14 de Maio de 2013

Qual o melhor esta época? E quem apresenta mais condições para se afirmar no futebol nacional e internacional? Golden Boy é o prémio que elege o melhor jogador Sub 20 a jogar na Europa. Nesse sentido, e aproveitando os critérios do «Tuttosport», jornal que institui este rótulo, destacamos os jogadores que nasceram em ou depois de 1993 que mais se evidenciaram na Liga Zon-Sagres 2012-13 (alguns certamente vão estar na corrida para suceder a Isco, vencedor do Golden Boy em 2012). Com o  fim do campeonato é altura de se efectuar balanços. Algo que merece destaque pela positiva, são os talentos que época após época vão emergindo no futebol português. Esta temporada, fruto das equipas B, houve uma maior aposta em seniores de 1º ano na nossa Liga, inclusive muitos juniores de 2º ano tiveram espaço, algo invulgar nos últimos anos. Nesse sentido, apresentamos os "Golden Boy" da Liga portuguesa. Elementos que demonstraram qualidade, alguns afirmaram-se mesmo como titulares, outros deram boas indicações para os próximos anos, e se continuarem a ter espaço certamente no futuro não só vão ser titulares, como vão representar claras mais valias em termos desportivos e financeiros para os seus clubes, e consequentemente podem vincar o seu nome no contexto nacional e internacional:

Eric Dier (Sporting): Um caso raro de maturidade futebolística (e ainda é júnior de 2º ano). Capaz de receber a bola e olhar a sua volta, não tem medo de pegar no jogo de toda uma equipa e avançar,  não se intimidando com os erros e nunca se escondendo do jogo. Defesa central de raiz, consegue jogar a alta rotação em outras posições, tendo-o demonstrado ao longo da época, onde já jogou a defesa direito e a médio centro, sempre com uma qualidade notável! A determinado momento chegou a ser Dier e mais 10 no Sporting. Tem tudo para ser um central de topo, e o próximo líder da defensiva do Sporting (caso os leões o consigam segurar) e da selecção inglesa.
André Gomes (Benfica): Ainda não se afirmou completamente na equipa benfiquista, mas com a qualidade do plantel encarnado, seria difícil já ser um indiscutível no onze encarnado. Com uma visão de jogo acima da média e uma boa ocupação de espaços, este médio vêm apresentando exibições consistentes que já levaram Paulo Bento a chamá-lo à selecção "A".  Os seus jogos em Barcelona e em Alvalade (do melhor que se viu este ano ao nível dos jogadores sub-20) demonstraram que se tiver espaço pode potenciar as suas principais valias: a agressividade (positiva), maturidade táctica e capacidade de liderança.
Tiago Ilori (Sporting): Velocidade acima de tudo, algo que num central é meio caminho andado para ser uma referência na posição. Sabe manter um avançado de baixo de olho, ocupa bem o espaço defensivo que lhe compete, mantém a concentração durante todo o jogo, a sua altura é uma ajuda enorme nas bolas paradas quer defensivas, quer ofensivas, é subtil e rigoroso na marcação, mas ainda não está "no topo" das suas  potencialidades, pois por vezes é algo "leve" nas abordagens à bola e frágil no 1x1. Se continuar neste nível (titular indiscutível no Sporting e sempre com boas exibições, mesmo contra Benfica e Porto), tem tudo para marcar presença no Mundial 2014 (há poucos centrais em Portugal com qualidade).
Oblak (Rio Ave): O esloveno, emprestado pelo Benfica aos vila-condenses, é um caso raro no futebol mundial. É um dos guarda-redes mais jovens com o estatuto de titular no futebol europeu e não surpreende. Maturidade, comunicativo com os companheiros da defesa, boa capacidade a sair dos postes, muito regular e tecnicamente muito bom, tem tudo para complicar a vida a Artur na próxima época. Sendo certo, que a sua juventude vai permitir-lhe evoluir ainda mais, denota alguns problemas nas situações de bola parada laterais.
Ricardo (V. Guimarães): Um extremo destemido, desequilibrador, consegue chegar a linha e cruzar com uma qualidade acima da média. Franzino, mas utiliza a sua velocidade e imprevisibilidade para fugir ao choque e ultrapassar os adversários. Apesar de ser sénior de 1º ano, foi indiscutível nos vimaranenses. Vai dar o salto para o FC Porto como reconhecimento das suas capacidades.
Bruma (Sporting): O extremo moderno, capacidade de desequilibrar, velocidade estonteante. "Atira-se" no 1x1 ao adversário seja na linha, seja pelo centro do terreno, sem receio, com finta curta para depois se lançar em velocidade. É também capaz de ir do 8 ao 80 e do 80 ao 8 em cinco minutos, mas sem desanimar, pois as suas capacidades acabam por vir ao de cima. Se amadurecer o seu futebol tem tudo para ser um caso sério.
Filipe Augusto (Rio Ave): Jogador que consegue fazer eficientemente as posições de nº 8 e médio centro, mas que até jogou várias vezes encostado à esquerda. Tem uma boa presença física no miolo, boa capacidade de passe e para sair a jogar, uma grande visão de jogo e acima de tudo uma técnica acima da média. Boa adaptação ao futebol europeu (nem sempre é fácil e no passado outros jovens já falharam), se continuar a evoluir assim na próxima época será um destaque ainda maior.
Ahmed Hassan (Rio Ave): Afirmou-se com a saída de João Tomás e foi uma das boas surpresas da Liga. Ponta de lança móvel, com bom poder de finalização, esforçado e que trabalha muito na frente. Não é por acaso que já foi expulso duas vezes esta época, mas essa vontade (positiva) do egípcio só demonstra a sua atitude. Outro que se continuar a ter espaço, aliado à sua velocidade, vontade e 1m90, vai ser ainda melhor na próxima época.
Jota/Miguel Rodrigues/Nuno Campos (Nacional) - Jota foi o 1º a ter espaço, Nuno Campos apareceu nesta recta final, Miguel Rodrigues demonstrou qualidade a central e médio defensivo. Três elementos interessantes.
PS - Kelvin, Venâncio, Kiko e Diego Lopes foram os outros elementos que se evidenciaram. Vamos ver se tem continuidade na próxima época. Pela negativa a registar o caso de Labyad (que na teoria era o mais forte candidato a "Golden Boy" da Liga portuguesa), João Mário (por motivos diferentes do marroquino já que não teve oportunidades, mas que é um dos elementos mais interessantes que vai estar no Mundial da Turquia) e Tozé (podia ter aproveitado melhor os problemas clínicos que afectaram a equipa principal do Porto, mas desiludiu quando teve minutos).

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Rui Sá

Etiquetas:

78 comentários:

  1. Eric Dier. Vai ser um caso sério no futebol europeu! Tem boa visão de jogo, maturidade, liderança, porte físico, joga em várias posições...

    ResponderEliminar
  2. André Almeida, sem duvida um grande jogador e com provas dadas e muita margem de progressão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O André Almeida não respeita os critérios.

      O Golden Boy é para jogadores sub-20, ou seja que nasceram em 1993 ou 1994.

      E o lateral/médio do Benfica nasceu em 1990.

      Eliminar
  3. Eric dier é aquele que de longe possui mais maturidade e visão para o futuro. Não se vai perder pq tem os pes bem assentes na terra e por isso tem mais hipóteses de se afirmar a nível internacional. Tem imensa qualidade a vários níveis e uma polivalência rara de se encontrar.

    ResponderEliminar
  4. Exelente post de VM, mas é um topico com muitas variantes, tem muito que se lhe diga sobre este tema futebolistico.
    Na minha opinião pelo que mostraram este época, o jogador jovem com mais potencial será certamente o Ola John, 19/20 anos, que fez uma pré-época de pessimo nivel, evoluiu muito no decorrer da temporada e chegou mesmo a ser decisivo em algumas ocasiões para o Benfica e satisfazendo os seus adeptos com grandes momentos futebolisticos. Depois temos Bruma e Dier do Sporting, que tendo em conta a forma actual do clube, estes jogadores que saltaram da equipa B foram um lufada de ar fresco na equipa A dos "Leões" acrescentando muita qualidade e profissionalismo ao plantel. Temos também Ilori que foi ganhando o seu espaço, e será certamente uma peça a ter em conta no futuro da equipa. Temos também André Gomes e Cédric Soares, o primeiro teve poucos minutos mas quando jogou mostrou a sua enorme qualidade e capacidade para ser um jogador Português de destaque futuramente na liga. Quanto ao segundo teve uns periodos conturbados com a queda de forma da equipa, mas tendo em conta a sua qualidade, e a qualidade demonstrada na época transata, acredito piamente que será um grande lateral direito no futuro, e destacar que também é Português!
    Outro jogador que considero ter um potencial incrivel é Carrillo, mas que tem sido uma constante decepção visto que parece ser um jogador sem cultura futebolistica (não tem noção do jogo) e com pouca cabeça (parece não se interessar muito em afirmar-se no SCP)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Cédric tem 21 anos,quase 22 e sinceramente é um cepo,não é jogador para o Sporting nem para nenhuma equipa grande.

      Eliminar
    2. Se acha que Cedric é um cepo então acho melhor prestar melhor atenção aos jogos bons e não só aos jogos maus...
      Mas realmente não cumpre os criterios, pois nasceu em 1991, My Bad XD

      Eliminar
  5. Essa é fácil Bruma.
    Um típico extremo, com uma mudança de velocidade fora do normal, muita técnica, tem tudo para ser um jogador de nível mundial.

    ResponderEliminar
  6. Bruma sem duvida.
    É o jogador com mais potencial, um extremo puro com uma mudança de velocidade fora do normal, muita técnica, tem tudo para ser um jogador de nível mundial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, Miguel. Mas também é claro que se não tiver um acompanhamento adequado creio que possa vir a ser mais um "negócio à Sporting", uma espécie de Daniel Carriço, que tinha potencial para ser a estrela da equipa, mas que acabou por ser mal aproveitado e vendido por menos de um milhão de euros. Claro que não quero que isso venha a acontecer porque neste caso, o Bruma é um jogador que admiro bastante.

      Eliminar
  7. Penso que a imagem do VM diz tudo.. Bruma no meio, e a luta pelo pódio é entre os restantes.

    1º - Bruma
    2º - Eric Dier
    3º - Oblak

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos vários jogadores jovens que se destacam do Sporting, realmente há 2(ou 3 se contarmos agora com a incrivel evoluçao do Ilori) que se destacam, e sao Bruma e Dier, mas mesmo assim tenho muita mais confiança em Dier do que em Bruma, meteria sim Dier em 1º e Bruma em 2º, em 3º Oblak/Ilori

      Eliminar
  8. Para mim Eric Dier.aproveitou o facto do sporting ter feito uma época miserável para se afirmar na equipa e no futebol português e provar que a a formação do sporting esta bem e recomenda se. Bruma e illori tao bem eram boas apostas mas sao mais "imaturos" em campo que o inglês

    ResponderEliminar
  9. na minha opinião em:
    1º Dier (SCP) é de longe o jovem mais promissor da nossa liga e joga em algumas posições.
    2º André gomes (SLB) tem um pés e uma visão de jogo muito boas, e deixou boas indicações sempre que jogou.
    3º Oblack (SLB) temos aqui um gk muito promissor, bom pés, sai-se bem. Gosto bastante dele.
    4º Illori (SCP)temos de volta um grande central formado nas escolas do SCP. Bem que este clube necessitava de alguém assim.
    5º Bruma (SCP) jvem talentoso um verdadeiro diamante por lapidar. É bom que os dirigentes renovem contrato com este menino, pois vai gerar várias dores de cabeça às defessas contrárias.

    ResponderEliminar
  10. Bruma e eric dier, sem duvidas, o Andre Almeida e mais velho mas e sem duvida uma joven promessa. Dadas as circunstancias kelvin esta tambem entre estes.

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Kelvin? Isto é para a Liga ZON Sagres e não para a Liga Orangina!

      Eliminar
    2. Ui szalai ainda esta dorida a ferida? Não sei porque não se pode considerar o Kelvin. Se se coloca o Andre Gomes,que fez o mesmo número de jogos pela equipa B como o Kelvin (a proposito da liga orangina), esse jogador que não teve qualidade para jogar de azul ao peito enquanto por la andou, não sei porque não se pode pensar em Kelvin o jogador que determinou a liga com o golo na luz e em Braga. Se o Kelvin fosse do SLB já o assunto era outro, a imprensa destacava bem a qualidade do menino. Como da "promessa" que anda a vaguear pelo corunha que o jornal ABOLA tanto elogiou para o meter na seleção numa epoca que fez 3 jogos na liga --´

      Eliminar
  12. Bruma, Dier, e o ultimo lugar do pódio seria Oblak.

    O Sporting realmente tem ali 2 futuros enormes jogadores.

    ResponderEliminar
  13. 1-Eric Dier
    2-Bruma
    3-Ilori

    ResponderEliminar
  14. 1º Oblack (Titular de uma equipa que ainda luta pelas competições europeias)
    2º Felipe augusto (Alma e coração do meio campo do rio ave)
    3º Dier (Assumiu-se na 2ª metade da época do Sporting)
    4º Bruma (Igual a Dier)
    5º Ilori (Iguais aos anteriores)
    6º André Gomes (Foi aparecendo a espaços no benfica tendo deixado boas indicações)
    7º Kelvin (se conseguir aproveitar o Hype dado pelo golo ao benfica)
    8º Atsu (se apanhar juizo naquela cabeça)
    9º Carrillo (iden aspas aspas)
    10º Diego Lopes (apareceu a espaços no rio ave)

    ResponderEliminar
  15. Para mim os melhores são o Dier , Bruma e Ilori . Neste aspecto , em qualidade e potencial de jovens , o Sporting é que está à frente na Liga. Mas se tiver que escolher um Eric Dier... A lateral , a central , no meio-campo , o homem não sabe jogar mal.

    ResponderEliminar
  16. Dier, Ilori, Bruma, Oblak são os maiores destaques; André Gomes, Hassan e Ricardo seguem logo atrás. Um destaque tb para Paulo Oliveira e Tiago Rodrigues (embora nascidos em 1992, não podendo entrar nestas contas).

    Uma curiosidade, via TransferMartk:

    Dier - 2,2M
    Ilori - 1,5M
    Bruma - 2,5M
    Oblak - 2,4M
    André Gomes - 3,5M

    ResponderEliminar
  17. dier, bruma e ilori serão sem dúvida jogadores com futuro brilhante. É no entanto não esquecer que estes tres jogadores apenas apareceram na 2º parte da epóca. Por isso para mim, em primeiro Oblak, por a excelente época realizada, sendo titular de uma boa equipa como é o Rio ave, segundo Filipe augusto, uma ótima surpresa, e Dier, pela qualidade que demonstra, pela maturidade e pela capacidade de desempenhar mais do que uma posição, sem perda evidente de qualidade

    ResponderEliminar
  18. Para mim, Bruma e Dier vão ser casos sérios mas, quem mais gostei de ver foi Ilori. Muito maduro e até marcou, penso que dois golo. Bruma está a aparecer e penso que será dos melhores jogadores da liga na próxima época e Dier, será um central de classe mundial mas jogou mais a médio e até a lateral.

    ResponderEliminar
  19. Esqueceram se de um ponta de lança da académica chamado Salim Cissé (vindo futebol italiano divisões inferiores), que espanta pela rápida mobilidade e movimentações, cabeceamento e remate. Tem um pequeno problema não pode jogar sozinho na frente de ataque porque é o típico ponta de lança que desiquilibra a defensiva contrária.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tambem pensei nele, mas ele é de 1992, por isso não entra neste criterio

      Eliminar
  20. na minha opinião filipe augusto.grande maturidade e qualidade no meio-campo,com a idade que tem é raro demonstrar já tantos atributos.tem tudo para ser um grande médio e já foi associado ao benfica.não me admirava nada que já no próximo ano desse o salto...

    ResponderEliminar
  21. Grande poste VM:
    1º Bruma
    2º Dier
    3º Ilori

    Está ai o TOP 3 dos melhores, não é peciso acrescentar muito mais, são o Futuro da Selecção Nacional/Inglaterra.

    ResponderEliminar
  22. Gostaria de saber a opinião do VM e restantes leitores acerca do Eric Dier, na seguinte temática. Não se pode negar que tem um potencial tremendo, mas será que na posição de médio irá conseguir explanar todas as suas virtudes como será expectável que o faça na sua posição de origem, a central?

    Como sportinguista, tenho receio de que jogando no meio-campo não atinja todas as suas capacidades...e assim se perca um grande central.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou benfiquista, e admito que não acompanhei Dier desde o inicio de época, mas se calhar levantou uma falsa questão.

      É que vendo a sua capacidade física, segurança com bola no pé e certeza no passe, e observando como suportou o meio campo defensivo do sporting, acho que a questão é se ele podia atingir todas as suas capacidades jogando a central.

      João Malaquias

      Eliminar
  23. Claramente que será Dier a vencer. Não fosse ele a ter aparecido no Sporting e por esta altura ainda estavam mais abaixo na tabela classificativa.

    Em 2º aponto para o Oblak. O rapaz sabe o que faz entre os postes. Para o ano devia rodar novamente já que o Artur ainda deve ficar mais uma época.

    ResponderEliminar
  24. J n, penso o mesmo e embora pense que mesmo a medio sera um bom jogador, a central sera um fora de série. Gosto da dupla Rojo e Ilory e sera uma pena desfazer e se deve sair alguem, ai so podera ser Rojo encostando-lhe a LE, para Dier poder ser acompanhado por Ilory.

    ResponderEliminar
  25. Vou responder à 1ª pergunta do post:

    1º Oblak (Rio Ave)
    2º Ricardo (Guimaraes)
    3º Filipe Augusto (Rio Ave)

    ResponderEliminar
  26. A minha escolha é Oblak. É muito raro jogadores na sua idade serem já indiscutíveis numa 1ª liga, ainda para mais quando se trata de um GR. Demonstra já qualidades acima da média.

    A minha dúvida seria entre o Oblak e Dier, mas o facto de desde o inicio do campeonato até ao fim ter sido titular, dá vantagem ao Gr do rio ave.

    ps: Quase de certeza que o "sub-20" que mais infuência teve/terá no desfecho do campeonato, não pode ser considerado para este "prémio" por não ter minutos suficientes, e falo claro de Kelvin.
    Acrescento que não concordo com o VM no que diz respeito ao Tozé, pois se não estou em erro, apenas foi utilizado uma vez, e pouco tempo. (Parece-me um jogador que gosta de decidir todos os lances "à sua maneira", o que lhe pode dificultar a passagem à equipa A)

    ResponderEliminar
  27. Kelvin? Como é que um jogador que jogou 152 minutos em 7 jogos na Liga pode ser considerado o Golden boy? Tudo bem que marcou os golos importantíssimos ao Braga e ao Benfica,mas quer-me parecer que isso é outro assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, acho que se está a criar um hype enorme em torno do Kelvin apenas pelo que fez no último jogo...

      Eliminar
    2. Kelvin é apontado no post mais como um jogador que se evidenciou das poucas vezes em que jogou e não como um dos incluídos na "votação" para "Golden Boy"!

      Eliminar
    3. Rui Sá,Kelvin foi a opção de alguns leitores.

      Eliminar
  28. Para mim deveria ser entre o Filipe Augusto e o Oblak,se bem que se torna mais facil este elementos aparecerem numa equipa como o Rio Ave, do que num dos grandes. Mas ainda assim um premio pela regularidade e capacidade demonstradas.

    ResponderEliminar
  29. o Porto já mostrou estar atennto e com vontade de voltar a ter uma política de aposta em jovens com qualidade a actuar na nossa liga. para além do Ricardito e do Tiago Rodrigues (para mim a maior surpresa do campeonato porque ao contrário dos miúdos do Sporting, a este ninguém o conhecia e tinha andado a rodar em divisões não profissionais) um jogador que me encheu as medidas foi o Carlos Eduardo do Estoril que me parece que tem qualidade para muito mais do que o clube da linha (com todo o respeito pelo Estoril). o Miguel Lourenço também me surpreendeu bastante e parece-me um jogador com muita qualidade embora por vezes um bocado impetuoso demais. quanto ao golden boy, para mim, definitivamente, seria o Eric. classe, qualidade, maturidade... Inteligência o que sempre faltou ao Quaresma, ao Manuel Fernandes, ao Bosingwa... Eric tem para dar e vender.

    Dragão 86

    ResponderEliminar
  30. 1º Eric Dier (Apareceu muito bem, jogasse o meio campo, a central ou a defesa-direito, e é o jogador com mais potencial em Portugal)
    2º Oblak (Excelente guarda-redes, com boas possibilidades de substituir o Artur para o ano. Afirmou-se no Rio Ave e contribuiu para a boa campanha vila condense)
    3º Bruma (Extremo que poderá garantir uma boa época ofensiva ao SCP no próximo ano. R
    apido desequilibrador e sem medo no 1x1, um extremo de qualidade)

    Nota para o Felipe Augusto, que na 1ª metade da epoca exibiu-se a grande nível, mas que desceu de forma

    Tiko

    ResponderEliminar
  31. Para mim, Filipe Augusto, na medida que é o mais completo tendo em conta a posição que ocupa. Muito criativo, bom taticamente, bons atributos físicos, um prodígio. O Jorge Mendes não dorme...

    ResponderEliminar
  32. Dier.
    É um acaso sério, clubites à parte.
    O mundo do futebol está doido por este jogador.
    A sua cotação disparou para números inimagináveis há 1 ano atrás, de acordo com um estudo junto de vários empresários de futebol, não ligados a este jogador.
    Seria importante para o nosso campeonato que este jogador, capitão da selecção inglesa sub-20, ficasse mais alguns anos por cá. Pena ele ter optado pela nacionalidade inglesa.

    ResponderEliminar
  33. Filipe Augusto a par de Oblak são os candidatos!!! Especialmente o brasileiro que faz-me lembrar o Deco quando jogava no Salgueiros, grandes pés, boa visão de jogo, bom remate etc.

    Oblak para o ano se continuar no SLB, pode estagnar, nesta fase da carreira o esloveno precisa de jogar regularmente e pelo menos no Rio Ave conseguiu, um empréstimo a um SCRAGA talvez fosse o ideal, apesar do russo Stanislav Kritsyuk também ser um excelente guarda-redes, nem sei como é que o Peseiro não lhe dá a titularidade em detrimento do veterano Quim.

    Eric Dier para mim terá um futuro muito interessante a central e não a pivot defensivo.

    ResponderEliminar
  34. Entre Dier e Ilori.
    Ambos a assumirem um papel bastante importante nas várias fases do Sporting.

    ResponderEliminar
  35. Para mim o melhor sem duvida Eric Dier, nao sabe jogar mal seja em que posicao for e tem espirito de liderança, penso que na proxima epoca tem de fazer parte do leque de 3 capitaes do Sporting.
    Em segundo Tiago Ilori, pegou de estaca por merito proprio, rapido, forte no jogo aereo, penso que ainda lhe falta ganhar "corpo" e nao ter medo de "dar nas pernas" quando necessario para ser um central de topo e opçao para a selecçao nacional

    Bruno Gonçalves

    ResponderEliminar
  36. 1- Ola John- Rapidíssimo, forte no 1x1, faz cruzamentos milimétricos. Uma pérola do futebol mundial, para ser bem espremido.
    2- Bruma- Muito rápido e com muita técnica, e forte no 1x1, um extremo com um futuro muito promissor pela frente.
    3- André Gomes- Visão de jogo e maturidade invulgares num jogador com apenas 19 anos.
    Se for bem aproveitado será futuro titular na selecção.
    4- Eric Dier- No meio campo, na direita da defesa, no centro da defesa, onde quer que o ponham a jogar, dá tudo pela equipa.
    5- Jan Oblak- Assumiu-se como titular indiscutível numa equipa com legitimas aspirações europeias.
    6- Felipe Augusto- Motor da equipa vilacondense.
    7- Tiago Ilori- Central rápido, ocupa bem os espaços e forte na marcação. Central a manter debaixo de olho.
    8- Christian Atsu- Extremo rápido, forte no 1x1, destemido. Merecia titularidade no Porto.
    9- Kelvin- Mostrou que pode ser decisivo em jogos importantes, mas também o tem que mostrar nos outros jogos, coisa que ainda não fez.
    10- Ricardo- No seu 1º ano de sénior, afirmou-se como indiscutível na equipa de Guimarães. Extremo rápido, criativo e forte no 1x1. Merece salto para o Porto.

    ResponderEliminar
  37. Ilori está ao nivel de um tal Roderick. Fico-me por aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não andas a ver a mesma liga que eu....

      Eliminar
  38. e o sulk do maritimo!? so nao sei a idade dele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *Suk. 21 anos, logo não entra para o Top.

      Eliminar
  39. Em meu ver Oblak, Dier e Bruma serão máquinas de jogar futebol. Os outros serão jogadores de nível médio alto, mas nunca ao nível que estes 3 eventualmente chegarão se tiverem vontade, sorte e empenho.

    Ass: José Gonçalves

    ResponderEliminar
  40. Já agora, um à parte, o Benfica deveria deixar-se destes pactos de não agressão e contratar já Dier, Carrillo e Bruma ao Sporting. Há dinheiro faça-se já.

    Ass: Carlos Barbosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai está uma visão bem interessante. Deixem-se de tangas, só existentes ao nível português, porque noutros campeonatos é algo perfeitamente normal, e tragam lá o Dier (central ou alternativa ao Matic), Carrillo (opção para as alas, que vai ser necessário) e Bruma (outra opção para as alas), até porque podemos colocar o Salvio a jogar como 2º avançado, algo que já msotrou saber fazer!
      Mas indo um pouco mais além, tentar o Ilori também não me parece mal de todo xD

      Eliminar
  41. Gostei muito de ver André Gomes a jogar. Tem cabeça, uma grande qualidade de passe e uma ba visão de jogo. Mais uma ou duas ao comando de Jesus para o ajudar a evoluir e será certamente uma valia para o Benfica e para a Seleção.

    ResponderEliminar
  42. Eric Dier, Ola John, Ilori, Bruma e Oblak.

    ResponderEliminar
  43. Quem diz que não é o Dier é porque é um hipócrita ou então nunca o viu a jogar...

    Escrevam isto, este rapaz em 2/3 anos está na defesa de um clube de topo mundial e é o central da selecção inglesa.

    ResponderEliminar
  44. Escolho o Eric Dier, sobretudo pela maturidade competitiva que ja revela com tao pouca idade e por ja ser um dos 3 melhores jogadores do Sporting. Espero ve-lo muitos anos no Sporting, prevendo que seja o capitao ja num futuro proximo e o patrao da defesa.

    Por outro lado, acredito que jogadores como o Bruma, Ilori, o Andre Gomes e o Oblak poderao ter um grande futuro se continuarem a jogar e a demonstrar a sua capacidade.

    ResponderEliminar
  45. 1º Oblak -> completamente diferente dos outros: titular indiscutível e mostra segurança maturidade. espero que tire o artur do Benfica porque tem capacidade para isso, bem melhor (MUITO MELHOR) e vai ser o futuro gr da Eslovénia e do Benfica.
    2º Dier -> grande revelação. segurança e maturidade ele tem mas... não jogou a época toda a titular, ja oblak é titularissimo.
    3º F. Augusto -> presença, confiança e atitude que fazem dele um óptimo nº8 ainda é muito novo mas vai evoluir bastante.
    4º Bruma -> apesar de grande velocidade e bom no 1x1 ainda tem que crescer um pouco mais.
    5º Hassan -> agarrou a titularidade dp da saida de J.Tomás bastante trabalhador pode ser um grande jogador no futuro.

    Ilori -> apesar de estar melhor, ainda nao convence tal como roderick podiam ser muito melhores mas ainda é novo, tem velocidade e é um pouco melhor que roderick ainda precisa de crescer mais para ser um grande central, que vai ser, se for bem trabalhado.

    ResponderEliminar
  46. Para mim é fácil e jogou mais do que qualquer um desses. Flávio da académica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Também destacaria o Paulo Oliveira e o Tiago Rodrigues (ambos do Vitória de Guimarães) que se assumiram como titulares e pedras nucleares na equipa do Minho

      Eliminar
  47. Sinto-me tentado a "votar" no Dier ou no Bruma mas é injusto pois fizeram apenas cerca de metade da época... Sendo assim, pelo que vi, o meu voto vai para Ricardo (V. Guimarães). Parece-me ter um grande potencial, tenho pena que não volte para o clube onde foi formado :)

    ResponderEliminar
  48. Para mim, e como já o acompanho desde a formação, dessa lista de jogadores, o que mais me enche as medidas é o Eric Dier. Fazia-lhe um contrato vitalício com o Sporting.

    SL!

    ResponderEliminar
  49. 1º Eric Dier - foi, desde que se estreou, uma peça indispensável no xadrez do Sporting, tanto a médio como a defesa, direito ou central, e logo no primeiro ano de sénior.
    2º Ricardo - no final da época passada já tinha mostrado um pouco do que vale. Este ano, foi um dos melhores jogadores do Vitória, num ano em que o Guimarães superou as expetativas, e como resultado assinou contrato com o FC Porto.
    3º Jan Oblak - já o ano passado tinha feito uma excelente época no U. Leiria, mas o resto da equipa não esteve ao nivel das exibições do esloveno. Este ano, manteve o seu nível exibicional (ou melhorou) mas o resto do coletivo correspondeu e culminou numa época brilhante do Rio Ave
    4º Jeffrey Bruma - talvez se tivesse entrado no 11 do Sporting mais cedo, estaria num lugar mais alto neste Top, mas como já entrou numa fase já tardia da época não conseguiu ser muito decisivo. Mesmo assim resolveu alguns jogos e tem um futuro brilhante pela frente.
    5º Ahmed Hassan - quando João Tomás saiu dos Arcos, os adeptos perguntavam quem seria o substituto. A resposta de Nuno Espírito Santo foi este egipcio, que~fez os adeptos esquecer João Tomás e manteve o Rio Ave no topo com os seus golos.

    ResponderEliminar
  50. Excelente Post!

    1º Eric Dier
    2º André Gomes
    3º Felipe Augusto

    São as minha escolhas.

    ResponderEliminar
  51. Dier: À muito tempo que não via um central tão jovem no campeonato português que me salta-se à vista como este miúdo. Vejo nele um central de alto gabarito do futebol mundial e a sua chamada tanto à seleção (inglesa) como a "chamada" para um grande do futebol inglês devem estar por pouco tempo. Um central jogo, maduro apesar da idade, bom (q.b para central) tecnicamente, versátil e polivalente. Um "kaiser"!

    André Gomes: Faz-me confusão como JJ faz a rotatividade do plantel (ou se quizeremos como não faz). Este jovem apareceu bem no início da época e depois foi relegado para 3º plano. Porque?! Só Jesus sabe ... Uma placa giratória, qualidade de passe e visão de jogo acima da média, um jogador razoavelmente alto e muito elegante a jogar. Futuro promissor.

    Illori: Central alto, forte nas bolas aéreas e bom no desarme/marcação. Jovem e com muita margem de progressão. Não tão bom, ou promissor, quanto Dier, mas o professor soube extrair-lhe as melhores características. Precisa de crescer, principalmente, a nível da sua concentração, muitas vezes desliga do jogo e isso pode ser o click que falta para ser um central de categoria internacional.

    Ricardo: Apaixonei-me por ele assim que o vi jogar e o salto para o Porto não é de estranhar. Rápido, forte no 1x1 em velocidade, cruza bem, vai à linha ... um extremo à moda antiga. Vai vingar no Porto!

    Bruma: Um jogador que já conhecia das camadas jovens, sempre lhe perspectivei um futuro risonho. Ainda assim tem de evoluir a nível mentais. A sua irregularidade dentro do próprio jogo é um handicap que tem de trabalhar. Espero que Leonardo Jardim lhe dê (muitos) minutos.

    Filipe Augusto: Um médio elegante, forte fisicamente, bom a recuperar bolas e exercer a pressão, sem descourar a parte técnica, que é bastante bom, e a parte ofensiva. Um jogador que chegou a estar ligado ao Benfica e, sinceramente, vejo-o como melhor substituto de Enzo.

    Golden Boy: A minha decisão recaí em Dier. Afirmou-se no Sporting e jogou contra grandes (na posição de pivô defensivo) e não podia ter correspondido melhor. Sabe pegar no jogo e denota, como já disse, uma maturidade invulgar. Só não dei o prémio a Bruma pois, como também, já disse "desliga" dos jogos. Como diz no artigo: "vai do 80 ao 8 e do 8 ao 80 em 5 minutos". Ricardo é a minha segunda escolha, afirmou-se num Guimarães órfão e deu o salto para os azuis e brancos. Filipe Augusto fica em 3º.

    PS: Acho que qualquer um destes jogadores merece uma chamada à seleção A, devido à falta de soluções. Licá, Steven Vitoria, Ilori, André Gomes e André Almeida, Ruben, Bruma e Ricardo não teram qualidade para, nem que seja, um amigável?!

    ResponderEliminar
  52. Não sei a idade dele, mas o Tiago Rodrigues tem que estar aí.

    ResponderEliminar
  53. Eu acho que seria um empate entre dier e elori. Possuem grande qualidade técnica e maturidade para a idade! E espero q possam vir a ser ativos valiosos para o SCP

    ResponderEliminar
  54. Tozé podia ter aproveitaod melhor ? entrou num unico jogo aos 80 minutos contra o olhanense com o Porto empatado.

    ResponderEliminar
  55. 1 Oblak (é melhor que o artur mas o benfica tem tendencia para queimar guarda redes)
    2- Bruma
    3- Dier e Ilori

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS