9 de Maio de 2013

OFICIAL: David Moyes substitui Alex Ferguson no comando técnico do Man Utd

Boa escolha?

Depois de Ferguson ter surpreendido o Mundo do futebol com a sua decisão em abandonar o comando técnico do Man Utd (ler aqui), os Red Devils não perderam tempo e contrataram David Moyes, actualmente no Everton (Vítor Pereira, Roberto Martínez e Phil Neville já estão a ser associados aos Toffees pela imprensa inglesa), para suportar a herança mais pesada da história do futebol. O escocês assinou um contrato válido para as próximas 6 temporadas. VM - Escolha que não surpreende, aliás antes do anúncio da retirada de Ferguson alguma imprensa inglesa já tinha especulado que Moyes podia ficar um ano como adjunto do Man Utd para depois assumir o comando técnico da equipa, mas sem dúvida uma tarefa complicada para o actual treinador do Everton. Não era fácil para nenhum treinador substituir Ferguson - vão haver muitas comparações e o fantasma de "Sir Alex vai sempre atormentar os técnicos do Man Utd, principalmente nas derrotas - mas percebe-se (apesar de na nossa opinião não ser a melhor) esta decisão. Moyes tem várias semelhanças com Ferguson, ambos nasceram na Escócia, tem um perfil técnico e táctico algo semelhante, está habituado a projectos longos (11 anos no comando dos Toffees), e apesar de nunca ter conquistado títulos como treinador (à excepção de uma II Liga no Preston), o seu trabalho no Everton tem sido notável (não possui o orçamento de outros emblemas mas nos últimos 7 anos ficou sempre entre os 8 primeiros, aliás, em Inglaterra é há vários anos de maneira algo consensual considerado um dos 5 melhores treinadores). Veremos como será o seu trajecto - a herança que recebe é pesadíssima - e se já foi complicado arranjar um substituto à altura de Peter Schmeichel, imagine-se a pressão que Moyes vai estar sujeito, também por isso, na nossa opinião teria sido preferível aos Red Devils apostar num treinador com outra "bagagem" (com mais títulos e experiência ao mais ao alto nível), como Ancelotti, Hiddink ou Lucescu.

24 comentários:

  1. Concordo. Treinador competente, que tem desenvolvido um excelente trabalho no Everton. É conhecedor do campeonato inglês, sendo isso um ponto a favor. Acho a melhor escolha.

    ResponderEliminar
  2. Daniel Carvalho09/05/2013, 14:53:00

    melhor que isto só se fosse o Mourinho a assumir o cargo. Digo isto como fã do treinador portugues, pois devo assumir que não conheço o trabalho do David Moyes a um nível mais profundo

    ResponderEliminar
  3. Para um trabalho em Inglaterra é um bom treinador, fica no entanto a dúvida de como conseguirá lidar com as expectativas dos adeptos a nível europeu!

    Márcio Mendes

    ResponderEliminar
  4. A algum tempo que se falava do Moyes para suceder ao Alex Ferguson no comando tecnico do Manchester United. E uma herança bastante pesada, mas acredito que o escoces tera capacidade para vingar no clube mais titulado do futebol ingles, fruto do bom trabalho realizado no Everton.

    Claro que gostaria de ver Mourinho sentado no banco do United, mas pelo conhecimento que o Moyes tem do futebol ingles e pela sua competencia acredito que tem capacidade para fazer um bom trabalho.

    Relativamente ao Everton, veremos se Vitor Pereira podera ser aposta dos Toffees, sendo que seria interessante termos 3 treinadores portugueses na proxima temporada no melhor campeonato do Mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se não me engano o clube mais titulado no futebol inglês é o liverpool

      Eliminar
    2. Já foi o mais titulado agora é o Manchester United.

      Eliminar
  5. 12 anos, apenas uma final da Taça da Liga. Um Everton que sempre teve equipas bastante interessantes, o maior destaque é um 4º lugar em 2004/05 e sempre teve prestações más na Europa. Não sou adepto do United, mas não ficava nada feliz com esta escolha.

    ResponderEliminar
  6. parece-me a melhor opção, preferia que fosse JM mas a sua relação com os adeptos do Chelsea e o poder que Fergunson lhe tiraria impossibilitavam a sua contratação.
    Quanto a VP se não continuar no fcp (muito provável) espero que vá para o Everton, pois seria espetacular termos avb, vp, provavelmente JM e até mesmo quem sabe JJ se tambem nao renovar, na melhor liga do mundo !

    ResponderEliminar
  7. Era uma escolha obvia e já esperada pelo seu perfil e cotação que tem em solo britânico, tendo em conta o perfil de treinador que o Man Utd buscava para suceder Sir Alex Ferguson era dos que se mais encaixava(treinador para estar a frente do clube por muitos anos,conhecedor do campeonato inglês e claro com qualidades como treinador), não tendo o gabarito e sendo inferior a Mourinho por exemplo, mas é o mais adequado ao cargo tendo um perfil mais parecido com Ferguson, Mourinho é um treinador diferente mais mediático e normalmente não fica mais do 2/3 num clube, Mourinho sera mais adequado para o Chelsea, vamos ver se David Moyes estará a altura do pesadíssimo fardo deixado por Sir Alex

    ResponderEliminar
  8. Acho que a escolha foi perfeita. Encaixa no perfil de continuidade e estabilidade que o Manchester tem implementado há mais de vinte anos. é conhecedor profundo do futebol inglês e, no campeonato dos "outros" (equipas com menos recursos que city, arsenal, man utd, liverpool, chelsea) tem sido "campeão" quase todos os anos. Quero eu dizer, face aos recursos, teria sido muito difícil para ele apresentar melhores resultados do que os que apresentou.
    Encai ainda no perfil por ser suficientemente low profile para dar o protagonismo aos jogadores (por exemplo, mourinho no united seria um verdadeiro furacão).
    Excelente escolha.

    ResponderEliminar
  9. Competente treinador e muito experiente na liga inglesa uma contratação que se enquadra na forma de ser do Man.United. Penso que David Moyes tem agora a oportunidade de mostrar que é uma grande treinador com um plantel a altura.
    Se Mourinho voltar ao Chelsea vai ser concerteza um duelo interessante. Mas penso que a chegada do Português não benificiaria o ano inicial de Moyes.

    ResponderEliminar
  10. A escolha mais provavél, como adepto do Man Utd fico a aguardar como será a prestação de Moyes a nivel europeu, que a nivel "doméstico", é dos treinadores mais conhecedores da Premier League, e acho que tem tudo para continuar o legado de Ferguson. Não tou a dizer que continuará logo a conquista de titulos, mas continuará o trabalho que tem sido feito no Man Utd, e o fantasma de Sir Alex andará atrás dele nas derrotas, mas isso já se sabia que irá acontecer fosse quem fosse.

    ResponderEliminar
  11. Perfil indicado para o cargo. Competente, experiente, conhecedor do futebol inglês.
    Boa aposta do Manchester United.

    ResponderEliminar
  12. Independentemente da escolha, acho que o United já devia ter começado a tratar deste assunto à muito tempo.
    Ter referenciado e já nos quadros do clube o sucessor de Ferguson antes deste tomar esta decisão. A meu ver fazer o que me parece que chegou a ser possibilidade quando Queiroz era adjunto, passar o testemunho diretamente sem ir buscar ninguem de fora, alguem que já estivesse totalmente integrado no clube.

    ResponderEliminar
  13. Parece-me óbvio que já estava tudo "arranjado". Foi o Ferguson que "escolheu" o Moyes

    ResponderEliminar
  14. Rabensandratana09/05/2013, 16:39:00

    Acho que foi a escolha indicada pelo Manchester United, Moyes fez um trabalho fabuloso no Everton com poucos recursos e apostou muito bem nos jogadores da formação do clube de Liverpool.

    ResponderEliminar
  15. curiosamente tambem é escoces

    ResponderEliminar
  16. treinador competente com um bom trabalho no everton

    ResponderEliminar
  17. Gosto muito do Moyes e acho que vai ter muito sucesso no United. Aliás acho sinceramente que as diferenças na equipa não se vaõ notar, pois como foi dito os estilos dos treinadores são em tudo semelhantes. Estou curioso para ver se o Moyes vai gastar muito dinheiro (pedir muitos jogadores) ou se vai continuar a apostar em jovens e mercados secundários (Belga por ex.)

    ResponderEliminar
  18. Os 6 anos não me surpreendem nada, Sir Alex serve de exemplo claro da politica do Utd... 4 primeiros anos sem um titulo, mas ninguém o deixou cair, podemos ver o resultado fabuloso que deu.
    Acredito que Moyes pode ser o indicado, se assim Fergunson decidiu.

    ResponderEliminar
  19. David Moyes, Mourinho ou Martin O'Neill. Eram quanto a mim os unicos substitutos de nivel para o manchester.

    ResponderEliminar
  20. Concordo, na minha opinião o único ponto fraco é o futebol praticado, mas novo clube, com ajuda de Ferguson, excelentes jogadores, pode ser que consiga ultrapassar as dificuldades sentidas.

    ResponderEliminar
  21. Seja quem for o treinador do Man. United, terá sempre por detrás a sombra ENORME de Sir Alex. Vai ser muito difícil alguém conseguir fazer o que ele fez e terá de suportar sempre a comparação que farão da sua prestação.

    ResponderEliminar
  22. sendo que para qualquer um seria dificil substituir Alex Ferguson, não vejo em Moyes o homem ideal para a tarefa. Na minha opinião, e até pelos treinadores que terão estes os seus rivais Moyes entrará logo a perder pelo curriculo que não tem. Não esqueçamos que quando Alex Ferguson entrou no Man United o clube passava por um grande jejum, atualmente passa-se exatamente o inverso. Além do mais Alex Ferguson já tinha curriculo superior a Moyes.. Resumindo, acho que será um grande flop e será sem duvida o fim de uma era, resta saber se a que virá terá o dominio de alguma equipa em particular ou prevalecerá a anarquia em relação aos sucessivos campeões, o espetaculo está certamente garantido.

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS

 
Site Meter