José Peseiro deixa o Sp. Braga; Vit. Guimarães vende Soudani ao Dínamo Zagred, Baldé deve rumar ao Celtic; NBA: Spurs cilindram os Grizzlies com uns indiscutíveis 4-0

Quem deve suceder a José Peseiro?

Sp. Braga -  Princípio de acordo para a rescisão de contrato que ligava Peseiro aos minhotos até 2014. O técnico que ofereceu a Taça da Liga deixa os gverreiros depois de um ano de altos e baixos. Jesualdo Ferreira, Fernando Couto, Marco Silva e Paulo Fonseca estão na linha da frente para suceder ao ribatejano. VM - Observando apenas os resultados, esta passagem de Peseiro pelo Braga foi quase um fracasso (atenuado com a conquista da Taça da Liga), no entanto, admitimos que é complicado fazer uma análise ao seu trabalho. Se por um lado temos a realidade dos números: 4º lugar atrás do Paços de Ferreira (com um Sporting tão fraco exigia-se mais), má prestação nas competições europeias e eliminação na Taça de Portugal aos pés do Guimarães. Do outro temos a conquista de um troféu (o 1º na Era Salvador), e um ano complicado com as lesões de elementos importantes como Éder, Douglão, NAC, etc (com eles a 100% tudo seria diferente). A tudo isto se junta o alcançar de um 2º objectivo (o 1º era conquistar 1 título), que passou por fazer deste Braga uma equipa mais forte no processo ofensivo, mais dominadora, com outra atitude sobre os adversários, algo que conseguiu como demonstra a melhor marca de sempre dos minhotos na Liga em termos de golos. O problema é que se ganhou por um lado perdeu pelo outro, já que o clube minhoto deixou de ter aquela coesão defensiva que a caracterizou nos últimos anos. Muitos prós e contras, algo já habitual na carreira de Peseiro. Mas por norma, como voltou a acontecer neste seu regresso a Portugal os contras tem prevalecido em detrimento dos prós.

Vit. Guimarães - Soudani rumou até Zagreb, onde vai jogar pelo Dínamo local. O avançado argelino, de 25 anos, rendeu 800 mil euros aos minhotos e vai representar o campeão croata nos próximos 3 anos. Já Amido Baldé está perto de rumar até à Escócia, para representar o Celtic de Glasgow. O interesse dos escoceses no avançado luso-guineense não é novo, com o clube minhoto a preparar-se para novo encaixe financeiro. Os dois jogadores terão sucesso nos futuros clubes? O encaixe financeiro é um prémio para a política do Vitória em 2012-13? Como irá a direcção vimaranense responder à saída de pelo menos 4 titulares (além dos citados também Tiago e Ricardo rumaram ao FC Porto)? Manter a aposta nos jovens ou abordar o mercado?

NBA - E os Spurs são os primeiros finalistas da época 2012/13. Foram precisos apenas quatro jogos para bater os Grizzlies, culminando a série com uma vitória por 93-86 em Memphis. A defesa dos homens da casa não impediu os Spurs de lançarem acima de 51% (embora tenham concretizado apenas 3 triplos em 13) ou de marcarem 52pt na zona pintada. Tony Parker mostrou que é uma força na Liga, ao liderar com 37pt (15-21), secundado por Duncan (15pt, 8rb). Pelos homens da casa, Pondexter foi o melhor anotador com 22pt, sendo que Randolph (série para esquecer) marcou apenas 13pt (4-13), Gasol 14pt, e Conley apenas 9pt (4-13). Memphis carregou nas tabelas (16rb ofensivos), mas voltou a não conseguir parar o ataque dos texanos nos momentos cruciais, nem a tirar proveito ofensivo da sua dupla de postes. Quem vai fazer companhia aos texanos na final: Heat ou Pacers?

Etiquetas: , ,