Jupiler League: Mercado em crescimento claro, com condições ideais na relação preço/qualidade para os clubes portugueses

Nos últimos anos, a Europa do futebol assistiu ao renascimento da Bélgica como país capaz de lançar grandes nomes para a ribalta. Nesta altura, temos espalhados pelas grandes equipas jogadores como Hazard, Kompany, Vertonghen, entre outros, o que faz com que cada vez mais clubes tomem atenção ao mercado belga. Axel Witsel teve uma passagem curta mas bem sucedida por Portugal, Mangala também se afirma como um central de grande potencial, Defour ainda não conseguiu mostrar regularidade, mas é igualmente um jogador bem cotado. A Jupiler League apresenta, nesta fase, condições ideais na relação preço/qualidade para os clubes portugueses. Assim, apresentamos alguns nomes que têm qualidade para brilhar ao mais alto nível:

Dennis Praet (Anderlecht) - O novo menino bonito do futebol belga. O talentoso médio ofensivo destaca-se pela sua inteligência, visão de jogo e qualidade no capítulo do passe. Muito dotado tecnicamente, tem um controlo de bola espectacular e uma criatividade bem acima da média. É algo frágil fisicamente, por isso procura sempre evitar o contacto. Com tantas qualidades, não admira que sejá já bastante cobiçado, nomeadamente pelo Milan. Este é daqueles que não precisa de rampa de lançamento. Vai logo para os grandes palcos.
Maxime Lestienne (Club Brugge) - Um extremo rápido e desequilibrador, de apenas 20 anos, bastante habilidoso e de remate fácil. É jogador para outros campeonatos. Pode actuar nos dois corredores, embora seja no direito, flanco contrário ao seu pé preferencial, que pode aplicar as diagonais para o centro, a sua grande arma. Foi dessa forma que apontou grande parte dos 17 golos que marcou na liga.
Thorgan Hazard (Zulte Waregem) - Quem sai aos seus, não degenera. Irmão mais novo de Eden Hazard, tem características semelhantes - a velocidade e espontaneidade, criatividade e inteligência na tomada de decisão - e ainda grande margem de progressão. Também ele foi contratado pelo Chelsea, sendo emprestado ao clube belga, onde actuou maioritariamente do lado esquerdo do ataque, embora também jogue à direita. Veremos se consegue atingir o nível do mais velho.
Massimo Bruno (Anderlecht) - O extremo de 19 anos é, juntamente com Praet, a grande esperança do emblema de Bruxelas. Muito rápido e dotado tecnicamente, tem versatilidade para actuar nas duas alas, pois tem qualidade com os dois pés. Apesar de muito jovem, mostra já uma excelente capacidade de decisão, seja quando procura movimentos verticais ou quando tenta diagonais interiores. Surge bem em zonas de finalização e tem enorme facilidade de remate.
Imoh Ezekiel (Standard) - Aos 19 anos, a sua veia goleadora é confirmada pelos 16 golos que apontou. O nigeriano é um avançado móvel e trabalhador, que cai muito nos flancos e tem capacidade de desequilibrar no 1x1. Participa na criação ofensiva mas mostra-se muito oportuno e eficaz na grande área. Grande promessa do emblema de Liège.
Laurens De Bock (Club Brugge) - Um Vertonghen em potência. Ainda muito jovem, é um central/lateral esquerdo com as características habituais do futebol belga/holandês, ou seja, excelente capacidade no desarme e qualidade na saída de bola para o ataque. Internacional pelos "Diabos Vermelhos", De Bock não é muito alto para jogar no eixo defensivo, mas compensa esse défice de estatura com bastante inteligência na leitura e antecipação dos lances. Tem um remate forte, que lhe permite marcar alguns golos.
Jelle Vossen (Genk) - É talvez o nome mais conhecido. O versátil ponta de lança belga já foi associado aos clubes portugueses em diversas ocasiões. Tem 24 anos e merece experimentar outros campeonatos, já que tem estado constantemente entre os melhores marcadores da liga. Eficaz na finalização, excelente no jogo aéreo, tem velocidade, joga bem como pivot e movimenta-se muito bem entre os centrais.
Michy Batshuayi (Standard) - Tem características para ser um grande jogador, é extremamente completo. Podendo actuar como referência ofensiva (segura muito bem a bola) ou sobre as alas, o jogador de 19 anos de origem congolesa é rápido, forte, agressivo, tem grande sentido de baliza e finaliza bem com os dois pés.
Bernard Malanda (Zulte Waregem) -  Um poço de força. Fundamental na excelente campanha do emblema da Flandres, o médio defensivo (pode também actuar a central) de 18 anos impressiona pela sua capacidade física e resistência, apesar de não ser muito alto. É um trinco recuperador e que revela maturidade nos aspectos tácticos, sendo muito importante no apoio aos centrais. Destaca-se na antecipação dos lances e no desarme. Sem ser um prodígio a nível técnico, garante qualidade na saída de bola.
Kalidou Koulibaly (Genk) - O típico central/médio defensivo francês, bastante agressivo e que utiliza muito bem o físico para se impor nos duelos individuais. Fortíssimo pelo ar, tem inteligência posicional para compensar alguma falta de velocidade e uma saída de bola muito eficaz. Tem de resolver alguns problemas de concentração durante o jogo, mas tem excelentes características.

PS - Não incluímos nomes como Carlos Bacca, Biglia ou Mbokani porque são jogadores já com elevado valor de mercado (e já noutra fase da carreira), mas é claro que seriam grandes opções para os emblemas portugueses. Deixámos de fora também elementos promissores que foram pouco utilizados como Jordan Lukaku, Nathan Kabasele ou Siebe Schrijvers (tem apenas 16 anos e já se estreou pelo Genk). 

Etiquetas: ,