8 de maio de 2013

No principio da época, até por alguma margem (mesmo com a concorrência de Javi Garcia e Custódio), Fernando era para o VM indiscutivelmente o melhor médio defensivo a actuar em Portugal. Não sendo perfeito do ponto-de-vista técnico e no capítulo da posse de bola, visão de jogo e capacidade de aparecer num espaço mais ofensivo (algo que tem vindo a melhorar), o que fazia e faz a nível defensivo é do melhor que se encontra a nível mundial nesta posição. No entanto, passado quase uma temporada, todas estas certezas (em relação ao melhor médio defensivo do campeonato português) passaram a ser dúvidas, tudo por causa de Matic, o jogador mais impressionante (diferente de ser o melhor) da Liga 2012-13. O que o sérvio deu à posição em termos defensivos e ofensivos, maneira como enche o campo, percebe o jogo, assume a posse de bola e alia tudo isso ao seu 1m94, faz do encarnado quase um protótipo do médio defensivo perfeito. Conclusão: estão reunidos os dados para um dos duelos individuais mais fascinantes do ano. Dois elementos fundamentais nas respectivas equipas e que certamente vão ser decisivos (pela positiva ou negativa) no clássico mais importante dos últimos anos. Melhor médio defensivo: Fernando (FCP) ou Matic (SLB)?

Etiquetas: ,

55 comentários:

  1. Matic... até porque é O jogador do campeonato.

    ResponderEliminar
  2. A defender em bloco baixo acho o Fernando melhor jogador, a defender em bloco médio/alto, acho o Matic melhor, porque defensivamente são parecidos mas em termos de qualidade de passe e de pressão alta o Matic supera-o

    ResponderEliminar
  3. Fernando é melhor a defender e mais rápido. Matic é melhor ofensivamente e no jogo aéreo. Fernando é melhor taticamente. Matic é melhor tecnicamente. Fernando é melhor médio defensivo puro. Matic é melhor primeiro construtor de jogo.
    Com todas as qualidades destes dois jogadores juntos, estavamos perante o melhor médio defensivo da atualidade, um pouco à semelhança de Javi Martínez, que tem tudo para o ser.
    Posto isto (vou ter de me decidir), a minha decisão recai em Fernando para dar mais consistência e sustentabilidade defensiva à equipa "ideal".

    ResponderEliminar
  4. São 2 jogadores diferentes. Fernando joga sozinho atras do joao moutinho e lucho, poucas responsabilidades tem com a bola no pé apesar de ter ganho alguma importancia nestes ultimos 2 anos a começar as jogadas do porto, mas esta responsabilidade e mais de joao moutinho. A defender é dos melhores do mundo, capacidade posicional muito boa, bom corte, rapido. Mas perde se joga com outra jogador ao lado, tem de jogar sozinho como pivo defensivo no meio campo. Matic joga com enzo ao lado, dos jogadores que mais me surprendeu este ano, e em casa de se tornar campeão, axo que é a figura do mesmo (se o porto ganhar jackson e moutinho sao as minhas escolhas). Matic e muito forte fisicamente, muito bom com a bola nos pés, é um falso lento pq compensa a sua suposta lentidao com o facto de ser alto e conseguir comer muitos metros com a passada larga. Tem enchido o meio campo do benfica, mas que na minha opinião joga melhor com alguem ao lado.

    ResponderEliminar
  5. Durinha esta...Provavelmente Matic

    ResponderEliminar
  6. Por muita evolução que o Matic tenha tido (e teve), o Fernando continua a ser o melhor médio defensivo do campeonato.

    Impressionante a forma como rouba bolas e domina o meio campo do FCP. E agora tem evoluido e já aparece na area e tudo !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que confundiste a pergunta, não se pediu para dizer quem o melhor médio defensivo do campeonato, nesse caso era Fernando sem dúvida nenhuma, até porque Matic joga lado a lado com Enzo (dois 8)...pediram para dizer quem na sua opinião é melhor. Mas respeito que ache que o Fernando é melhor...

      Eliminar
    2. Ricardo Costa está a negrito, qual o melhor médio defensivo...Nesse caso é sem duvida Fernando, se fosse o melhor jogador(este ano claro) escolhia Matic.
      Aliás Matic nunca será um 6 mas sempre um 8 e é assim que joga no Benfica.

      Eliminar
  7. Matic sem dúvida.

    Tacticamente está ao nível dos melhores jogadores do mundo.
    Se há uma perda de bola e um lateral está fora de posição, ainda antes do passe sair já lá está ele para se antecipar. Não é apenas a sua capacidade de leitura do jogo e decisão para se antecipar, mas também a velocidade com que o faz.
    Tem uma uma visão de jogo excelente e faz bons passes para os seus colegas de equipa (também não é nenhum Rui Costa.

    Tecnicamente é bastante bom. Passa, finta, recupera bolas, remata, faz tudo bem.

    Fisicamente não tem defeitos, 1.94m, ganha bolas de cabeça, bastante resistente ao choque, e também não é lento.

    O melhor médio em Portugal e sem dúvida um dos melhores médios centro que eu vi no nosso campeonato até hoje, absurdamente completo, tem nível para estar num dos melhores clubes do mundo.


    Fernando é um excelente jogador mas Matic ataca muito melhor que ele, e isso no futebol actual marca toda a diferença, pois se Fernando fosse mais forte nas transições já não estava no Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. melhor medio em portugal?

      quer dizer no espaço de 1 ano(era suplente) consegui superar fernando e j.moutinho?

      Dos melhores que viste por ca? de certeza que ñ viste jogar deco rui costa rui barros ja para ñ falar em estrangeiros como emerson ramires balakov

      Eliminar
    2. Sim, não o acho inferior a Fernando defensivamente, vendo o jogo da Luz contra os turcos e tendo bem atenção aos movimentos de Matic nota-se o trabalho desenvolvido ao longo da época, completamente irrepreensível, e ataca melhor que o Fernando;
      Pode-se dizer que o Fernando é mais rápido, mas no resto não o acho melhor, até porque a altura também conta para defender, especialmente na posição de médio defensivo.

      Compará-lo ao Moutinho não me parece útil, mas acho-o melhor fisicamente, defensivamente, e não perde muito em transporte de bola para o Português. Acho o Moutinho um bom jogador mas se tivesse 1.88m provavelmente tinha ido para a Premier League quando era novo.

      Sim dos melhores que vi por cá.
      Rui Costa é e sempre será o meu jogador preferido.
      Ramires é muito bom mas cá não jogou a médio centro.
      Quantos jogadores viu nos últimos 10 anos que fossem superiores ao Sérvio?
      Poucos ou nenhuns.
      Matic é o típico jogador do futebol moderno, muito completo e sem pontos fracos.
      Era demasiado pequeno para apreciar futebol na altura do Balakov/Rui Barros, peço desculpa. Mas isso também já foi há muitos anos.

      Eliminar
    3. Pa eu compreendo que a maior parte das pessoas venha aqui escrever muito pouco que se aproveite, só para tentar mostrar que (nao) percebe de futebol, mas tu não tens necessidade de exagerar e dizer tantas coisas estúpidas.

      Gosto muito do matic e do Fernando, são os dois muito bons, mas o Fernando e do porto por isso prefiro-o.

      Eliminar
  8. Como já tive oportunidade de referir é para mim uma escolha complicada... As minhas escolhas baseiam-se (sempre) na qualidade absoluta dos jogadores, ignorando um pouco a forma actual ou recente, ou as estatísticas que muitos gostam de usar para sustentar muitas vezes opiniões com cunho da clubismo...

    Fernando e Matic, são jogadores diferentes, no entanto a qualidade de ambos não difere muito no que respeita ao desempenho da posição de médio defensivo. Devo dizer que nunca esperei que Matic evolui-se desta forma meteórica nesta posição, ainda para mais sempre o via como um 8, e sempre disse que era jogador de qualidade (mesmo quando há um ano atrás muitos benfiquistas diziam que não era jogador para o Benfica...).

    No entanto, Fernando parece-me ligeiramente superior (não vamos comparar batatas com cebolas, ou seja, ah, mas o Matic faz isto e o Fernando não ou o inverso...). Do ponto de vista do equilíbrio táctico que permite à sua equipa, Fernando é praticamente perfeito. Mesmo a sua capacidade de desarme é algo invulgar, poucas faltas e muitos cortes "complicados" bem sucedidos. É para mim o jogador chave no Porto, e se Moutinho por exemplo consegue jogar no Porto da forma que joga, Fernando é quem o permite. Moutinho sem Fernando ao pressionar tão alto, por exemplo, descompensaria facilmente o meio-campo (veja-se na selecção nacional por exemplo).

    Escolho Fernando, embora com muito "peso de consciência" por Matic não ser o escolhido...

    Até agora:
    Helton, Maxi, Garay, Maicon, Alex Sandro, Fernando

    Cumprimentos

    Raiuga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Otamendi e Luisão não são jogadores que aprecie particularmente. Maicon e Mangala são para mim os melhores centrais do Porto, por isso escolho Maicon (embora seja quase certo que não poderá ser convocado...).

      Cumprimentos

      Raiuga

      Eliminar
  9. Neste momento Matic está mais em forma.
    Noutras circunstancias, Fernando seria superior.

    ResponderEliminar
  10. Neste momento...só pode ser o Matic,apesar de ser fan do Fernando,Matic é o jogador desta época,está com uma qualidade incrível,faz tudo e está em todo o lado,quase sempre bem,faz uma dupla perfeita com o Enzo.

    ResponderEliminar
  11. Neste momento Matic, mas é complicado escolher.
    SL

    ResponderEliminar
  12. dizer que matic é melhor tacticamente é quase criminoso quando o fernando tacticamente é perfeito...

    matic é melhor tecnicamente.. é capaz de fintar dois adversarios junto a bandeirola de canto, como aconteceu no jogo do estoril e depois levar um contra ataque perigoso..

    a diferença entre os 2 é que:

    fernando é um medio defensivo de equilibrios ( quase so defende, embora esta epoca ate suba mais com a bola)

    matic é um medio de desiquilibrios, (é o primeiro a levar a bola para a frente e com a passada larga que tem cria muitos problemas e aparece em todo o lado mas nas zonas ofensivas e desgasta se muito desnecessariamente)... tem mais caracteristicas de 8 do que 6 ate

    aqui fico pelo empate em respeito a grande epoca de matic senao pelo facto de ser medio DEFENSIVO e nao medio escolheria fernando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu comentário foi igualzinho ao meu. Parabéns.

      Eliminar
  13. Helton

    Danilo
    Alex Sandro
    Garay(daqui 1/2 anos no máximo Mangala já estas uns níveis acima)
    Otamendi

    Fernando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caso para dizer, vê tudo azul, caro amigo :)

      Eliminar
    2. Se ele acha que são melhores, porque não colocar?

      Helton é bastante identico a Artur, mas Helton tem melhor e jogo de pés e sofreu menos golos
      Alex Sandro vs Melga: nem comento...
      Garay vs. Mangala: Garay não é superior ao frances, mas lá devem ter usado a desculpa da "experiencia"
      Otamendi vs Luisao: obvio Otamendi é superior
      Danilo vs Maxi: nem sei como vejo pessoas a votar no Maxi, pior época de sempre, só faz faltas e se não fosse protegido pelos árbitros já levava uns 5 vermelhos no campeonato. Danilo, está condenado pelo rótulo "Sr. 18 milhões" (curioso é dizerem que Danilo custou 18 milhões - custo de transferência + comissões e quando falam dos jogadores de outros clubes como Salvio, Ola John e afins só dizerem o custo de transferência e também não incluirem as comissões) foi bastante cumpridor na sua posição e tem vindo a melhorar.


      Em relação ao Fernando vs. Matic:
      -Fernando melhor tácticamente;
      -Fernando melhor a defender (capacidade de desarme, cortes em carrinho);
      -Fernando mais velocidade;
      -Matic melhor ofensivamente;
      -Matic melhor técnica.

      Para a posição de médio defensivo, Fernando é melhor!

      Eliminar
    3. Sinceramente, se a melhor defesa do campeonato é a do FCP, porque não escolher na maioria os jogadores do porto? JCC o senhor é que vê pouco vermelho!
      mesmo entre garay e mangala, é aceitável escolher o mangala!!
      Para mim os únicos jogadores do slb que queria no porto são: Matic, Salvio, lima ...talvez o rodrigo

      Eliminar
  14. Para médio defensivo escolho o Fernando claramente, mas o Matic parece-me a mim mais um 8 que um 6, logo enquadravam-se bem na mesma equipa.

    ResponderEliminar
  15. Escolha dificil... têm ambos caracteristicas difrentes mas são ambos excelentes... para desempatar temos de olhar para o passado e ai Fernando representa muito mais certezas que Matic a meu ver que só apareceu este ano, esta pode estar a ser apenas uma epoca boa e nada garante que vai manter o nivel (á que pensar nesta possibilidade, ele antes desta temporada pouco tinha mostrado)

    voto para o Fernando pois é um jogador de topo e que dificilmente deixa a sua equipa ficar mal


    Rodrigo Fonseca

    ResponderEliminar
  16. nada dificil esta escolha... claramente matic! Jogador completo!
    Helton, Alex sandro, Garay, Luisão, Danilo, Matic...

    ResponderEliminar
  17. Fiquei surpreendido pela maioria dos adeptos portistas terem escolhido até agora pelo menos 1 jogador do benfica...

    ResponderEliminar
  18. Falando do Matic...ainda gostava de o ver a jogar a numero 10,só para satisfazer a minha curiosidade.

    ResponderEliminar
  19. MATIC claramente um dos melhores trincos a jogar na europa não so pelo que destrói , corta linha de passe recupera pela pelas , mas também por ser evoluído tecnicamente o que faz com que sai a jogar regularmente

    ResponderEliminar
  20. Dois jogadores fantásticos. Não consigo escolher, acho que preferia mudar a tatica para jogarem os dois.
    Acho que Matic pode jogar um pouco mais adiantado, à semelhança da evolução que teve Yaya Touré.

    João Malaquias

    ResponderEliminar
  21. Fernando...

    Não é fácil escolher, são ambos fantásticos, mas escolhi o Fernando apenas porque tem mais provas dadas e por isso a sua qualidade esta época não é obra do acaso. Não estou a dizer com isto que o Matic tenha feito esta época de alta qualidade por acaso, mas às vezes acontece uma época de grande nível e depois nas seguintes já não se atingir o mesmo nível, vamos ver como o Matic responde na próxima época.
    Quanto ao Brasileiro, está melhor que nunca, com a mesma eficácia defensiva no corte, posicionamento, mas evoluiu com a bola nos pés e no momento ofensivo, como já disse, no final da época está na altura de dar o salto, ele já merece.

    Helton

    Maxi
    Garay
    Mangala / Luisão (Mangala porque a par de Garay são os melhores centrais, mas Luisão ganha o duelo com Otamendi)
    Alex Sandro

    Fernando

    ResponderEliminar
  22. São 2 jogadores com estilos muito diferentes.

    Fernando é superior no aspecto defensivo, que sempre foi a sua especialidade, mas nos últimos anos tem vindo a melhorar muito no passe, construção de jogo e remate.

    Matic é muito superior no aspecto ofensivo, quer no transporte de bola, passe e remate. Aparece muitas mais vezes em zonas de finalização.

    Não me parece que sejam de níveis diferentes. E optar por um ou outro é uma questão de estilo de jogo ou de estratégia. E a opção "mudar de táctica", como alguém disse, não acho que fosse solução, pois o Fernando não é jogador de jogar em duplo pivot. Onde Matic era capaz de funcionar, pois teria mais liberdade.

    A ter de escolher um médio defensivo para um jogo, neste caso este jogo em particular, escolheria Fernando, para ter de enfrentar uma época se calha optaria pelo Matic, pois é bom na posição de trinco, e faz outras posições com qualidade.

    ResponderEliminar
  23. Muito difícil esta escolha. São dois grandes jogadores.
    Escolho Matic.

    Helton
    Danilo
    Mangala
    Luisão
    Alex Sandro
    Nemanja Matic

    ResponderEliminar
  24. A posiçao mais importante do futebol mundial, a partir do qual se formam grandes equipas, sendo que gosto de ver um jogador nesta posiçao que sabe ter a bola, sair a jogar, fazer passes de rotura, etc. Por isso, escolho Matic, nao so por reunir estas caracteristicas, mas pela evoluçao que registou ao ponto de estar a ser o melhor jogador do campeonato e de ja ser um dos melhores na sua posiçao do futebol europeu actualmente. O servio ainda podera evoluir mais, mas a sua capacidade para ocupar o espaço, recuperar bolas, qualidade tecnica e de progressao com bola, meia distancia, entre outras qualidades fazem dele um grande medio.

    Por outro lado, esta escolha nao era facil porque o Fernando e igualmente um excelente jogador, mas e mais um trinco puro e nao um pivot como o Matic, algo que eu aprecio. Ainda assim, gosto bastante da capacidade do Fernando para recuperar bolas e equilibrar a equipa e admito que evoluiu em alguns aspectos ao longo desta temporada como a saida de bola e a capacidade para aparecer em zonas mais adiantadas.

    ResponderEliminar
  25. Matic, para mim, mais completo.

    kanjy6

    ResponderEliminar
  26. Evidentemente Matic, melhor jogador a atuar em Portugal nos últimos 5/6 anos.

    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucho, Hulk, Falcao, Guarin, James Rodriguez, Moutinho, Rui Costa, Coentrão, Aimar, Ramires, Sálvio, Di Maria...

      Ou tens memória de peixe ou começaste a ver futebol agora.

      Eliminar
  27. Matic tem estado em destaque, mas como trinco o Fernando é muito melhor!

    ResponderEliminar
  28. Se formos comparar, tendo em conta as diferenças que existem, acho que é impossível dizer que um é melhor que o outro, pois tendo em conta essas mesmas características são para mim neste momento dois dos melhores trincos do mundo.

    Tendo em conta que o FC Porto sem Fernando perde muita da sua dinâmica mas ainda assim o seu estilo de jogo continua a resultar e que o Benfica sem Matic se torno uma equipa quase "banal", tal é a preponderância e dependência que o Benfica tem do sérvio o meu voto vai para Matic, ele que tem sido o melhor jogador do Benfica (discutindo talvez esse rótulo com Salvio e Lima).

    ResponderEliminar
  29. O Fernando é o melhor trinco do campeonato e já o é há bastante tempo. Obviamente voto nele.

    No entanto não choca nada o facto dos benfiquistas votarem no sérvio, até porque é um enorme jogador que igualmente muito me agrada.

    ResponderEliminar
  30. Depois de ter visto Matic a jogar ao vivo todas as minhas dúvidas foram dissipadas.

    Voto Matic

    Um abraço

    ResponderEliminar
  31. Para mim a junção dos melhores dos 2 planteis

    GR: Helton
    DD: Maxi Pereira
    DE: Alex Sandro
    DC: Ezequiel Garay | Nicolás Otamendi
    8: Nemanja Matić
    10: João Moutinho
    ED: Eduardo Salvio
    EE: Nico Gaitán
    PL: Jackson Martínez | Óscar Cardozo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desse onze só retirava o Maxi Pereira embora haja posições discutíveis (Helton e Otamendi).
      Concordo consigo.

      Carlos Martins

      Eliminar
    2. Eu acho o Maxi o melhor DD da liga e um dos melhores da Europa. Agora claro que não é a melhor época dele mas é impressionante que ele encara cada jogo como se fosse o ultimo e dá tudo. Enorme coração e enorme alma. Se o Benfas tivesse um Maxi esquerdino era bem vindo com certeza. Ele esta época é dos que corre mais em todos jogos dai estar mal fisicamente em alguns jogos.
      Quanto a Helton penso que o Artur é um excelente GR mas Helton é + experiente.
      Otamendi para mim a par de Garay são os melhores centrais do campeonato.

      Eliminar
  32. O Fernando para mim é dos melhores trincos do mundo por isso voto no Fernando mas recordo que o Matic nunca na vida vai ser trinco, o Matic é muito mais um 8/10 Ofensivo que um trinco tractor como o Fernando é.

    ResponderEliminar
  33. Apesar de achar o Fernando o jogador mais importante do FCPORTO e o melhor médio defensio da Liga o meu voto vai para a extraordinária época do Namanja Matic, impressionou-me muito este sérvio!!!

    Este sérvio dá dez a zero ao Javi García.

    ResponderEliminar
  34. Fernando tem evoluído muito, mas Matic surpreendeu tudo e todos, é candidato a melhor jogador da liga portuguesa.

    Helton
    Danilo---Garay---Otamendi---Alex Sandro
    Matic...

    ResponderEliminar
  35. coitado do fernando...
    joao

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS