As 10 desilusões da época

A temporada está praticamente terminada e é altura de efectuar um balanço sobre o que aconteceu no panorama futebolístico. Por toda a Europa, as surpresas e desilusões foram mais que muitas. Nesse sentido, considerando as expectativas que o historial, o passado recente e o orçamento criaram no início da época, o Visão de Mercado apresenta ao leitor as 10 equipas que, na nossa opinião, desiludiram em 2012/13.


Sporting - O conjunto leonino está a atravessar uma verdadeira crise a todos os níveis e 2012/13 foi o culminar da pior época da história do clube. Por Alvalade passaram quatro treinadores, houve eleições e consequente mudança de presidente e direcção, jogadores de craveira internacional como Pranjic ou Boulahrouz, mas a época foi um verdadeiro desastre. O 7º lugar na Liga portuguesa é o espelho do actual momento do Sporting, que não marcará presença nas competições europeias do próximo ano desportivo.
Athletic Bilbao - A equipa basca foi um dos destaques da temporada passada. A sua cultura e filosofia são únicas no Mundo, e sob o comando de Marcelo Bielsa, os "Leões de San Mamés" chegaram à final da Liga Europa. No entanto, esta foi uma temporada para esquecer. A nível interno, o Athletic não figura entre os dez primeiros da tabela, enquanto nas competições europeias ficou-se pela fase de grupos da Liga Europa, ficando muito aquém do que era esperado.
Newcastle - O 5º lugar obtido no ano passado deixava boas indicações para a presente temporada. Alan Pardew já tinha um plantel com qualidade e ainda viu chegar jogadores como Debuchy, Anita ou Moussa Sissoko. Contudo, o desempenho do Newcastle ficou a "anos-luz" do real valor da equipa. Na Liga Europa, o conjunto inglês até chegou aos quartos-de-final, mas na Premier League lutaram pela manutenção até ao final da prova, terminando a época no 16º posto.
Queens Park Rangers - O milionário presidente do QPR, Tony Fernandes, investiu em força no clube londrino. Para atacar a temporada 2012/13 chegaram nomes como Júlio César, Bosingwa, Ji-Sung Park, Granero ou Loïc Rémy. Com jogadores de qualidade, as expectativas estavam no auge e o internacional brasileiro chegou a dizer que o QPR poderia chegar ao título de campeão inglês. A temporada terminou e o resultado foi...a descida de divisão. Nem a substituição do técnico Mark Hughes pelo experiente Harry Redknapp salvou o QPR, que vai agora disputar o Championship.
Inter - José Mourinho levou os "nerazurri" à glória em 2010, depois de conquistar a Liga dos Campeões. Daí para cá, o conjunto italiano nunca mais se encontrou. Andrea Stramaccioni, que já recebeu guia de marcha, tinha ao seu dispor um plantel com jogadores de créditos firmados e de valor. Desde os mais experientes (como Zanetti ou Cambiasso) aos mais jovens (como Kovacic ou Schelotto), a verdade é que a equipa de Milão realizou uma temporada decepcionante, que culminou num vergonhoso 9.º lugar (a nível internacional ficaram-se pelos oitavos-de-final da Liga Europa) e o consequente afastamento das competições europeias na próxima época.
Zenit - No mínimo, terrível. É esta a forma para descrever a temporada do emblema russo. Depois de investir de forma brutal no reforço da equipa, com destaque para os "ex-portugueses" Witsel e Hulk, o Zenit termina a temporada sem qualquer título. No campeonato, perdeu para o CSKA de Moscovo, enquanto na Europa falhou na Liga dos Campeões num grupo acessível, primeiro, e na Liga Europa, depois, eliminado pelo modesto Basileia. Um ano desportivo para esquecer, mas que pode muito bem servir de exemplo no futuro.
PSV - Em termos teóricos, tem o melhor plantel da Eridivise. Strootman, Toivonen, Matavz, Wijnaldum, Jeremain Lens ou Dries Mertens são as principais referências do conjunto de Eindhoven. Contudo, a equipa orientada por Dick Advocaat voltou a falhar a conquista do campeonato holandês, perdendo, uma vez mais, para o rival Ajax. Ainda perderam a final da Taça. Existe qualidade, potencial e vontade, mas a verdade é que desde a temporada 2007/08 que o PSV não conquista o ceptro de campeão.
Montpellier - Depois do surpreendente título de campeão francês, esta temporada seria o derradeiro desafio do Montpellier. É verdade que o conjunto do sul de França viu partir Yanga-Mbiwa e o goleador Giroud, e ainda esteve envolvido na "Champions" (onde somou apenas 2 pontos), mas o saldo é francamente negativo. Num ano, o Montpellier passou de campeão a equipa do meio tabela, terminando no 9º lugar.
Wolfsburgo - É certo que o campeonato alemão se pauta pelo equilíbrio entre os participantes e os resultados são sempre imprevisíveis. Não obstante, uma equipa que tem nos seus quadros Kjaer, Ivan Perisic, Diego, Olic ou Bas Dost, está obrigada a conquistar, pelo menos, um lugar nas competições europeias. As mudanças de treinador ao longo da época não ajudaram, mas o 11º lugar na Bundesliga fazem do Wolfsburgo uma das desilusões deste ano desportivo.
Palermo - Quando uma equipa de futebol profissional muda de equipa técnica 10 vezes em dois anos, é expectável que algo de errado venha a acontecer. A formação da Sicília, que conta, entre outros, com jogadores como Ezequiel Muñoz, Dossena, Ilicic, Dybala, Miccoli ou Abel Hernández, foi incapaz de encontrar a estabilidade necessária para garantir a manutenção na Liga italiana, sobretudo devido ao temperamento do seu presidente, Maurizio Zamparini. Tudo somado, o Palermo, uma equipa que nos últimos anos teve um papel importante no futebol italiano e internacional, desceu de divisão.

Qual a equipa que mais desiludiu em 2012/13? Que outras podem ser adicionadas a esta lista? Como se explicam desempenhos tão aquém do esperado? Quais os factores que levaram a este desfecho?

André Mesquita

Etiquetas: , , , , , , , , ,