, num Sporting forte a dar luta aos primeiros, e nós Sportinguistas não podemos querer logo tudo, temos que perceber que as coisas são feitas com tempo, temos que dar espaço de manobra e acima de tudo apoio à nossa direcção, e também à nossa equipa técnica que por fim parece que acertamos e paramos de contratar treinadores sem nível para o nosso clube.

    ResponderEliminar
  7. Absolutamente de acordo com o que é dito neste post.

    RVW é um excelente ponta-de-lança e vai demonstrá-lo noutros campeonatos (sim, porque acredito que não ficará por muito tempo no modesto Norwich), aliás, como se sucedeu, por exemplo, com Pinilla. Quase sempre, não damos valor ao que é nosso. E neste caso, muitos sportinguistas deram o tiro no pé. Como diz o Paulo Bento, "há coisas que são muito nossas".

    Estivesse ele no FC Porto, e teria os mesmos ou mais golos que Jackson. Wolfswinkel merece ser aplaudido amanhã, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  8. Ricky Van Wolfswinkel. Obrigado! Sempre te defendi. Toda a gente embirra a dizer que a culpa é tua mas, a culpa é toda menos tua... Mereces a melhor sorte do Mundo e não duvido que em Janeiro, já estarás no Liverpool, nos Spurs ou no Arsenal. Mais uma vez. Obrigado!

    ResponderEliminar
  9. Penso que seria extremamente arriscado ter Rubio, Betinho e Etock. O chileno parece-me ser a melhor opção e, já anda há dois anos por cá e talvez seja a altura certa de se apostar nele. O Betinho não me parece um jogador com estaleca para o principal plantel mas, também o Ilori não me parecia e afinal agarrou e de que maneira a oportunidade. Quanto ao camaronês, não sei mesmo, penso que irá abandonar Alvalade sem uma oportunidade na equipa principal.

    Relativamente a reforços, Éder seria o substituto ideal mas, esta longa lesão veio levantar duvidas, pois não sabemos se voltará ao mesmo nivel e se vai voltar a lesionar-se gravemente ou frequentemente. E o que o Sporting menos precisa é de jogadores com lesões. Ghilas é tão arriscado como Betinho por exemplo mas, penso que irá reforçar Alvalade e veremos.

    Lá fora, há um jogador que, caso haja algum dinheiro para investirmos seria muito bem vindo. Estou completamente rendido a esse jogador. Tem 20 anos, dinamarques, 1,93, joga com os dois pés, excelente no jogo aereo e tem na sua época de estreia pelo Copenhaga 20 golos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que esteja a falar do Andreus Cornelius realmente era o substituto ideal para o Ricki mas suponho que seja um pouco caro para a realidade do Sporting neste momento.

      Eliminar
    2. Ele disse que não queria ir para o Sporting.

      Eliminar
  10. 86 jogos...43 golos..numa equipa do Sporting Clube de Portugal completamente desmoralizada (salvo raras excepções) e sem qualquer fio de jogo

    gostava de saber qual avançado que tenha passado nos ultimos anos pelo campeonato português conseguiria tal feito...atrevo-me a dizer que nem o falcão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o sporting apesar de tudo cria oportunidades de golo, só que há sempre alguém que as falha e eu sei bem quem é. no mesmo sporting um jardel ou falcão teria marcado 60/ 70 golos. este homem jogo sim jogo não falha oportunidades de golo flagrantes. já vai tarde embora

      Eliminar
  11. Apesar de toda essa defesa em nome do jogador nunca gostei dele. caiam-me em cima as virgens ofendidas todas, vá. apesar do estilo de jogo ser parecido ele não é nenhum jardel. sabe movimentar-se mas não tem uma boa capacidade de antecipação, um bom poder de elevação (isto é como quem diz nenhum pois o homem poucas vezes cabeceia em salto e nunca ganha bolas pelo ar na área aos defesas), os pés dele são pouco melhores que os meus e falha bastantes vezes no 1 para 1 com o gr.

    não digo que seja fácil lá dentro, sei bem o que é jogar à bola e faço-o todas as semanas, mas quem treina todos os dias devia fazer mais

    e quantos desses golos não foram golos apenas de encosto??

    o sporting está como está porque joga para servir um ponta de lança de ultimo toque, de encosto e que só marca metade das vezes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juvenal Ramires10/05/2013, 10:29:00

      David, mas tu viste algum jogo do Sporting nos últimos anos? Com uma posta dessas não viste nenhum de certeza. Dizer que o Wolfs não se mexe e não marca golos de cabeça ou é nunca o ter visto jogar ou é ser mentiroso.

      Qual és tu?

      Eliminar
    2. leia o que escrevi com atenção homem. em lado algum eu digo alguma dessas 2 coisas

      Eliminar
    3. Bem visto, é mau de mais.

      Eliminar
  12. Ora bem, eu não gosto de ser do contra mas vou ter que ser e nem é por ser do Sporting.
    Qual é o defesa que tem medo do wolfswinkel???

    1º - Finta 0
    2º - Remates de longe 0
    3º - Técnica 0
    4º - Marcação de penalties 0

    Além disto, tem inúmeras ocasiões de golos e falha muito, é bastante perdulário, e num clube como o Sporting não pode ser. Muitos esquecem-se que o Sporting está mau mas que mesmo assim cria várias ocasiões de golo e em muitas ocasiões é sempre o mesmo a falhar. O ano passado e este ano irritei-me várias vezes com este homem porque é muito, muito mas muito fraquinho. Repito: MUITO FRAQUINHO. Não tem força, se chamam a isto um avançado, o J.Martinez é o que? O Falcão é o que? O RVP é o que? O Milito é o que? o Lima é o que? é triste ver comentários de apreciação de jogadores apenas pelos golos que tem marcado, vejam as hipóteses que falhou e os golos que marcou e tirem uma ilação depois disso. E vejam os golos de penalty.

    Houve alum momento de gênio deste jogador??

    Não vou dizer que ele não é esforçado, que não desiste das bolas, que corre durante o jogo inteiro, que tenta tenta tenta.. mas tentar todos conseguimos... eu também tentei ser médico e acabei Eng. Informático.


    Se calhar sou só eu a pensar assim, mas se o Sporting durante 2 anos, NUNCA teve outro avançado a jogar (Ribas -1 , Bojinov 0), e se o papel de um avançado é fazer golos, a tal percentagem de 50% é boa???
    Como é que podem pensar assim!??!?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Houve algum momento de génio deste jogador??"
      Parece-me que não andou atento. Sendo assim, vá ver o golo de calcanhar à Lazio ou o hat-trick em Braga. As excelentes exibições contra o Benfica. Os golos na Liga Europa em Manchester, em Kharkiv e em Bilbao.

      Eliminar
    2. E já agora outro golo de calcanhar frente ao Guimarães e frente ao Benfica esta época em Alvalade!

      Eliminar
  13. As opções para o Sporting são imensas:

    Ghilas (Moreirense, 183cm) - este é o meu jogador preferido.
    Djaniny (Benfica, 190cm) - roubaram ao Sporting para depois emprestar.. muito bom jogador.
    Suk (Maritimo, 190cm) - tem que que crescer mas demonstra grande potencial.
    Hassan (Rio ave, 191cm) - jogador bastante interessante.

    PS1: Já chega de comprarmos jogadores baixos.
    Se não temos nenhum avançado, porque não comprar estes quatro?
    Sempre tivemos no minimo 3 avançados, só desde que veio o Domingos é ficamos reduzimos a 1.
    PS2: Espero que a noticia do Edinho seja falsa, porque mais uma vez é um jogador fraquinho fraquinho.

    10/11 Liedson Postiga Saleiro Djalo
    09/10 Liedson Caicedo Postiga Djalo
    08/09 Liedson Derlei Postiga Djalo
    07/08 Liedson Derlei Djalo
    06/07 Liedson Deivid Douala Bueno/Alecsandro
    05/06 Sá Pinto, Pinilla, Liedson, Silva, etc etc
    04/05 Sá Pinto, Niculae, Liedson, Pinilla etc etc

    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Edinho é fraquinho realmente, mas consegue ser melhor que o Djaniny...

      Eliminar
  14. Ora bem, devo começar o meu comentário antes demais por dizer que, não sou fã do Ricky, nunca fui, e não é agora que vai sair que serei, antes demais porque não gosto do seu tipo de jogo, e passo a explicar que tipo de jogo é que eu vejo no nosso ponta de lança.
    O RVW é um jogador que gosta de se desmarcar, receber a bola, tabelar com o médio ou o extremo e ir a correr para a área em desmarcação, para tentar finalizar. Não é um jogador rápido(a correr), tem um cabeceamento e capacidade de choque mediano, e sobretudo não tem capacidade de desequilíbrio, ou seja, de ir para cima do defesa e parti-lo com um finta de corpo ou uma finta com bola, com isto estou a tentar dizer que não é um avançado que me entusiasme.

    Agora vou explicar o porque de eu ter feito este comentário sobre o ainda nosso jogador. É que parece que neste momento o Ricky era melhor coisa que os sportinguistas tinham na vida, mas como eu já tentei explicar acima não é verdade. Vejo por exemplo no Diego Rubio um jogador mais entusiasmante, e nunca saberíamos o que teria dado se fosse ele que tivesse agarrado o lugar no ataque quando o Postiga saiu. Alias lembro me que nessa época ele tinha sido o melhor marcador da pré-época na altura com o Domingos Paciência como treinador, mas talvez por ser um jogador júnior na altura. o RVW ter sido o escolhido

    Concluindo o meu comentário espero verdadeiramente que o Ghilas seja o nosso próximo Avançado, não vai ser certamente o 'salvador da pátria' mas vejo nele o que falta ao RVW. Não sei se sou o único a pensar desta forma mas deixo aqui a minha opinião, já agora agradeço ao RVW o seu esforço e suor deixados dentro de campo, porque foi sobretudo dos poucos jogadores que esteve sempre dedicado ao seu trabalho, nos bons e maus momentos.

    Boa noite a todos

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Muito sinceramente não considero o Wolfswinkel um avançado dessa magnitude, ainda para mais tendo como termos de comparação a miséria de avançados que o têm passado pelo Sporting nos últimos tempos. Para o catalogarem nesse patamar à que o comparar com Liedson, Jardel ou Acosta o que convenhamos, deixa bastante a desejar, peso embora os golos que marcou.

    Nunca achei que justificasse os mais de 5M€ que foram investidos na sua contratação, tal como acho um balúrdio os 10M€ que o Norwich vai pagar por ele. Existem alternativas no mercado bem mais vantajosas economicamente. Pelo dinheiro que o Sporting investiu no Wolfwinkel dava para comprar o Éderzito, o Gilhas, o Luís Leal ou o Cícero, jogadores que em equipas mais modestas conseguem ter um rendimento igual ou superior ao holandês.

    Se o trabalho de prospecção de mercado foi realizado de forma coerente e rigorosa, o Sporting encontra várias alternativas válidas para o lugar de ponta de lança sem entrar em loucuras.

    ResponderEliminar
  16. que bom ver a Inês a intervir bastante no VM.
    O RVW não é um grande PL, mas é injustamente criticado em algumas coisas. Um atacante que está constantemente sozinho contra 2 ou 3 jogadores não pode fazer muito mais do que ele. Tem algumas limitações, mas é um bom PL para o contexto do Sporting. Veremos quem arranjam para o substituir.

    ResponderEliminar
  17. Um post pertinente sobre um dos melhores jogadores do SCP e que estranhamente nunca foi reconhecido como tal.

    Ricardo Pinto

    ResponderEliminar
  18. Epá, havia momentos em que o apreciava, mas certo erros "fáceis" faziam-me perder um bocado da fé... De qualquer modo sempre o defendi. Que seja feliz e que nos guarde com carinho (embora pouco tenhamos feito para o merecer :p)

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  19. Guilherme Silva10/05/2013, 03:02:00

    Wolfs pode ser um bom jogador, apenas razoável na minha opinião, mas de longe nos 3 melhores do pobre plantel do SCP.

    Agora quererem passar uma imagem dele de santinho pela comparação com Helton é que não. Helton sempre foi o jogador do FCP que teve melhor relação com os adeptos, nunca teve atritos, porém a atitude que parece displicente com que aborda alguns lances, levou a alguns assobios dos adeptos, mas não quer dizer que ele seja um mal-amado, bem pelo contrário. Sinceramente não me lembro de nenhum "aceno" com o dedo do meio para os nossos adeptos como o Wolfs fez. Sim, não proferiu nenhuma palavra, mas isso talvez tenha sido uma atitude pior, digo eu..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A mensagem que quis passar foi que para um jovem, ele é bastante profissional e maturo. A comparação com o Hélton foi no sentido em que um capitão com a experiência do brasileiro, quando ouviu o primeiro assobio, teve uma atitude reprovável. O RVW tem uma autêntica orquestra a si dedicada todos os jogos e o máximo que fez foi um duvidoso, embora (se foi mesmo isso) muito grave levantar de um certo dedo.
      E atenção, o Hélton é um jogador que admiro imenso!

      Eliminar
    2. Caro Guilherme,

      Com todo o devido respeito... pelo amor de Deus. Acredita mesmo nesse suposto manguito do Ricky? Só porque o Record e A Bola, esses monumentos à verdade, publicaram aquele foto?

      http://www.youtube.com/watch?v=bu1GLmAwaWE

      Só acredita nessa história quem quer. E tem de querer mesmo muito, para acreditar. Pessoalmente não tenho nada contra o Helton. É um jogador que sempre me agradou, dá umas casas de vez em quando mas com toda a certeza que o FCP já ganhou muitos mais pontos à custa dele do que perdeu. E como refere, tem uma relação com os adeptos que poucos jogadores de hoje têm.

      Agora... vir para aqui mandar a história do dedo do Ricky, quase nem se pode levar a sério.

      Eliminar
    3. Caro Guilherme,

      Com todo o devido respeito... pelo amor de Deus. Acredita mesmo nesse suposto manguito do Ricky? Só porque o Record e A Bola, esses monumentos à verdade, publicaram aquele foto?

      http://www.youtube.com/watch?v=bu1GLmAwaWE

      Só acredita nessa história quem quer. E tem de querer mesmo muito, para acreditar. Pessoalmente não tenho nada contra o Helton. É um jogador que sempre me agradou, dá umas casas de vez em quando mas com toda a certeza que o FCP já ganhou muitos mais pontos à custa dele do que perdeu. E como refere, tem uma relação com os adeptos que poucos jogadores de hoje têm.

      Agora... vir para aqui mandar a história do dedo do Ricky, quase nem se pode levar a sério.

      Eliminar
  20. JoãoDiogoSilva10/05/2013, 04:17:00

    Não apreciava especialmente o Ricky, acho-o bastante perdulário, de qualquer forma a sua venda foi um erro (pelo timing e valores). Assistindo-se a uma renovação no Sporting seria interessante ver o que conseguia este avançado com um caudal ofensivo superior e melhor.. O problema da sua sucessão torna-se grave, não acredito que o Sporting tenha orçamento para procurar um ponta que assegure golos tendo por isso de investir na equipa B ou formação.. Como não me parece que exista actualmente alguém que possa ser titular de caras sem prejudicar a sua própria evolução na estrutura leonina inclino-me para a procura por parte da direcção de um ponta de lança que actue em Portugal.

    ResponderEliminar
  21. Sempre defendi esse Sr. Tive o Prazer de o ver ao vivo 17 Vez, e como referido no post. Este Homem era incasavel na frente.
    Quem tiver a oportunidade de o ver ao vivo, percebe o trabalho imcansavel que ele faz, (vai ganhar a bola a linha da para o extremo e ainda vai aparecer no centro da area, poucos são os avançados que fazem isto, que dão tudo pela equipa..
    Teve azar passou no SCP numa altura em que se praticava uma Futebol muito abaixo do que era esperado..
    Vamos perder um jogador jovem, com enorme qualidade, como é obvio ainda a crescer e aprefeiçoar algumas lacunas, mas vamos ficar com um grande buraco no plantel...

    ResponderEliminar
  22. Para o ano sem este, jogamos com Edinho na frente!!! Ai é que vamos ver o que é marcar golos!!!
    Sporting para onde caminhas? Ao que parece o Jesualdo já não vai renovar...

    ResponderEliminar
  23. Há muito tempo que defendo que o Wolswinkel é o melhor jogador do Sporting. O homem tem raça, transpira a camisola e depois faz golos. Aliás faz muitos golos. Como escrevi há pouco tempo, depois de Jardel e antes de Cardozo e Falcão houve épocas em que o melhor marcador do campeonato fez menos de 20 golos (Fary ganhou este prémio com apenas 17 golos, empatado com o Simão). Ora, o Sporting tem um PL que na época de estreia marcou mais de 20 golos (podem dizer que marcou muitos de penalti, não importa, também contam. Se o Porto marcasse todos os penaltis que despôs este ano estava em 1º.) e é espezinhado todos os jogos pelos seus adeptos. Afinal o que querem os adeptos do Sporting?? Custa-me a perceber como é que os adeptos de uma equipa que tem andado arredado da luta pela Champions nos ultimos anos, maltrata o seu melhor jogador, aquele jogador que tem sido a principal razão do sucesso, embora pouco, da equipa.

    O que ainda pode salvar o Sporting deste mau negócio do GL é aquela tão falada clausula que diz que se o Norwich descer de divisão o Lobo pode rejeitar a transferência.

    Quanto a substitutos, não acredito que a opção esteja na equipa B, mas há muitas opções no mercado. Guidetti não tem espaço no City, Matavz também poderá sair a bom preço, há ainda o Cornelius embora já deva ser caro...Depois tem os jogadores do mercado interno como Suk, Eder e Ghilas.

    Mas se o Sporting certamente só precisará de gastar dinheiro num avançado, pois só terá competições interna. Portanto Betinho, Etock e Rubio serão as 2ª escolhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Ricki teve muito tempo lesionado.

      Eliminar
    2. John Guidetti excelente jogador o sueco tem 21 anos 1,81m não é utilizado no city . Conta com um potencial enorme seria uma boa contratação para a turma de alvalade.

      Eliminar
    3. Pois seria Adriano. Terão muita concorrência mas com os contactos certo de certo que conseguem o empréstimo do Guidetti.

      Eliminar
  24. Não é mais do que um jogador ligeiramente acima do mediano. Sobressai no Sporting de hoje porque se trata de uma equipa mediana.

    ResponderEliminar
  25. sempre defendi o ricky, nao por ele ser um avançado de outro planeta como ronaldo messi falcão etc, nao por marcar golos de todos as maneiras e feitios como jardel nem por ser o tipo de jogador que fizesse a diferença sozinho na frente. ricky é o tipo de avançado que nao resolve sozinho, mas resolve pelo colectivo.

    para analisar a prestação de ricky no sporting temos de avaliar todo o contexto, direcção equipa tecnica jogadores. em 2 anos ricky teve 2 direções 5 treinadores e nunca teve concorrencia nem para o espicaçar nem para o fazer descansar.. ricky leva 2 epocas de jogos seguida nas pernas sem descansar. depois ha que analisar o tipo de futebol que ricky pratica para o tipo de futebol (nao) praticado no sporting. ricky é um jogador de colectivo, de desmarcaçao inteligente e de toque para finalizar.. nao é avançado de marcar fora de area ou cabeceamentos a jardel, é sim de marcar golos com desmarcaçoes à ricky van wolfswinkel. para este tipo de futebol ricky precisava de companheiros que soubessem jogar em colectivo.. um futebol apoiado pelos medios e pelos extremos.. ricky tem exactamente o contrario. tem uns medios que atacam quando nao devem e recuam quando nao devem tambem. tem uns extremos que nao ajudam e tem outro extremo de seu nome capel que nem ajuda nem decide.. so para jogadas erra passes de 1 metro e é um vai a linha e cruza, quando o avançado é um gajo de desmarcação, e nao de cabeceamento. ah mas nao.. o capel é que vai deixar saudades.. o ricky nao.. o capel sim.. em duas epocas jogar numa ilha sozinho rodeado de 2 a 3 defesas fazer 86 jogos e mesmo assim marcar 43 golos?? quem faria melhor? o jardel faria melhor?? talvez.. nao digo que não.. mas tenho as minhas duvidas.. jardel tinha um senhor a servilo.. ricky nao tem ninguem.. liedson faria melhor?? duvido mesmo muito!! liedson nem nos seus melhores anos teve uma media de tantos golos como ricky teve no seu primeiro ano.. mas esse liedson que maltratou o clube, maltratou dirigentes é que mereceu lagrimas no adeus.. este excelente profissional que nunca levantou o nome do clube para justificar o que fosse, nunca disse mal dos adeptos, nunca criticou o que quer que fosse limitando-se a fazer aquilo para que lhe pagam vai sair de alvalade com metade do estadio a aplaudir de pe e outra metade a assubiar porque falhou 3 penaltis esta epoca.. ricky tem falhas incriveis ao longo destes anos ao serviço do sporting.. falhas que nem mesmo eu que o aprecio conseguia ficar indiferente.. mas uma coisa é criticar por falhar um golo facil, outra é dizer que ricky nao é bom jogador e que nao vai deixar saudades.. obrigado por tudo lobo.. e até sempre..

    ResponderEliminar
  26. Continuo a não perceber o endeusamento deste jogador,fica a anos luz de um Lima ou até do Ghilas.
    Esta época marcou 12 golos para a liga,no ano passado marcou 14 golos na liga onde 5 são de penalty,esse 43 golos de que falam é a contar com os amigáveis com equipas fraquíssimas e onde 3 desses golos são de penalty...mas enfim...qualquer um no Sporting é um promissor craque,este era o novo Van Basten.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás enganado e devias procurar falar apenas do que sabes. A estatística dos jogos/golos É APENAS DE JOGOS OFICIAIS.
      Ou seja, o jogador tem uma média de 1 golo a cada 2 jogos, o que no futebol mediocre do Sporting e num período de tanta instabilidade é qualquer coisa de significativo e demonstrativo da sua qualidade!
      Quanto aos (poucos) golos na Liga, realmente até nem são muitos, mas se olharmos que o 2º melhor marcador do Sporting tem apenas 4/5 golos (Capel) percebemos que secalhar o mal não está no ponta de lança mas sim na falta de futebol ofensivo da equipa!

      Eliminar
    2. Tens razão,ainda assim não encontrei os 43 golos oficiais mas sim 41,mais 3 penaltys na taça de Portugal.
      Tem uma media de meio golo por jogo mas quantos penaltys tem? Isso do futebol medíocre serve para os 2 lados,já pensaste que uma das razões para tanta mediocridade é não terem um avançado que não falhe tanto? Quantos golos falhou ele contra o Benfica o ano passado? Quantos golos falha por jogo? E só estou a falar de golos feitos...Será que a culpa é só dos colegas?
      O Cardozo por vezes também falha muito...mas também acerta muito,há jogos em que tem uma oportunidade e não falha.

      Não sei se foi o Lima que não quis ou se foi o Sporting,mas a não contratação do Lima pelo Sporting foi dos maiores erros dos últimos anos,sobretudo por terem preferido dar 4 milhões pelo Viola,e acho que foi 4 milhões por 90% do passe.

      Eliminar
  27. o Ricky no slb era so marcar golos, ele ja faz muito para o jogo que o sporting pratica que e o oposto dele, os penaltys contam apesar de muitos branquearem essa situaçao,nem todos marcam penalty por algum motivo, sim e supostamente mais facil, mas tem-se que ter frieza, olhem para jackson no porto.

    ainda so ha um avançado que nao falhou penaltys e esse e balloteli.

    Ricky se tiver uma equipa com o seu estilo marca muitos golos , mas tem que melhorar alguns aspetos, mais frieza na finalizaçao e melhorar o cabeçeamento

    ResponderEliminar
  28. Tenho muita pena que saia do nosso SCP. Excelente profissonal que apesar de muitas vezes ser assobiado e menosprezado sempre continuo a lutar e a esforçar-se. Tenho a certeza que num futuro proximo nao vamos conseguir nenhum PL que consiga o mesmo numero de golos que ele conseguiu.
    Espero que corra tudo bem no Norwish.

    ResponderEliminar
  29. Não me venham com histórias do "vive numa ilha" quando falhou, falhou e falhou golos praticamente feitos só com o guarda-redes pela frente. A verdade que de vez em quando fazia bons jogos e bons golos mas isso também nao apaga os maus ou muito maus que fez. Não passa de um jogador mediano, demasiado fixo e que só aprece quando lhe metem a bola nos pés. Quando a equipa está mal não é capaz de vir buscar jogo atrás que diga-se, seria dificil com aqueles pés. Resumindo foi um jogador bom (para a realidade do sporting) mas mediano no contexto mundial. Há por aí da mesma qualidade ou talvez melhor ( há que dar aportunidades) e mais barato no nosso campeonato.

    ResponderEliminar
  30. Então quer dizer que, se eu marcar 3 golos de calcanhar e falhar 30 hipóteses clara de golo, sou considerado bom? Ok ok

    Eu cá, prefiro marca as 30 e falhar as 3 de genio do que o contrário.
    Mas volto a perguntar, existe algum defesa que tenha medo do wolfswinkel? É que qualquer jogador (defesa central) consegue ser mais perspicaz que ele e antecipar-se às bolas, ser mais rápido a acelarar.. sou só eu a achar isto.. ok..

    Depois de tanta coisa negra que o Godinho fez no Sporting, as únicas coisas boas que fez foram:

    Compra do Carrilo, Capel, Rojo, troca do russo pelo Miguel Lopes e o 'suposto' direito de preferencia pelo Ghilas que, a ser verdade, tem que ser acionado RAPIDAMENTE!

    Saídas obrigatórias:

    Joaozinho - muito, muito, muito fraquinho.
    Jeffren - tem potencial mas nada mostrou até agora.
    Bolo de arroz - vai do 8 ao 80, dá muito pau e enterra muito.
    Viola - apesar de estar em crescendo, duvido que seja jogador para estar ao nível do que o Sporting precisa.
    Cedrig - no final, quando o seu lugar foi atribuído (e bem) ao Miguel, lá se esforçou e jogou alguma coisa, mas continua a ser um jogador de nível mediano baixo, provando que só consegue ser destaque em clubes médios, como Academicas, Maritimos, Guimarães..
    Adrien - mais um exemplo de um jogador como o Adrien.

    ResponderEliminar
  31. grande jogador, os adeptos do Sporting nao lhe fizeram de todo justica.
    Infelizmente vamos sofrer para o ano, pois vai ser bem dificil substitui-lo.

    Mais ainda se for o Inacio a escolher o substituto... Edinho?!??! se vier o Edinho é uma tristeza! (só mesmo se for porque o Inácio mete algum ao bolso com essa transferencia!)

    1 pergunta aos Sportinguistas: alguem quer o Inácio na estrutura?!? (já comeca a ter custos, com a renovacao do Jesualdo Ferreira a ficar complicada, porque efectivamente nao quer o Inácio a dizer-lhe que jogadores vai ter)

    ResponderEliminar
  32. Excelente post, numa bela homenagem aquele que foi um dos melhores pontas de lança do Sporting nas ultimas decadas (apenas atras de Liedson e Jardel em termos de golos) e que, pelo menos a mim, me vai deixar saudades quando nao o vir na frente de ataque do Sporting. Substitui-lo nao sera tarefa facil e a partir dai acredito que os adeptos lhe darao mais valor e sentirao saudades suas.

    ResponderEliminar
  33. Com a saida do Ricky,o Sporting tem que ir forçosamente ao mercado estrangeiro para contratar um ponta de lança,nenhum dos nossos miudos tem para ja estofo para ser titular,e duvido que venham a ter.
    Dos pontas de lança que estao mencionados e que jogam em Portugal...na acredito em nenhum.

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS

 
Site Meter