Será possível um clube português vencer a Liga dos Campeões nesta década?

A Liga Europa já deu para ver que é bastante possível - o FC Porto venceu-a duas vezes na última década (Braga e Sporting estiveram na final, o Benfica este ano também tem fortes hipóteses de vencer a competição), e pelos moldes da prova e maneira como é disputada por algumas equipas (as inglesas desprezam-na um pouco) esta tendência é para continuar-, mas será que alguma equipa nacional terá hipóteses na prova milionária? A confirmar-se a vantagem de Portugal sobre a França no ranking da UEFA, teremos – no próximo ano – duas equipas entre as 8 cabeças de série, feito que nos pode catapultar para uma prestação ainda mais positiva. E com a final a ser disputada no Estádio da Luz em 2014, motivação extra não falta (veremos se não vai levar a algumas loucuras no próximo defeso).

As equipas portuguesas têm vindo a cimentar as suas posições na Europa (Benfica e Porto têm passado com frequência a fase de grupos, o Sporting foi às meias-finais da LE e à final na última década, e o Sp. Braga é cada vez mais respeitado), mas será que alguma delas terá condições e capacidades para vencer a Champions nesta década? Desde a conquista do FC Porto de Mourinho, em 2003/2004, que os emblemas nacionais deixaram de olhar para a prova milionária apenas como uma forma de encaixar milhões com alguns triunfos (ainda que este pormenor seja fundamental para o futuro dos clubes). O Benfica, no ano passado por exemplo, esteve perto de chegar às meias-finais da competição, sendo eliminado apenas pelo vencedor do troféu (os encarnados foram superiores nos dois jogos). É certo que em termos de qualidade, profundidade do plantel, e experiência, os emblemas nacionais estão longe dos colossos Real, Barcelona ou Bayern, mas existem factores e circunstâncias que podem colocar um clube português numa final da Liga dos Campeões. Vejamos o trajecto do FC Porto campeão europeu em 2003/2004. Depois de eliminar o Man United nos "oitavos", teve a sorte de evitar os tubarões (Milan, Real ou Arsenal), sendo que defrontou Lyon, Deportivo e Monaco até se sagrar campeão. Não estamos, obviamente, a desprezar o valor destas referidas equipas (que eram sem dúvida poderosas), nem a desvalorizar o enorme feito dos dragões comandados por Mou, no entanto é preciso vincar que, nestes casos, o factor sorte nos sorteios é fundamental. Um exemplo mais recente é o do Schalke 04, que em nada é superior a Benfica e FC Porto e ainda há 2 anos foi às meias-finais. É também importante referir que para se chegar longe na Champions é preciso ter um plantel bastante completo e com alternativas (conciliar as competições europeias com o campeonato nacional revela-se complicado), algo que no futebol português é difícil. Devido às condições financeiras, Benfica, FC Porto, Sporting e Braga, são quase sempre "obrigados" a realizar vendas no mercado de transferências, mas até neste capítulo os nossos clubes tem sabido potenciar essas vendas e muitas vezes até ficam mais fortes.

Ver uma formação portuguesa vencer a Champions nesta década não seria uma utopia, mas seria um feito tremendamente complicado. Em termos de qualidade não temos dúvidas que seria possível (Benfica e FC Porto estão cada vez mais fortes na Europa), no entanto não temos as condições apresentadas pelas equipas inglesas, alemãs e espanholas. Será possível um emblema nacional vencer a LC nesta década? Quem estará mais perto de o conseguir?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Ruben Silva

Etiquetas: ,