8 de Maio de 2013

Arturo Vidal, o rosto do bicampeonato da Juventus

O golo solitário de Arturo Vidal confirmou, no fim-de-semana passado, o 29.º Scudetto da Juventus, mas a influência do internacional chileno na conquista do bicampeonato vai muito para além desse tento decisivo diante do Palermo. O médio ex-Leverkusen é o melhor marcador da Vecchia Signora no campeonato, com 10 golos, e o jogador com mais assistências (7), sendo considerado o grande responsável pela conquista do título. A grande temporada de Vidal consolidou-o como um dos melhores médios do Mundo, lutando juntamente com Busquets, Schweinsteiger e Yaya Touré por esse rótulo.

Considerado o rosto do Scudetto 2012/2013, a verdade é que a sua polivalência (faz todas as posições no centro do terreno e também cumpre a lateral), influência (recupera, constrói, assiste e marca) e poder de finalização (leva 5 golos nas últimas 4 partidas), foram fundamentais para o sucesso da formação orientada por Antonio Conte e são estas as características que o consagram com um dos médios mais completos da actualidade. Não é nada normal um médio, por vezes defensivo e habitualmente interior, ter um papel tão decisivo numa equipa de Top, muito menos numa formação que foi campeã com alguma superioridade em relação aos demais. Num esquema de 5-3-2, cabe aos elementos do meio-campo (Pirlo, Marchisio e Vidal) a tarefa de equilibrar a equipa e Arturo Vidal é o elemento ideal para fazer uma espécie de ponte entre a defesa e o ataque. No entanto, o facto de Vidal ser o melhor marcador da equipa e um dos mais influentes a nível ofensivo (marcou golos decisivos), também poderá ter outra interpretação: A equipa tem graves lacunas em termos de referências ofensivas, algo que o VM já vem alertando há algum tempo. Os bianconeros – apesar de já terem confirmado a contratação de Fernando Llorente – necessitam urgentemente de reforços ofensivos, isto porque Vucinic é curto (claramente um jogador acima da média em relação a Matri e a Quagliarella) para disputar todas as frentes. Esta lacuna ofensiva foi um dos principais pormenores que fez a diferença na derrota transalpina na Champions, aos pés do poderoso Bayern Munique (os italianos não estiveram mal mas a falta de poderio atacante fez a diferença). Com a saída de Del Piero e com Andrea Pirlo já na curva descendente da sua carreira, o "Rei Arturo" tem tudo para se tornar num dos símbolos desta Juve de Conte. Melhor jogador da Série A 2012-13 (ou esse rótulo pertence a Cavani)? No ranking dos melhores médios da actualidade em que lugar está o chileno? Esta temporada do "Il Guerrero" (não é normal um médio que ocupa o espaço do chileno ser o melhor marcador e jogador com mais assistências da equipa campeã) foge aos padrões actuais do futebol (campeões, à excepção do Ajax, sustentados por um goleador) e demonstra as fragilidades ofensivas da Juventus?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Ruben Silva

16 comentários:

  1. Grande jogador!
    houvessem mais como ele no plantel da Vecchia Signora, e os resultados europeus seriam outros, sem dúvida.

    João Malaquias

    ResponderEliminar
  2. A Juve precisa ridiculamente de um avançado que marque golos...deve ser inédito uma equipa ganhar um campeonato onde os seus avançados não marcam golos praticamente nenhuns...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inédito sem contar com a Juventus claro.

      Eliminar
    2. o Porto foi campeão em 2005/2006 em que o seu melhor marcador foi o Lucho Gonzalez com 10 golos...

      Eliminar
    3. Boa,já não é inédito. Mais exemplos?

      Eliminar
  3. Disse na outra notícia sobre a Juve que se tivesse que nomear um jogador como o melhor era mesmo o Vidal. Também disse que embora o Llorente já estivesse assegurado continuava a faltar um avançado "moderno" à equipa, como o Cavani.
    Quanto a ele mesmo (Cavani), se fosse campeão, era naturalmente eleito o melhor jogador da competição.

    ResponderEliminar
  4. Penso que a Juve deveria apostar em Cavani e Jovetic... É um investimento avultado mas penso que irá valer a pena.
    Tambem tentava contratar Criscito, um ala esquerdo de grande valor e que poderia acrescentar algo mais que Asamoah, uma vez que este não é lateral esquerdo de raiz.

    ResponderEliminar
  5. Claramente o jogador do ano no campeonato italiano, visto que foi o jogador que mais se destacou da equipa campeã. É um facto que o Cavani é o que tem mais imprensa e admiradores pela posição que ocupa em campo, pelos golos que resolvem jogos e tudo, porém, esta época, parece-me que o nápoles ficou aquém do que poderia e deveria ter feito. É certo que tudo indique que ficará em 2º, no entanto, parece-me uma equipa que pareceu curta diversas vezes, não só os napolitanos, mas também as equipas de milão e de roma.
    A juve tem o seu mérito, vidal, então, foi extraordinário, mas parece-me que não há nenhuma equipa dita de top em itália e a que mais se aproxima disso é a juve, quando loga com giovinco e vucinic na frente. Exemplo disto, é que equipas como Milan, Inter, Roma, apesar de apresentarem boas individualidades, não são comparáveis a equipas passadas, o que demonstra o declínio do futebol italiano, representativo também pelo facto, de em itália, estarem preocupados com a aproximação portuguesa no ranking da uefa, algo impensável, num passado recente.
    Na próxima época, a juve deveria reforçar o meio campo e contratar dois pontas de lança de inegável qualidade. Se verificarmos, Pirlo, Marchisio, Vidal e Pogba, para um sistema em que jogam 3 médios + 1, quando Marchisio joga a segundo avançado, é manifestamente pouco para fazer frente a equipas mais poderosas como Bayern, Barça e Real.
    Saudações
    Crow

    ResponderEliminar
  6. Excelente Post. De facto o Vidal é um grande médio, muito completo, que na minha opinião está no top-5 do mundo. Julgo que dada a sua preponderância numa Juve hegemónica em casa, deve ser o melhor jogador da competição, apesar da época estrondosa de Cavani.

    Por outro lado, quanto á questão do reforço do plantel, é óbvia a falta de um super-avançado, estando isso também relacionado com a menor capacidade financeira relativamente aos 2 gigantes de Espanha, ao PSG, aos clubes ingleses e alemães de topo. Llorente é uma boa opção, fala-se também em Higuaín, vamos ver como corre o defeso

    ResponderEliminar
  7. Kolarov, Alexis ou Jovetic e Luis Suárez

    ass: José Gongalves

    ResponderEliminar
  8. 1º Sporting
    2º Juventus
    3º Bayern

    á minha equipa favorita do estrangeir falta...

    poder ofensivo sem duvida!

    Matri pode jogar numa top mas nao é top
    o mesmo se aplica a quariarela

    Giovinco é rapido sim ... mas nao é um "perigo"

    Vucinic ao contrario do que o VM defende não o acho muito melhor que os outros ... pode ser ligeiramente superior mas nao sao diferenças tão obvias que saltem a vista ...

    portanto com LORENTE garantido a juve precisa pra ja de comprar mais tres:

    sugestoes: NANI( como ja foi falado) seria uma excelente contrataçaõ abe jogar em qualquer lado na frente atras dos pontas de lança .... e com pogba e vidal em campo pode muito bem funcionar como terceiro medio (ofensivo)

    uma vez que é habito a troca entre grandes na italia ... MONTOLIVO viria dar qualidade ao meio campo é que pirlo começa a nao ter a mesma dinamica

    MERTENS goleador e sabe jogar com os pés sem duvida uma aposta execelente para a frente do ataque sem perder tecnica e seria um parceiro muito bom para lorente

    MOUTINHO nao é preciso dizer nada ... um verdadeiro dinamo! apos esta epoca "fraca" talvez conseguissem o resgatar


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só concordo na parte dos avançados. Embora a Juventus tenha 4 neste momento e sendo que joga num sistema com dois avançados, se quiser alcançar mais sucesso na Champions League tem de se reforçar. Giovinco e Vucinic chega para ganhar o campeonato, mas não para ganhar na CL.

      Posto isto, não concordo com as tuas contratações. Disseste que Nani pode jogar em qualquer lado na frente atrás dos avançados. A Juve joga em 3-5-2 ou 5-3-2, dependendo do ponto de vista, sendo que os 2 da frente são um SA (segundo avançado) e um PL (mais fixo). Ou seja, não estou a ver onde estão as alas.

      Quanto a Montolivo, para o lugar do Pirlo? Um médio ofensivo para um lugar de médio defensivo? Bem...

      Já Moutinho, não creio que seja de todo necessário. Para MC (posição de Moutinho) jogam 2 no sistema tático da Vecchia Signora, Vidal e Marchisio e no banco ainda há Paul Pogba, um dos mais promissores talentos da geração de 93', e que recentemente se tornou internacional pela França contra a Geórgia.
      Um lugar para Moutinho era o PSG, que falta claramente um número 8 no meio-campo, capaz de trazer a qualidade similar ao resto da equipa.

      Saudações.

      Eliminar
    2. Esqueci-me de dizer que não acho Mertens um avançado que possa mudar radicalmente a qualidade ofensiva de Juventus.

      Eliminar
    3. continuo a achar que as contratações nao são descabidas!

      claro que eu podia sugerir um falcão um Suarez ou um Bale mas sei perfeitamente que apesar de estar numa boa fase e de ser o grande de italia a juve nao tem dinheiro para esse tipo de contratações!

      vamos esclarecer umas coisas ...
      - a juve joga com 3 centrais dois alas tres meio e dois avançados( em que um destes é mais segundo avançado que avançado!
      - o pirlo é um medio de transição um 8 não um seis ... pois o seis da juve ora é pogba ora é vidal

      logo com um medio defensivo e um de transição nani poderia funcionar como um falso dez ou podireia ira para a frente de ataque fazer de segundo avançado ... ja jogou nestas posições e é um desiquilibrador...
      quanto a montolivo(barato) e moutinho (possivel) são contratações para render pirlo numa eventualidade da sua saida ...

      vucinic e giovinco da para ganhar o campeonato mas nao por sua culpa porque o melhor marcador da juve penso que é o vidal .... um médio ...
      se querem outros voos tem de investir
      mertens sim é uma incognita
      obrigado

      Eliminar
  9. Concordo com a escolha do Vidal para melhor jogador do campeonato italiano, sobretudo pela influencia que teve nos jogos decisivos da Juventus, por ser o melhor marcador da equipa e o jogador com mais assistencias.

    E um medio bastante completo (o Bayern anda doido atras dele), partindo de zonas mais recuadas, mas tendo uma grande chegada a area e de finalizaçao (nao esqueço, no entanto, que marca os penaltys). Coloco-o num top-5 de medios mais completos da actualidade, nao necessariamente os melhores, mas sim mais completos (juntamente com Yaya Toure, Schweinsteiger, Ramires e Khedira).

    Por fim, a Juventus tem de atacar a Europa na proxima epoca de forma mais afirmativa, pelo que serao necessarios 3 ou 4 reforços de peso que poderiam ser Pepe/Ogbonna, Kolarov, Jovetic/Alexis e Suarez

    ResponderEliminar
  10. Grande jogador, super completo! A esta equipa da Juventus falta um matador, um ponta de lança de classe mundial, porque de resto tem uma equipa muito forte!

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS

 
Site Meter