Sporting continua na luta pela Europa; Equipa de Jesualdo (que realizou uma das melhores exibições da época) volta a resolver apenas nos minutos finais depois de falhar diversas oportunidades (muito desperdício ofensivo), num jogo em que Rojo se estreou a marcar pelos leões, Capel se destacou e Bruma esteve em todas

Sporting 2-1 Nacional (Capel 5' e Rojo 85'; Candeias 73')

Este Sporting está condenado a sofrer. Os leões realizaram uma das melhores exibições em 2012-13, tiveram muito volume ofensivo, criaram várias oportunidades de golo, mas à semelhança do que aconteceu nas partidas anteriores só chegaram à vitória nos minutos finais. Resultado que permite ao clube leonino (que voltou a pecar muito na finalização e a sofrer desnecessariamente) continuar na luta pela Liga Europa, já o Nacional (que apenas "acordou na 2ª parte") ficou mais longe dos lugares europeus. Candeias foi o elemento em destaque nos insulares (além do golo com os seus desequilíbrios equilibrou a partida), já nos verde e brancos Capel fez o melhor jogo esta época, Rojo estreou-se a marcar (e voltou a demonstrar competência na defesa...voltamos a referir que o Sporting deve fazer um esforço para manter a actual dupla de centrais; Ilori e o argentino dão grande qualidade à defensiva), enquanto que Bruma foi o grande protagonista da partida (pelo que jogou, assistiu e até por ter estado envolvido de maneira infeliz no golo do Nacional).

Encontro que começou praticamente com o golo leonino. Depois de uma boa jogada de Bruma, Capel num remate "à Wolfswinkel" (de calcanhar) fez o 1-0. Os leões deram continuidade à boa entrada e dominaram por completo a 1ª parte, no entanto e apesar do espanhol ter atirado ao poste, sem conseguirem converter o volume ofensivo em golos. No 2º tempo tudo mudou, o Nacional entrou melhor, começou a criar perigo, e o jogo ficou totalmente partido, ao maior volume ofensivo dos insulares o Sporting respondeu com oportunidades claras de golo (Capel e Bruma não conseguiram concretizar). Até que o conjunto de Manuel Machado chegou mesmo ao empate, Bruma errou na saía de bola dentro da área leonina, Mateus recuperou e assistiu Candeias que fuzilou Patrício. Pouco depois Miguel Lopes saiu (novamente) por lesão dando o lugar a Viola e esse momento catapultou os leões para uns bons minutos finais (o argentino teve várias iniciativas interessantes e desequilibrou as marcações da defesa do Nacional). Logo na jogada seguinte, o Sporting 1º por Wolfswinkel, depois por Bruma e de seguida por Schaars falhou o 2-1, o Nacional ainda respondeu por Rondon (o venezuelano isolou-se mas deixou-se antecipar por Ilori), mas o clube leonino ia mesmo chegar à vantagem. Na sequência de um canto, Bruma cruzou e Rojo de cabeça deu a vitória aos leões. Até final destaque apenas para a expulsão de Bruno Moreira. Em suma, um resultado justo que valoriza a boa 1ª parte leonina e a maneira como os leões reagiram ao golo do empate.

Destaques

Sporting - Parece ser a sina dos leões: sofrer, sofrer, e voltar a sofrer. É assim há umas décadas, mas esta época a explicação é óbvia: o clube leonino tem muitos problemas ao nível da finalização (e Wolfswinkel está longe de ser o problema), aproveita mal as transições ofensivas (falta poder de decisão) e o actual registo 31 golos marcados para 34 sofridos não surpreende. Em termos positivos destaque para a boa exibição: mais volume ofensivo que é habitual, uma reacção muito boa à perda de bola, e a demonstração que esta época para o Sporting para alguns jogadores só agora devia começar (Viola, André Martins, entre outros, só agora começam a exibir o que sabem, já Labyad continua longe do que pode dar, enquanto que Carrillo surpreendentemente se mantém no banco).

Nacional - Boa leitura da partida por parte de Manuel Machado, a equipa melhorou sempre com as substituições (principalmente quando passou Moreno e Claudemir para o meio campo e fez entrar Campos e Miguel Rodrigues), mas essa melhoria foi insuficiente para "apagar" a má 1ª parte e as lacunas da equipa (os laterais foram banalizados pelos extremos leoninos e tivesse o Sporting outra eficácia e o resultado teria outros números). Destaque para a super-exibição de Candeias, marcou, criou desequilíbrios e foi ele a carregar a equipa; Mateus também foi importante, não só pela assistência mas pelo que trabalhou.

Miguel Lopes/Joãozinho - Mais duas exibições competentes. O esquerdino não dá muito nas vistas, mas, apesar das lacunas técnicas continua a ter prestações positivas (seguro na defesa, tenta sempre dar um apoio no ataque), já o lateral direito destacou-se mais fruto de boas acções ofensivas, mas já começa a ser preocupante o seu estado físico (nunca termina um encontro).

Bruma - É talvez o jogador mais competitivo deste Sporting. Corre, desequilibra, luta, esforça-se defensivamente e a tudo isso junta um talento enorme. Hoje, entrou com tudo no jogo, criou várias situações ofensivas devido à sua técnica e velocidade e acabou por ser decisivo com duas assistências. O jovem de 18 anos esteve tanto em evidência que até acabou por estar directamente ligado ao golo do Nacional com um erro na defesa, algo que atenuou com a sua intensidade e perseverança (inclusive acabou o encontro a jogar a lateral direito).

Ilori/Rojo - Já o referimos no passado e mantemos a ideia, é uma dupla que se complementa na perfeição (ler aqui). Hoje voltaram a estar em destaque, pelas acções defensivas (o português teve alguns lances preponderantes: tirou o golo a Rondon quando o venezuelano se isolou e ainda fez algumas dobras importantes), como ofensivas (o argentino, que esteve impecável na defesa, estreou-se finalmente a marcar pelos leões).

André Martins/Capel - O português foi um dos destaques na 1ª parte, funcionou bem com Adrien no meio campo e deu muita qualidade à posse de bola leonina. No entanto na 2ª foi-se apagando (tem de durar mais que 60m); já o espanhol realizou a melhor exibição esta época. Marcou com arte, conseguiu esticar o jogo por diversas vezes e aproveitou bem as fragilidades de Marçal para desequilibrar. As suas lacunas continuam a ser evidentes (demonstrou-as novamente pela maneira como decidiu mal vários lances depois de ter conseguido o desequilíbrio), e hoje juntou a isso uma enorme displicência em termos defensivos, mas foi igualmente notório o mérito que teve na maneira como catapultou o Sporting para uma boa exibição.

Etiquetas: ,