sexta-feira, Maio 10

Estamos numa onda de despedidas. Outro jogador importante que dirá adeus aos seus adeptos este Sábado é Hugo Viana, disputando o seu derradeiro jogo no AXA antes de partir para o Médio Oriente. O médio está em final de contrato, não renovou e partirá agora para um cenário bem mais apetecível em termos económicos (já há algum tempo que se comprometeu com um emblema das arábias). Os adeptos certamente o ovacionarão, após uma era de sucesso dos gverreiros intimamente ligada à passagem do português pelo clube.

De facto, Hugo Viana é um dos melhores (se não mesmo o melhor) médios de sempre do Sporting Clube de Braga, tendo estado nos mais memoráveis momentos do clube. Chegou na época 2009-2010 e foi um dos estandartes do histórico segundo lugar minhoto. Em 2010-2011, o Braga chegou à final da Liga Europa, sendo apenas batido pelo FC Porto de Villas-Boas – e com o mérito de ter eliminado o Benfica. Em 2011-2012, novo lugar histórico na Liga (3.º) e boa presença europeia. Por fim, 2012-2013, até ver, quarto lugar na Liga e o primeiro título do Braga de António Salvador: a Taça da Liga. Não dizemos, como é óbvio, que é graças a Hugo Viana que o Braga alcançou estas marcas notáveis. Dizemos, isso sim, que o médio luso teve uma influência marcante nestes feitos, tendo sido um dos principais protagonistas. Com ele, o meio-campo da Pedreira subiu de nível, atingiu um patamar completamente distinto do que obrava alcançar sem ele. Há um futebol braguista com e sem Hugo Viana – e essa é a mais pura das verdades. Agora, o português pode sair com a noção de trabalho bem feito, pois foi com ele (não só, mas também) que o Braga granjeou uma posição bem vincada no topo da tabela da Liga e conquistou a dimensão e notoriedade que detém actualmente no futebol português. Resta saber, como vão os gverreiros superar a sua perda. No passado houve capacidade para colmatar outras saídas importantes e manter o clube num nível muito alto, mas pelo peso que Hugo Viana tinha dentro e fora de campo, a maneira como sentia o clube, a sua classe e dedicação; desta feita o desafio é enorme.

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio 

Etiquetas:

30 comentários:

  1. O Viana não é só o melhor médio de sempre do Braga - também a comparação é com o Barroso, e o Barroso apesar de esforçado não passou de um médio medíocre -.

    o Viana é o melhor jogador de sempre do Braga. Pelo que deu ao clube em esforço e principalmente qualidade. Golos, passes, classe, não se pode sequer comparar com o Karoglan por exemplo, Viana foi mt melhor e muito mais importante. Vai fazer falta...

    ResponderEliminar
  2. Grande Jogador!!! e Grande pessoa!!

    Que seja Feliz!!

    Richs

    ResponderEliminar
  3. Mais uma brilhante intervenção da "nossa" Inês.

    Hugo Viana já deu tudo ao Braga e acho, a propósito, que devia manter-se em solo lusitano e voltar a uma casa que bem conhece.

    Muitos parabéns e continuação de bons textos.

    ResponderEliminar
  4. Um dos médios mais desvalorizados do futebol português... Apelidado de Lento, a bola nos seus pés flui... Diz que não se encaixa num futebol de transições, no entanto é exignio a lançar ataques rápidos... enfim mais um talento que vai passear classe para os relvados Árabes...

    ResponderEliminar
  5. Nao soudo Braga...mas Hugo Viana é um dos meus jogadores preferidos. Como sportinguista vi-o aparecer e fazer uma carreira que prometia tanto...foi um bocadinho menos que isso...mas mesmo assim notavel.
    Uma classe incomparavel, um maestro. Vai fazer muita falta.

    ResponderEliminar
  6. O Hugo Viana e, sem duvida, um dos melhores medios do SC Braga, uma vez que esteve presente nestes ultimos anos em todas as campanhas maravilhosas do clube bracarense. Como refere a leitora, nao foi por Viana que o Braga atingiu este estatuto de maior clube a seguir aos grandes, mas a verdade e que o medio portugues teve alguma importancia, ja que e(ra) o motor da equipa.

    Alegam que e lento, algo que ate e verdade, mas na verdade o portugues disfarça essa lentidao com a velocidade com que coloca a bola em qualquer ponto do campo, uma vez que e um autentico predestinado no que ao passe diz respeito. Alem disso, tem um pe esquerdo fortissimo na meia distancia e nas bolas paradas.

    Por fim, e natural que tente as Arabias nesta altura, pois nao vai para novo e precisa de fazer um ultimo contrato bastante rentavel a nivel financeiro e por isso, a imagem de muitos craques por esse mundo fora, considero que tomou uma boa decisao.

    ResponderEliminar
  7. Era expectável, dada a aquisição antecipada de Luiz Carlos ao Paços de Ferreira. Contudo, creio que continuam a faltar alguns reforços aos Arsenalistas, e as solução estam no nosso campeonato.

    Para a baliza, o Sp. Braga devia tentar o empréstimo de Jan Oblak. É um dos guarda-redes com mais potencial do campeonato português e "tapado" por Artur, em princípio, a sua próxima paragem pode ser o Axa.

    Na defesa, só é preciso contratar um defesa-esquerdo, como Jefferson ou Diogo Figueiras.

    No meio-campo, falta comprar o outro médio do Paços, André Leão. Pode dar competitividade a Custódio, ou pode mesmo superá-lo (o que acredito). É um autêntico portento físico.

    De resto, falta reforçar o mais urgente, os médios ala. Jogadores como Hurtado, Licá ou Bebé davam jeito.

    Assim, o meu 11 para 2013/2014 seria:

    Jan Oblak
    Baiano
    Aderlan Santos
    Nuno André Coelho
    Jefferson
    André Leão
    Luiz Carlos
    Paolo Hurtado
    Mossoró
    Licá
    Éder

    Claro que é só a minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que o emprestimo do Oblak seria interessante, ou entao apostar-se no Cassio ou no Douglas, enquanto que para lateral esquerdo concordo com a opçao Jefferson. Na direita fazia-se regressar o Galo.

      No meio-campo, o Luiz Carlos e um bom jogador, mas diferente do Viana, pelo que falta um medio que trate melhor a bola e que tenha melhor qualidade de passe, pelo que apostaria no regresso do Tiago se baixasse significativamente o vencimento ou no Tarantini.
      Na posiçao 6 ha Custodio e penso que Mauro serve para 2ª opçao, embora o Andre Leao fosse sempre uma boa aposta.
      Para as alas, parece-me que o Hurtado ainda devera confirmar o seu valor no Paços, porque nao e superior ao Joao Pedro ou ao Alan, mesmo estando o brasileiro mais velho. Com a saida do Helder Barbosa apostaria no Lica e no Hugo Vieira.

      No ataque, Carlao devera sair, mas ha Eder, Rabiola e Ze Luis.

      Eliminar
    2. Nuno André Coelho está de saída do Axa.

      Eliminar
    3. Pela sua equipa, mais valia o Braga juntar a sua equipa com o Estoril e Paços xD

      Eliminar
    4. Concordo contigo em quase tudo. Só acho que o André Leão podia dar mais poderio ao meio-campo bracarense e que o Baiano é o titular para o ano.

      Eliminar
    5. O Paços de Ferreira é alguma coisa que me fascina. Pode ser por eu ser de muito perto, mas aquele meio-campo é fabuloso: André Leão, Luiz Carlos, Hurtado, Vítor e Josué. O melhor de sempre que já passou pela Mata Real.
      Quanto ao Estoril, é outra equipa que me agrada (não tanto como o Paços).
      O que eu queria dizer, era que o Braga se devia reforçar na baliza, na lateral esquerda, médio defensivo e médios-ala. E acima de tudo, que há soluções mais do que credíveis no nosso campeonato.

      Eliminar
  8. Hugo Viana vai deixar muitas saudades em Braga!
    Para colmatar a sua saída? O Tiago, se não estou em erro, está em final de contracto com o Atlético de Madrid. Penso que veria um regresso a "casa" com bons olhos mas como no futebol é o dinheiro que manda, parece-me igualmente improvável.

    Tiago Alves

    ResponderEliminar
  9. Nos pés do Viana a bola não chora.
    Sem dúvida um dos melhores jogadores que já jogou no SCB. Estará para sempre na equipa ideal de todos os tempos dos Gverreiros do Minho.
    Obrigado Hugo.

    ResponderEliminar
  10. O futebol do SC Braga a partir da próxima época, independentemente do treinador, será diferente. Sem Viana, haverá, para além do trinco mais posicional, um típico 8 forte fisicamente para fazer várias vezes durante o jogo a box-to-box. Poderá libertar agora um número 10 puro criativo que poderá ser Micael ou outro que seja contratado. Na minha opinião, um jogador como Micael irá render muito mais sem ter o patrão Viana nas suas costas. Volto a frisar que o futebol português perde (mais um) jogador de classe pura...

    ResponderEliminar
  11. Nunca foi um jogador que apreciasse muito,mas tinha uma qualidade de passe bastante acima da média assim como o remate de meia/longa distancia,normalmente jogava sempre bem contra o Benfica.

    ResponderEliminar
  12. E que falta vai fazer ao Braga... era o motor da equipa! Quanto ao destino, acho que faz muito bem, já teve aventuras no estrangeiro e não correram muito bem, acho que faz bem ir para o estrangeiro apenas para garantir uma reforma dourada.
    Boa sorte Hugo!

    ResponderEliminar
  13. É bastante curioso o trajecto do Viana. Começou a ser um jogador de fintas, encantava, quem não se lembre dele de cabelo comprido a levantar o estádio de Alvalade e o St James Park com as cuecas que mandava aos adversários? O tempo passou e, tornou-se um jogador maduro, seguro no passe e mágico a desmarcar os colegas. Embora considere que deveria ter continuado no Sporting em 2005, não via com maus olhos um regresso para a próxima época a Alvalade. Isto se o Jesualdo continuasse e continuasse com o seu 4x3x3 com um médio mais recuado e dois mais adiantados.

    ResponderEliminar
  14. Já agora, para o Braga, penso que deveriam contratar os seguintes jogadores visto que estamos em época de Mundial e podia sair mais um Silvio da Pedreira: Figueiras ao Paços, Ferreira à Académica, Antunes ao Paços/Málaga, Tarantini ao Rio Ave e Licá ao Estoril.

    ResponderEliminar
  15. Sempre o achei um jogador com classe,tive muita pena quando ele saiu do Sporting, enorme alegria quando voltou emprestado e pena novamente por não vir acabar a carreira a casa mas a vida é assim.

    Boa sorte para o futuro.

    ResponderEliminar
  16. Um jogador de classe, pena não querer vir acabar a carreira a "casa".

    Boa sorte para o futuro.

    ResponderEliminar
  17. Craque, vai fazer muita falta! Sentia e sente o clube nao tenho duvidas.

    ResponderEliminar
  18. Craque, vai fazer muita falta! Sentia e sente o clube nao tenho duvidas.

    ResponderEliminar
  19. Por favor gostava de pedir ao Visão de Mercado um post sobre esse fenomeno que foi e é o Ronaldinho Gaucho o melhor jogador que vi jogar.

    Rodrigo Alves

    ResponderEliminar
  20. Na minha opiniao o medio portugues da actualidade com mais visao de jogo e melhor qualidade de passe longo (a nivel de passe curto Joao Moutinho é superior na minha opiniao), nao se percebe nao ser presenca em todas as convocatorias da selecçao nacional, e ate titular nestes ultimos temos.
    caso venha mesmo a ser verdade esta sua ida para as arabias é pena pois fica a liga portuguesa a perder, gostava de o ver no Sporting pois alem de qualidade dentro de campo poderia ser uma excelente voz no balneario e um exemplo a seguir. Mas neste caso o dinheiro falará mais alto e so posso desejar boa sorte a Hugo Viana.

    Bruno Gonçalves

    ResponderEliminar
  21. Quando apareceu no Sporting gostava muito dele. Achava que era o sucessor ideal do Rui Costa na selecção. Infelizmente com algum azar na carreira (Newcastle e Valência não me parecem ter sido escolhas felizes) não alcançou tudo aquilo que parecia poder. Bom jogador, ainda assim, é pena para o nosso campeonato e bom para ele (deve ir ganhar bem).

    ResponderEliminar
  22. Este rapaz dava grande suplente para o Benfica. Médio excelente para jogos onde fosse essencial manter a posse de bola. Um meio campo com Matic, Manuel Fernandes, Hugo Viana e Djuricic iria devorar a posse de bola contra qualquer adversário português.

    Ass: José Gonçalves

    ResponderEliminar
  23. desejo-lhe as maiores felicidades, poderia ter tido outra carreira

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS