8 de Maio de 2013

Qual a melhor Liga do Mundo? Praticamente todos os amantes do futebol dirão que é a Premier League, contudo, a Bundesliga promete entrar nas contas pela luta pelo epíteto de melhor Liga do Mundo. Começando pela média de espectadores, a Liga Alemã está claramente na frente, com uma média de 42054 pessoas por jogo, contra as 35855 nos jogos da PL. O espectáculo dentro do campo também é diferente. Se a PL ganha em emoção, perde claramente na qualidade do futebol (se retirarmos o top-7, as restantes equipas jogam essencialmente à inglesa, enquanto as equipas alemães mostram outro requinte técnico/táctico). O número de golos por jogo é mais elevado na Bundesliga, ainda que por pouca margem (2.89 contra 2.80). Em relação ao preço dos bilhetes, nada compete com a PL (pelos mais caros, claro). Em média, um bilhete para um jogo da Bundesliga custa quase 3 vezes menos que um bilhete para a PL. O facto da Premier League ter maior projecção internacional deve-se também ao número de jogadores internacionais nos Estádios ingleses. Neste caso, a Bundesliga é mais tradicional e cerca de 51% dos planteis são compostos por jogadores alemães. Na Premier League, 36% dos jogadores são naturais de Inglaterra. Os treinadores alemães também estão em maioria nas equipas da Bundesliga (89%), contrastando com os 20% de treinadores ingleses na PL. 

39 comentários:

  1. Desde o ano passado que vejo muita Bundesliga, muito bom. Mas de qualquer das maneiras: Premier League, a mim, da-me mais gosto.

    ResponderEliminar
  2. Sim, é de facto um duelo muito interessante, sendo que ambas dão imenso prazer de ver. No entanto, atenção a um factor fundamental no que toca aos dois últimos parâmetros comparativos: o jogador e o treinador alemães são, por norma, melhores que os britânicos. Isso influencia, desde logo, o número de nativos em cada liga.

    Saudações!

    ResponderEliminar
  3. A liga alemã antes da introdução do actual formato da PL era considerada a melhor liga do mundo. Com o crescimento da Premier e da Liga espanhola, a liga alemã caiu muito e o futebol alemão deixou de ter tanto impacto.

    Quando soou o alarme na Alemanha, a Bundesliga foi reestruturada e foram criadas várias academias. (isto no inicio do século XXI já) Os frutos estão a ser colhidos hoje, sendo o expoente máximo a final entre Borussia e Bayern e sendo os rostos desta mudança jogadores como Ozil, Kroos, Gotze, Reus, etc...

    ResponderEliminar
  4. Não concordo minimamente com a parte do praticar-se melhor futebol na Alemanha, fora o top-7 inglês. Onde é que está a o requinte técnico em equipas como o Augsburgo, o Friburgo, Dusseldorf, Furth, etc? Prefiro muito mais, mas de longe, ver um...Norwich - Aston Villa como vi este fim de semana. Mas pronto, isto sou eu, que mais facilmente vejo os jogos do Championship (que vejo quase sempre e adorava que alguma televisão lhes pegasse)que alguns jogos de grandes ligas - há uma magia no futebol inglês que não consigo realmente explicar. O resto...são estatísticas.

    Isto tudo para dizer que acho o futebol à inglesa muito mais apelativo que o futebol à germânica e que não concordo em nada que as equipas pequenas alemãs pratiquem melhor futebol.

    Só para acabar - e um off topic - para mim as duas melhores ligas do mundo é a Inglesa e a...argentina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou completamente de acordo consigo , não há comparação com a liga inglesa.
      Em estatísticas podem ganhar , mas há alguma coisa no futebol inglês que em mais nenhum país há.

      Eliminar
  5. Fiz uma contas e a percentagem de assistência média em ambas as ligas é perto dos 91.7% isto deve-se ao facto dos estádios na Alemanha terem mais capacidade dai haver diferenças entre o numero médio de espectadores entre Alemanha e Inglaterra. Ou seja em questão de espectadores a percentagem média é que devia contar pois os estádios alemãs levam mais pessoas que os ingleses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso também interfere no preço dos bilhetes. Mais procura, menos oferta.

      Eliminar
    2. Afirmação completamente infeliz, visto que a Alemanha tem mais 30 milhoes de habitants que a Inglaterra, e os estádios não têm nem de perto nem de longe essa diferença de capacidade proporcional a essa diferença.

      Eliminar
  6. Desde o início deste ano dediquei-me ao máximo a ver a Bundesliga e devo dizer que a aprecio muito mais em relação à Premier League, por muitos dos factores já referidos. Futebol ofensivo, de qualidade, com garantia de golos e adeptos fenomenais!

    ResponderEliminar
  7. Para mim, a melhor liga é aquela que garante melhores espetáculos no maior numero de jogos em cada jornada por isso a PL é a melhor liga do mundo. Um jogo entre os últimos tem tanto de espetacular como um entre os primeiros e nisso a PL é inigualável por enquanto..

    A segunda melhor liga do mundo acredito que sim seja a Alemã em detrimento da espanhola, italiana, francesa, etc.

    A liga alemã evoluiu muito e neste momento em termos de espetáculo é a única que rivaliza com a PL.

    ResponderEliminar
  8. a Bundesliga é capaz de ser a melhor se tivermos em conta todos os factores, claramente subvalorizada internacionalmente (com o golpe de marketing chamado Guardiola vai deixar de ser, pelo menos não tanto como aora).
    a Premier é a que desperta mais emoções e tem maior quantidade de craques internacionais.
    a Espanhola é a melhor se tivermos apenas em conta a qualidade tecnica e tactica das equipas.

    ResponderEliminar
  9. Premier...de longe.
    Basta ver quantas derrotas tem o campeão Inglês e o campeão Alemão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a opinião é completamente respeitável, mas a argumentação é absurda, com todo o respeito.
      O Bayern é uma equipa muito mais forte que o Man Utd. Os ingleses jogam de uma forma muito pouco equilibrada, muitas vezes com apenas 2 médios. Se juntarmos a isto uma defesa com bastantes fragilidades, individuais e colectivas, é mais que previsível que o Man Utd sofra bastante.

      Isto para não falar que Ferguson é algo limitado tacticamente. Não é muito difícil manietar tacticamente uma equipa como o United, que vive à base de grande intensidade de jogo e individualidades ofensivas.

      Eliminar
    2. É a tua opinião.
      Onde eu queria chegar é que na Alemanha tens neste momento talvez a equipa mais forte do mundo,o Bayern, e depois tens o Dortmund que se estiver inspirado consegue discutir o jogo,de resto só o Bayer tem qualidade.
      Na Inglaterra quase qualquer equipa pode ganhar,por exemplo,jogos entre o Manchester,City,Chelsea,Arsenal,Liverpool,Tottenham,Everton são jogos de tripla.E há sempre surpresas,por exemplo o Reading que está para descer ganhou ao Tottenham ou o QPR ganhou ao Chelsea.
      Qual é a emoção de ver o campeonato Alemão? É tentar adivinhar por quantos golos vai o Bayern golear?

      Eliminar
    3. Estás enganado. Na verdade, só este ano o Bayern tem um número absurdo de pontos e aniquilou por completo a concorrência.
      Regal geral, nas outras épocas, o campeão alemão faz menos pontos que o campeão inglês (e estou a contar que o campeão alemão venceria os 4 jogos a menos que tem em relação ao campeonato inglês).
      Essa história do papão Bayern na Alemanha é tão verdadeira como o Manchester United em Inglaterra. Ambos dominam as suas ligas, com a diferença que na Alemanha 4 ou 5 clubes diferentes venceram esporadicamente, enquanto que em Inglaterra apenas Arsenal e um Che£sea abastado se intrometeram na liga.

      PS: ambas as ligas são as que me dão mais prazer de acompanhar.

      Eliminar
    4. Estava-me a referir ao actual momento...e provavelmente aos próximos anos.

      Eliminar
    5. Ricardo Ricard a tua visao da Bundesliga é muito limitada,enfim.

      Eliminar
    6. José Coelho,já a sua visão foi espectacularmente bem argumentada.

      Eliminar
  10. A minha sincera opinião..

    Como Liga a Liga Inglesa sem comparação.
    A nível de qualidade de Jogadores, apesar da Liga Inglesa ter Grandes jogadores nas Equipas de Manchester, Chelsea, Arsenal etc.. O Dortmund e o Bayer M. levam grande vantagem pela qualidade de Futebol que apresentam..

    Saudações VM

    ResponderEliminar
  11. Premier sem dúvida. Porquê?
    A Bundesliga é muito bem disputada, não nego. Mas é sempre entre Bayern e mais um. Roda entre o Dortmund, o Leverkusen, Bremen, Schalke e Estugarda mas nenhum destes se mantêm no topo a par do Bayern. Porquê? Porque o poderio financeiro dos bávaros, trata logo de aniquilar a concorrência. Foi assim com o Leverkusen (Ballack e Zé Roberto), Bremen (Pizaro, Klose, Borowski), Schalke (Neuer, Rafinha) e será assim com o Dortmund (Goetze e possivelmente Lewandowski)Estugarda Lahm e depois Gomez) e muitos mais que não me recordo.
    Depois, para baixo, acaba por não chamar muita a atenção, pois são os clubes acima que tratam de contratar nos mesmos moldes do Bayern numa escala mais pequena.
    Disse uma vez aqui e é verdade, na Alemanha existe um verdadeiro e coerente mercado de transferências, principalmente internas, mas isso prejudica a competitividade a longo prazo.
    Claro que no espetáculo em si - superproduções televisivas, campos cheios, adeptos ferrenhos, merchandising acaba - por ser tão ou melhor que a Premier, menos a nível internacional.
    Mas, falando de futebol, não existe nada melhor que a Premier League. Ontem se o Wigan conseguisse os três pontos contra o Swansea, ficavam 7!! equipas em luta cerrada pela manutenção até ao fim do campeonato. Temos 3 equipas a lutar pela CL e pelo pódio. No ano passado, o City ganho o título na última jornada! E o futebol é bem praticado e é intenso e emotivo, mesmo que umas sejam tecnicamente fortes e outras joguem "à inglesa" - existem contrastes a abordar o jogo como em nenhuma outra liga! Mesmo quando o United era crônico campeão, tivemos depois um super Arsenal, super Chelsea, super City. E ainda hoje, só o United consegue manter-se por lá mas muito a custo (este ano ganhou o pior plantel dos 4 grandes)!
    E, se com a Bundesliga sabemos que o Bayern vai ter sempre a equipa mais forte e só não ganha por clara falha técnica, na Premier temos a certeza que um dos 4 se perde o campeonato será sempre por demérito, pois qualquer um deles tem claras obrigações de vencer, tal é o investimento. Mas, e assim termino, qualquer "Sunderland" ou "Swansea" pode ganhar na boa a um grande, tal são os contrastes entre formas de jogar.
    Por isso, para mim, a Premier League é muito mais rica em termos de futebol jogado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "PL muito mais rica em termos de futebol jogado"? Creio que se refere mais à emoção/imprevisibilidade dos jogos e da grande intensidade competitiva.

      E já agora "super City" ?! Perdão? Bem, se a medida for o orçamento, é um colosso, mas a jogar futebol.....sinceramente o City ainda não passou de uma equipa medíocre com grandes craques, e provou-o fazendo o ridículo por 2 anos conseguidos na liga dos campeões (e já agora, eliminado pelo Sporting de Sá Pinto...), onde aí sim vêm ao de cima as carências tecnico-tacticas das equipas inglesas devido ao nível superior dos adversários.

      Eliminar
    2. Carlos, se for para vermos só técnica ficamos pelo Brasil, se for para ver táctica ficamos por Itália, planificação Alemanha, tudo ao molho acrescentando muita mais emoção e incertezas no marcador e na tabela... Premier League.

      Quanto ao City, a verdade é que é um super plantel e quando quer, consegue fazer excelentes jogos, só falta o factor treinador para mim, porque é talvez o plantel mais completo do planeta. Lá por não o justificar, não deixa de ser "super".

      Exemplo disto tudo que disse... Basta continuar a ver o Chelsea-Spurs!! Que grande primeira parte. Um Leverkusen-Frankfurt (3 e 4) não deve ser assim tão fantástico... Digo eu.

      Eliminar
  12. Duas ligas em que a população apoia o clube da cidade onde nasceu... tudo dito.

    ResponderEliminar
  13. Premier league sem duvida!!! onde o jogo do primeiro com o último lugar é de uma qualidade e intensidade incrível. Bundesliga resume-se a bayern e a dortmund

    ResponderEliminar
  14. Premier League é Premier League... o resto é concorrência...

    Premier League é a razão por que todos (ou quase todos) os adeptos gostam de futebol. É a emoção, imprevisibilidade, adeptos ao rubro, honestamente nem consigo encontrar as palavras certas para descrever... A Premier League é, pura e simplesmente, o futebol no seu melhor.

    E não são, na minha opinião, o preço dos bilhetes, ou a nacionalidade dos jogadores e treinadores ou até a qualidade dos projetos desportivos que vão mudar isso...

    Basicamente, a Bundesliga pode ter melhores equipas (que não tem, atenção, o top 7 inglês é muito melhor que o top 7 alemão embora o Bayern este ano esteja fantastico), melhores projetos desportivos, maior aproveitamento das camadas jovens, mais jogadores e treinadores germanicos e melhor ualidade de futebol técnico-tático (algumas equipas inglesas taticamente já estão melhor que antes mas continuam inferiores as alemas), mas, por amor de Deus, Premier League é do outro mundo, é o mais alto a que o futebol poderá chegar... Premier League é Premier League!

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. O futebol com emoção e imprevisibilidade só na Premier League!

    A Bundesliga voltou ao patamar das grandes ligas podemos assim dizer, algo que tinha perdido nos ultimos, eles perceberam isso mudaram e cá está a Bundesliga no top novamente.
    Mas no topo acho que a Premier League estava, está e ainda irá ficar mais uns tempo. Em que campeonato tens 4equipas literalmente a lutar pelo titulo? Ok, agora este ano são 3 (Man Utd, Man City, Chelsea) e mais 2outsiders (Arsenal e Totenham), e destas em qualquer jogo pode perder, jogando com o ultimo ou com o primeiro.

    Falando a nivel técnico e táctico da qualidades das equipas, sim algumas equipas inglesas podiam melhorar um bocado, mas dá-me mais gosto ver um jogo do meia da tabela da Premier League, que doutro qualquer campeonato! Mas claro isso sou eu!

    ResponderEliminar
  16. Prefiro a Bundesliga, estádios completamente cheios, espectadores ao rubro e grandes jovens craques alemães!!!

    É a Liga que mais coaduna com o que eu gosto de ver!!!

    Bayern Munique, Bayer de Leverkusen, B. Dortmund, Schalke 04, B. Mönchengladbach etc.

    ResponderEliminar
  17. Premier League, claramente.

    Para mim, a melhor Liga do Mundo e aquela onde ha grande espectaculo na maioria dos jogos do campeonato, seja entre os primeiros classificados, seja por um jogo entre equipas que lutam pela Europa ou para nao descer e nisso a Premier League e imbativel.

    E verdade que a Bundesliga tem mais adeptos, mais golos e talvez um maior requinte tecnico-tactico no global das equipas, mas ainda assim coloco-a no 2º lugar porque prefiro a emoçao e a intensidade do campeonato ingles.
    No entanto, realço que os alemaes tem potencial para serem a melhor Liga do Mundo num futuro proximo e admiro desde ja os preços baixos dos bilhetes que proporcionam grandes assistencias.

    ResponderEliminar
  18. Existe muita clubite aqui a "falar" só porque a Benfica tv vai transmitir a PL é obvio que a liga alemã é neste momento a melhor liga do mundo.Tenho acompanhado desde o inicio esta epoca e é claramente superior! (apenas acompanhando se pode constatar esse facto caso contrario também acharia a PL superior).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? É essa a justificação que arranjas para tanta gente adorar a liga inglesa?

      Eliminar
    2. Meu Deus...Desta ninguém se lembrava...Que imaginação lol

      O ódio tem destas coisas...

      Eliminar
    3. Ou podemos pensar que a malta agora gosta é de Bundesliga porque sabe para o ano que não pode ver a PL sem pagar mais.

      Que ridículo.

      A. Ramos

      Eliminar
  19. Se tivesse de optar por ver apenas um deles talvez escolheria a Bundesliga.
    Em ambos podemos ver os estádios cheios e com apoio maioritário ao clube da casa. Espectáculos recheados de golos e reviravoltas inesperadas. Enormes talentos em quase todas as equipas. Jogos em horários feitos para o adepto que vai ao estádio.

    A Premier League apenas tem vantagem clara no marketing (tanto na publicidade como na compra de estrelas mundiais que catapultam a liga). A história que passam de ser uma liga em que o Bayern domina completamente e os outros são fantoches é uma meia-verdade. Domina tanto na Alemanha como o Porto em Portugal, o Manchester United em Inglaterra ou o Real/Barça em Espanha. Talvez seja essa a razão da contratação de Guardiola (dar uma projecção mediática ao clube e à liga).

    Ao contrário dos outros campeonatos só neste consegui assistir a lutas a 4 clubes(!) pelo título nas últimas jornadas. Se não me engano, houve uma época em que estavam 6 clubes separados por uma diferença de 4 ou 5 pontos a umas 4 jornadas do fim.

    ResponderEliminar
  20. Acho que estes 5 critérios de comparação não conseguem mostrar fielmente qual é a melhor liga porque são muito subjectivos e alguns não estão relacionados diretamente com o futebol praticado... Ora vejamos:
    - Média de espectadores: A diferença não é muita... É sabido que na Alemanha a cultura de ir ver os jogos ao estádio é muito grande, até mesmo nas ligas secundárias, no entanto, se formos ver o preço dos bilhetes, acho que fica desde logo explicado esta situação.

    -Média de golos por jogo: A diferença é mesmo pouca, e no entanto, mais golos não quer dizer que sejam melhores em termos de espectáculo... A meu ver, os Ingleses neste ponto ganham pela qualidade dos golos...

    - Média do preço dos bilhetes: Aqui sim há uma disparidade monumental... Um bilhete em Inglaterra custa quase o triplo!!! É um absurdo, mas a verdade é que, como disse anteriormente, a diferença de espectadores nao é assim tao grande. No entanto, acho que é o unico ponto em que a Alemanha ganha...

    - Quantidade de jogadores nacionais: Sobre isto nem sei o que dizer... Maior numero de jogadores nacionais quer dizer melhor futebol praticado e consequentemente uma melhor liga?

    - Quantidade de treinadores nacionais: idem... Só acrescento que diversidade cultural e de ideias apenas acrescentam valor ao que já existe...

    Posto isto, na minha opinião, a liga que mais entusiasmo me dá é a Inglesa por todo o espectáculo, cultura e qualidade de jogo que apresenta... Volto a realçar que as percentagens/critérios que foram apresentados não definem de maneira nenhuma qual é a melhor liga...

    É uma questão de gostos, e gostos não se discutem...

    ResponderEliminar
  21. Nunca vi nenhum jogador inglês noutro campeonato que não a Premier League. Há jogadores alemães em outras ligas como por exemplo ozil e kedira. Querem falar de jogadores nacionais?

    ResponderEliminar
  22. Ha um facto que "mata" a bundesliga a percentagem de estrangeiros...como é baixa ha menos interesse fora da Alemanha. Por exemplo, o Neymar se fosse para o Bayern toda a gente no brasil começava a seguir a Bundesliga, idem aspas com Falcao, Ronaldos, etc...Os unicos portugueses sao o Vieirinha e o Sergio Pinto e a mairia dos nomes sao inpronunciareis. O Tottenham deve ser mais seguido em Portugal que o Arsenal, tudo por causa do AVB. isto muda tudo, os Portugueses (como todos os outros) vao onde as suas referencias estao e a Alemanha tem menos que as outras ligas. Para o ano toda a gente da colombia é do Monaco...

    ResponderEliminar
  23. Na minha opinião o campeonato inglês é mais competitivo e espetacular do que o alemão. Vou dar apenas um exemplo: Bayern +25 pontos para o 2º lugar, 1 derrota; Manchester United +11 pontos, 5 derrotas.

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS