8 de Maio de 2013

No próximo fim de semana, FC Porto e Benfica disputam não só um clássico mas igualmente a decisão do campeonato. Com uma vantagem na tabela classificativa (2 pontos), os encarnados procuram fazer a festa no Estádio do grande rival, enquanto os dragões, quando já parecia impossível, podem subir ao topo da classificação. Em confronto, duas equipas com orçamentos astronómicos, com plantéis de qualidade e principalmente com um 11 titular que na teoria se equilibra entre si (apesar de ser evidente que as águias apresentam um plantel com mais individualidades). Nesse sentido o Visão de Mercado e para tentar descortinar que equipa tem não só o melhor plantel, mas principalmente o melhor 11, além de não poder ficar indiferente ao clássico, interroga os leitores sobre qual o melhor jogador em cada posição e qual estará em particular evidência no próximo fim de semana, confrontando os prováveis titulares de cada lado do campo. No lado direito do centro da defesa, um confronto entre 2 internacionais que se pautam pela regularidade e descrição (poucos exuberantes mas competentes). Melhor central (lado direito): Otamendi (FCP) ou Luisão (SLB)Curiosidade: O FC Porto segue numa série de 71 jogos sem perder em casa, enquanto o Benfica não perde fora desde Abril de 2012.

Etiquetas: ,

36 comentários:

  1. OTAMENDI se bem que é equilibrado este duelo. Luisâo está a fazer uma boa época, super experiente mas já tem pouca velocidade.

    ResponderEliminar
  2. A minha análise a esta posição, já foi feita no lado esquerdo dos centrais.

    Como tinha referido, aqui ganharia Otamendi, e do lado contrário Garay. Uma dupla, que na minha opinião seria inferior às duplas quer do Porto quer do Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Otamendi, não obstante a qualidade de Luisão, é mais completo e mais jogador que Luisão.

    Perde no jogo aéreo, equilibra no posicionamento, na liderança mas ganha na saída de bola, na capacidade técnica, mais forte nos duelos individuais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Otamendi equilibra com Luisão na liderança? Nenhum jogador em Portugal tem, em termos de comando, o nível do jogador do Benfica, agora, realmente o Otamendi é bem mais forte na velocidade e capacidade técnica, mas liderança nunca, e a nível de jogo aéreo tem vindo a decair ao longo dos anos.

      Eliminar
    2. Gostava de saber como as pessoas avaliam a liderança de jogadores para dizerem X jogador é mais lider que outro... a Sport tv deve andar agora a fazer gráficos com o nº de berros durante o jogo LOL
      Ps: Um jogador que é um (bom) líder, não anda aos berros com a equipa, adversário ou árbitros, como se viu no jogo contra o Estoril por exemplo...
      Claramente que Otamendi ganha, luisão apesar de bom, nunca foi, nem nunca será um excelente DC.

      Eliminar
  4. Rabensandratana08/05/2013, 13:10:00

    Para mim ambos os jogadores têm feito uma época aquém das expectativas, Garay e Mangala deveria ser a dupla de centrais.

    Mas já que tenho de escolher entre estes dois, opto pelo Luisão.

    ResponderEliminar
  5. Luisão é o líder(e capitão) da defensiva encarnada, oferece por isso mesmo liderança, e experiência. Outro dos pontos a favor de Luisão é o facto de ser perigoso nas bolas paradas atacantes. Apesar de tudo isso penso que Otamendi é "mais jogador" é um central moderno e pelas suas características penso que é melhor que Luisão.

    ResponderEliminar
  6. Luisão é experiência e liderança,perdeu velocidade mas é uma referencia dentro do campo.

    ResponderEliminar
  7. Luisão sem dúvida, a idade já pode tar a lhe pesar, mas para além de ser o capitão do Benfica tem um poscionamento perfeito em campo, é experiente, fortíssimo nas bolas paradas para marcar golos e fazer assistências como fez ao golo do Garay contra o Celtic e ao segundo golo do Cardozo contra o Fenerbache. Por outro lado nunca achei o Otamendi um "central do outro mundo" mas apenas um bom central.

    Até agora

    Helton
    Maxi Pereira
    Garay
    Alex Sandro
    Luisão

    João Matos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Renato Teixeira08/05/2013, 14:07:00

      Luisão "sem dúvida"..Maxi..Sem dúvida que a sua opinião está feita com uns olhos bem encarnados..Meter Maxi na pior época de sempre do uruguaio é extraordinario mas dizer que Luisão é sem duvida melhor que Otamendi ou que escolheria sem dúvida (se preferir) é coisa de outro planeta, melhor que isto só certos sportinguistas que diziam que o Capel era melhor que o Hulk e que o Viola era melhor que o Varela...

      Eliminar
    2. Renato,

      Que o Viola é melhor que o Varela tenho dúvidas, mas não tenho dúvidas que chegará a ser bem superior...

      Eliminar
  8. Já o disse no outro duelo, os dois melhores centrais são o Garay e o Mangala.

    Tendo que escolher um destes dois, escolho Luisão, que apesar de não ter jogado durante dois meses e não tendo a velocidade do argentino não cometeu os erros do Otamendi (lembro me perfeitamente daquele contra o Braga que o João Pedro falhou escandalosamente).

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Apesar de estar numa fase descendente, escolho Luisão. É um lider nato e isso pesa muito na sua maneira de jogar. Otamendi é bonzinho, mas nao passa disso e até francamente inferior a Mangala.
    SL

    ResponderEliminar
  10. Renato Teixeira08/05/2013, 14:05:00

    Helton
    Danilo
    Alex Sandro
    Garay (queria a dupla Garay/Mangala)
    Otamendi

    ResponderEliminar
  11. Otamendi, embora os dois percam para Garay e Mangala.

    ResponderEliminar
  12. O Luisão já está na curva descendente da sua carreira, teve épocas muito boas, mas neste momento penso que o Otamendi é ligeiramente superior.

    Helton
    Danilo---Garay---Otamendi---Alex Sandro

    ResponderEliminar
  13. Dificil... Luisão é o líder, é regular... Otamendi nunca fui grande fã mas é um bom central e tem sido consistente, mas por vezes tem desatenções graves.

    Por mim escolho a melhor dupla, sendo que é sem dúvida Mangala-Garay!

    Helton

    Maxi
    Mangala
    Garay
    Alex sandro

    ResponderEliminar
  14. Helton
    Danilo
    Garay
    Alex Sandro
    Otamendi

    ResponderEliminar
  15. Luisão é, sem sombra de duvida, a voz da equipa do Benfica. Um senhor dentro de campo, líder nato! Mas sejamos sinceros, é lento, fraquissimo quando lhe metem bolas rasteiras nas costas, não sabe sair a jogar e da muita "fruta" que na minha opinião, é um pouco perdoada pelo estatuto que tem. De qualquer forma em jogo aéreo, tiro.lhe o chapéu.
    Contudo, o meu voto vai para o Otamendi que em 3 anos vingou na liga. mostrou ser um jogador muito bom e muito serio, apenas lhe aponto um defeito, o jogo aéreo devido a estatura do mesmo.

    ResponderEliminar
  16. Para quê comparar jogadores do benfica aos do porto ? Eles têm sempre os melhores e mais completos. Para quê argumentar com eles , o benfica ate é uma equipa que luta pelos lugares a liga europa, está é a fazer um campeonato muito acima das expectativas.
    Quanto a comparações, logicamente que o fcp é muito superior, é uma equipa que merecia estar na liga espanhola e lutar todos os anos pelo titulo porque em portugal nao tem competição nenhuma.
    Voces é que ainda nao sabem mas o fcp é um clube que se pode intitular como o clube "selecção de varios continentes" pois têm uma panóplia de bons jogadores e em que todos merecem ir a selecção e serem titulares, pois nas diferentes posições eles têm os melhores, estranho é que quando houve a lesão do moutinho tudo correu mal, enfim.
    Com esta qualidade é impossivel o benfica bater.se de igual para igual, parabens ao fcp por mais um título.

    Armando Rabaça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que o Armando pode dizer isto? ou esta a gozar ou acredita mesmo naquilo que disse o que é ainda mais grave...

      Eliminar
  17. Nenhum dos dois, Maicon seria a minha escolha, porque para mim é bem melhor que Otamendi, que é o 3º melhor central do Porto neste momento. Luisão hoje em dia vale muito pelo jogo aéreo e pela experiência, porque nota-se que o auge da sua carreira já passou. Otamendi, já referi tudo o que havia a dizer sobre o mesmo noutros posts. Não me convence, ainda não vi nada de especial nele e só é titular no Porto, por duas razões (a meu ver): para valorizar e ser vendido, e porque para Maicon jogar quem se sentaria no banco seria o Mangala...

    Portanto Maicon vs Luisão, ganha o Maicon.

    Até ao momento:
    Hélton, Maxi, Garay, Maicon e Alex Sandro

    Cumprimentos

    Raiuga

    P.S.: Ao contrário do que alguns consideram, onde terei grandes dificuldades em escolher o melhor será a médio defensivo e a avançado/ponta de lança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P.L?? Vai ver quem é o melhor marcador. E os golos que fez na epoca de estreia de calcanhar contra scp e de bicicleta 2 vezes.

      Eliminar
    2. O que é que isso interessa! Eu não escolho pelos números e pela forma actual ou recente que apresenta, mas sim pela qualidade em si. E sim, Lima e Cardozo não fizeram uma época assim tão inferior ao Jackson Martínez...
      E se o duelo for Lima vs Jakson (creio que será Cardozo vs Jackson) mais dúvidas tenho. Mesmo com Cardozo não o acho inferior a Jackson.

      Se ainda estivessemos a falar de Falcão... ainda vá. Agora neste caso não vejo que Jackson seja assim muito melhor que Lima ou Cardozo, e por isso sim, vou ter dúvidas.

      A médio defensivo, Matic tem mostrado qualidade, evoluiu bem nesta posição e está num nível próximo de Fernando, embora sejam jogadores bem distintos. Aqui, continua a considerar Fernando superior. É o equilibrio do Porto de há quase 3 anos para cá, e se Moutinho pode dar-se ao luxo de pressionar tão à frente, ou de chegar à área ou cair nos flancos, é principalmente porque Fernando é irrepreensível no posicionamento. É quase perfeito em termos tácticos, para a posição que ocupa (provavelmente a mais exigente no aspecto táctico de todas).

      No entanto, acho que em ambos os casos como referi, a qualidade de cada um dos lados no duelo, é algo similar. Agora, cada um analisa como quer e bem entende, sempre foi assim e sempre será. Se faz a comparação com base em números, pronto, o Pena aka "trapalhão" foi um avançado de qualidade... E se tivesse marcado nos inúmeros carrinhos que fez à boca da baliza (em resposta a cruzamentos rasteiros) e que não marcou, então Jardel e Falcão seriam meninos ao pé deste...

      Para mim a qualidade interessa mais, ponto. Jackson está num nível próximo de Cardozo e principalmente Lima, salvaguardando as diferenças entre eles.

      Cumprimentos

      Raiuga

      P.S.: A sua resposta é de um clubismo desmedido, mas pronto, tenho que habituar a lidar com gente assim...

      Eliminar
  18. Helton, Danilo, Garay, Otamendi, Alex Sandro Matic, Fernando, Sálvio, James, Jackson e Cardozo.

    Alguém duvida que esta seria uma equipa temivel em qualquer campeonato?

    Saudações benfiquistas e que ganhe o melhor (De preferência o benfica)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helton,danilo,garay,mangala,a.sandro,fernando,moutinho,james,gaitan,salvio J.Martinez.

      Tactica: 4-2-3-1 ou 4-3-3

      Eliminar
  19. dos 5 defesas centrais habituais titulares destas equipas, o Luisão é menos forte e com um perfil de jogo mais desequilibrado... incluo o Maicon nesta discussão!

    O "girafa" tem na sua experiência a sua mais valia, mas é visível que a idade lhe retirou capacidade de mobilidade, a pouca rapidez de reacção e velocidade que tinha. A experiência levou-o a evoluir no sentido de ir disfarçando estas limitações, mas elas estão lá. Mesmo no jogo aéreo não é um tratado, apesar da altura, tal como Lucho não é. Defensivamente tem boa capacidade corte de jogo aéreo , mas ofensivamente nunca evolui, provavelmente por questões relacionadas com reacção. mobilidade e duelo individual. Tocar na bola para efectuar um corte é uma coisa, posicionar-se face à bola para efectuar um cabeceamente preciso é outra.

    ainda assim é um jogador inteligente e que sabe posicionar-se e gerir o seu jogo.

    Entre Luisão e Otamendi, claramente Otamendi. è mais rápido, não sendo nenhuma gazela, é forte mentalmente, é forte físicamente e muito determinado. Apesar de sul-americano, joga com a agressividade muito controlada e raramente o vemos metido em confusões ou exagerar nos ímpetos. Além disso, como se vê pelas estatísticas, é muito forte ofensivamente, reage muito rápido e finaliza bem.

    ResponderEliminar
  20. Luisão é mais experiente e é mais líder que Otamendi, mas Otamendi é mais rápido.
    São ambos centrais de topo, se bem que Otamendi ainda pode evoluir, mas por agora penso que Luisão ganha.

    ResponderEliminar
  21. Luisão aprendeu a usar o seu melhor e esconder o seu pior. É bom no jogo aéreo, e tem uma pernas longas que utiliza para fazer carrinhos e derrubar jogadores em caso de necessidade, sem ter de se esforçar muito, e isso ajuda-o a ultrapassar a pouca rapidez, velocidade e agilidade. Otamendi é capaz de ser mais útil em situações de jogo aberto e rápido. Por outro lado, Luisão é um líder no benfica. Em condições normais julgo que Luisão é melhor que Otamendi.

    ResponderEliminar
  22. Otamendi tem o problema de ser baixo para um central (e não tem uma elevação fora do comum, apesar de também não ser má). De vez em quando tem desatenções gravíssimas. É um central rápido, com técnica para sair a jogar, que defende bem, daí complementar-se com Mangala que é mais físico. Em suma, um excelente jogador dado o nível do nosso campeonato.

    O Luisão é lentíssimo. É a sua única mas importante lacuna. No entanto o Luisão é bom a esconder essa mesma fraqueza; Quique Flores fez isso muito bem na época em que esteve na Luz, notou-se o trabalho desenvolvido pelos técnicos e jogador nos treinos.

    Escolho o Luisão por ser um símbolo do clube, e o capitão da equipa. São precisos lideres em campo e o Luisão já o é há muitos anos.

    No entanto a melhor dupla seria Garay - Mangala.

    A equipa para mim até agora seria:

    Artur (ele ou Helton estão ao mesmo nível, só o escolho por ser do Benfica)
    Alex Sandro - Garay - Luisão - Danilo

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  23. A defesa é toda do Porto. Otamendi obviamente...

    Aliás se compararmos os 5 centrais de nível das duas equipas o capitão do benfica é de longe o 5º.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *A defesa é toda do Porto, com a inclusão do Garay...

      Eliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS