Melhor 11 Da Época 2012-13 (A Nível Internacional) - Defesa-Central (Lado Esquerdo): Dante

A época futebolística terminou e é hora de efectuar um balanço, assinalando aqueles que se destacaram dos demais. Nesse sentido, o Visão de Mercado apresenta ao leitor o melhor 11 do ano a nível internacional, segundo a nossa opinião. A nossa escolha foi feita com base não só na qualidade dos jogadores, mas também na sua produção no decorrer deste ano desportivo, ou seja, o seu rendimento, quer a nível interno, quer nas competições europeias, e o impacto que obtiveram a nível individual e em prol do sucesso colectivo.

Para muitos, Dante Bonfim Costa Santos, mais conhecido por Dante, era um verdadeiro desconhecido. Na temporada passada, o Bayern Munique já era forte, mas com a contratação do brasileiro (e também de Mandžukić) colmatou uma das principais lacunas do elenco, ou seja, o eixo-central da defesa. Depois de várias temporadas ao serviço do Borussia M'gladbach, o defesa-central chegou a Munique e assumiu-se como um indiscutível no onze dos bávaros. Com 18 golos sofridos, o Bayern foi, de longe, a melhor defesa da Bundesliga e para isso muito contribuiu Dante. Foi o verdadeiro "patrão" da defensiva bávara, oferecendo-lhe a consistência que lhe faltava no passado. É muito forte fisicamente e no jogo aéreo, ocupa bem o terreno, mas também consegue levar a bola controlada para a frente, quando necessário. Ao longo da temporada, o internacional brasileiro teve vários companheiros ao seu lado - Badstuber, Boateng ou Van Buyten - mas, independentemente do parceiro, Dante manteve sempre o mesmo nível dentro de campo. Em suma, Dante chegou, viu e venceu, realizando uma época notável. A nível colectivo, conquistou tudo ao serviço do Bayern (ainda falta a Taça alemã, frente ao Estugarda), enquanto individualmente não só se estreou na Liga dos Campeões como também a venceu, tendo ainda sido chamado pela primeira vez à selecção do Brasil.

Qual o seu pódio no que diz respeito aos defesas centrais (lado-esquerdo) que mais produziram esta época a nível internacional? Dante chegou à ribalta aos 29 anos. Ainda vai a tempo de se tornar num dos melhores defesas do Mundo? No que diz respeito ao "ranking" de melhores centrais da actualidade, em que lugar está o brasileiro?

Melhor 11 da época 2012-13 (carregue nas posições e dê o seu feedback):
- Guarda-redes
- Lateral-Direito
- Defesa-Central (Lado Direito) 

André Mesquita

Etiquetas: