Os "Golden Boy" da Liga Zon-Sagres 2012-13

Qual o melhor esta época? E quem apresenta mais condições para se afirmar no futebol nacional e internacional? Golden Boy é o prémio que elege o melhor jogador Sub 20 a jogar na Europa. Nesse sentido, e aproveitando os critérios do «Tuttosport», jornal que institui este rótulo, destacamos os jogadores que nasceram em ou depois de 1993 que mais se evidenciaram na Liga Zon-Sagres 2012-13 (alguns certamente vão estar na corrida para suceder a Isco, vencedor do Golden Boy em 2012). Com o  fim do campeonato é altura de se efectuar balanços. Algo que merece destaque pela positiva, são os talentos que época após época vão emergindo no futebol português. Esta temporada, fruto das equipas B, houve uma maior aposta em seniores de 1º ano na nossa Liga, inclusive muitos juniores de 2º ano tiveram espaço, algo invulgar nos últimos anos. Nesse sentido, apresentamos os "Golden Boy" da Liga portuguesa. Elementos que demonstraram qualidade, alguns afirmaram-se mesmo como titulares, outros deram boas indicações para os próximos anos, e se continuarem a ter espaço certamente no futuro não só vão ser titulares, como vão representar claras mais valias em termos desportivos e financeiros para os seus clubes, e consequentemente podem vincar o seu nome no contexto nacional e internacional:

Eric Dier (Sporting): Um caso raro de maturidade futebolística (e ainda é júnior de 2º ano). Capaz de receber a bola e olhar a sua volta, não tem medo de pegar no jogo de toda uma equipa e avançar,  não se intimidando com os erros e nunca se escondendo do jogo. Defesa central de raiz, consegue jogar a alta rotação em outras posições, tendo-o demonstrado ao longo da época, onde já jogou a defesa direito e a médio centro, sempre com uma qualidade notável! A determinado momento chegou a ser Dier e mais 10 no Sporting. Tem tudo para ser um central de topo, e o próximo líder da defensiva do Sporting (caso os leões o consigam segurar) e da selecção inglesa.
André Gomes (Benfica): Ainda não se afirmou completamente na equipa benfiquista, mas com a qualidade do plantel encarnado, seria difícil já ser um indiscutível no onze encarnado. Com uma visão de jogo acima da média e uma boa ocupação de espaços, este médio vêm apresentando exibições consistentes que já levaram Paulo Bento a chamá-lo à selecção "A".  Os seus jogos em Barcelona e em Alvalade (do melhor que se viu este ano ao nível dos jogadores sub-20) demonstraram que se tiver espaço pode potenciar as suas principais valias: a agressividade (positiva), maturidade táctica e capacidade de liderança.
Tiago Ilori (Sporting): Velocidade acima de tudo, algo que num central é meio caminho andado para ser uma referência na posição. Sabe manter um avançado de baixo de olho, ocupa bem o espaço defensivo que lhe compete, mantém a concentração durante todo o jogo, a sua altura é uma ajuda enorme nas bolas paradas quer defensivas, quer ofensivas, é subtil e rigoroso na marcação, mas ainda não está "no topo" das suas  potencialidades, pois por vezes é algo "leve" nas abordagens à bola e frágil no 1x1. Se continuar neste nível (titular indiscutível no Sporting e sempre com boas exibições, mesmo contra Benfica e Porto), tem tudo para marcar presença no Mundial 2014 (há poucos centrais em Portugal com qualidade).
Oblak (Rio Ave): O esloveno, emprestado pelo Benfica aos vila-condenses, é um caso raro no futebol mundial. É um dos guarda-redes mais jovens com o estatuto de titular no futebol europeu e não surpreende. Maturidade, comunicativo com os companheiros da defesa, boa capacidade a sair dos postes, muito regular e tecnicamente muito bom, tem tudo para complicar a vida a Artur na próxima época. Sendo certo, que a sua juventude vai permitir-lhe evoluir ainda mais, denota alguns problemas nas situações de bola parada laterais.
Ricardo (V. Guimarães): Um extremo destemido, desequilibrador, consegue chegar a linha e cruzar com uma qualidade acima da média. Franzino, mas utiliza a sua velocidade e imprevisibilidade para fugir ao choque e ultrapassar os adversários. Apesar de ser sénior de 1º ano, foi indiscutível nos vimaranenses. Vai dar o salto para o FC Porto como reconhecimento das suas capacidades.
Bruma (Sporting): O extremo moderno, capacidade de desequilibrar, velocidade estonteante. "Atira-se" no 1x1 ao adversário seja na linha, seja pelo centro do terreno, sem receio, com finta curta para depois se lançar em velocidade. É também capaz de ir do 8 ao 80 e do 80 ao 8 em cinco minutos, mas sem desanimar, pois as suas capacidades acabam por vir ao de cima. Se amadurecer o seu futebol tem tudo para ser um caso sério.
Filipe Augusto (Rio Ave): Jogador que consegue fazer eficientemente as posições de nº 8 e médio centro, mas que até jogou várias vezes encostado à esquerda. Tem uma boa presença física no miolo, boa capacidade de passe e para sair a jogar, uma grande visão de jogo e acima de tudo uma técnica acima da média. Boa adaptação ao futebol europeu (nem sempre é fácil e no passado outros jovens já falharam), se continuar a evoluir assim na próxima época será um destaque ainda maior.
Ahmed Hassan (Rio Ave): Afirmou-se com a saída de João Tomás e foi uma das boas surpresas da Liga. Ponta de lança móvel, com bom poder de finalização, esforçado e que trabalha muito na frente. Não é por acaso que já foi expulso duas vezes esta época, mas essa vontade (positiva) do egípcio só demonstra a sua atitude. Outro que se continuar a ter espaço, aliado à sua velocidade, vontade e 1m90, vai ser ainda melhor na próxima época.
Jota/Miguel Rodrigues/Nuno Campos (Nacional) - Jota foi o 1º a ter espaço, Nuno Campos apareceu nesta recta final, Miguel Rodrigues demonstrou qualidade a central e médio defensivo. Três elementos interessantes.
PS - Kelvin, Venâncio, Kiko e Diego Lopes foram os outros elementos que se evidenciaram. Vamos ver se tem continuidade na próxima época. Pela negativa a registar o caso de Labyad (que na teoria era o mais forte candidato a "Golden Boy" da Liga portuguesa), João Mário (por motivos diferentes do marroquino já que não teve oportunidades, mas que é um dos elementos mais interessantes que vai estar no Mundial da Turquia) e Tozé (podia ter aproveitado melhor os problemas clínicos que afectaram a equipa principal do Porto, mas desiludiu quando teve minutos).

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Rui Sá

Etiquetas: