Ronaldo chega aos 50 golos em 2012-13 (está a 10 da sua melhor época de sempre); Jogador holandês protagoniza um dos piores auto-golos da história no AZ 6-0 Utrecht (título já não deve fugir ao Ajax); Manchester United, Barcelona e PSG consolidam liderança; Belenenses vence II Liga; Lillard faz história na NBA; Coentrão e A. Pereira na mira do Tottenham



Holanda - Mike Van der Hoorn marcou um dos piores auto-golos da história, na goleada do AZ Alkmaar ao Utrecht. O jovem defesa, da equipa forasteira, ao tentar aliviar a bola, acabou por introduzi-la na sua própria baliza, isto quando estava sozinho e sem qualquer pressão. Na altura, o AZ já vencia por 3-0 e o Utrecht estava reduzido a 9 elementos (2 expulsões). O Ajax cimentou a liderança na Eredivisie, depois da vitória por 3-2 no terreno do rival PSV. A equipa de Amsterdão tem agora 5 pontos de vantagem para o Vitesse e 6 para a dupla PSV/Feyenoord, quando faltam apenas 4 jornadas para o final.

Real Madrid - Os merengues derrotaram o Ath. Bilbao por 3-0, com Cristiano Ronaldo a ser a principal figura da partida. O craque português bisou na partida (2´e 68´) e ainda assistiu Higuain no 3º golo (76´). Com mais dois golos, CR7 chegou aos 50 na temporada 2012-13, a apenas 10 dos 60 da temporada passada (fora selecções). Vamos ver se bate o seu máximo pessoal e chega ao 5º lugar de sempre do Real (está a 12 golos de Hugo Sanchez), pois ainda pode disputar pelo menos mais 10 jogos (até podem ser 11 caso vá à final da LC). CR7 vai conseguir ultrapassar os 60 golos?

Ligue 1 - O PSG sofreu para arrancar um triunfo em Troyes, perante o último classificado, com Matuidi  a marcar o único golo da partida, já na 2ª parte. Com esta vitória, os parisienses ficaram mais perto de chegar ao tão almejado título, quando faltam apenas 6 jornadas para o final (9 pts de vantagem para o Ol. Marselha). O embate entre Lille e O. Marselha terminou num 0-0, resultado que agradou ao PSG e ao Ol. Lyon. A equipa de Lyon regressou às vitórias (3-1 ao Toulouse), enquanto a luta pela LC e LE promete (o St-Etienne empatou 0-0 em Valenciennes e o Nice derrotou o Sochaux por 3-0). O Montpellier foi travado pelo Bordéus (4-2), o Lorient derrotou o Bastia por 4-1, o Evian derrotou o Rennes por 4-2 e o Reims foi ganhar a Brest por 2-0. Título praticamente entregue? Que equipas poderão surpreender no acesso à LC e LE?

II Liga - O Belenenses sagrou-se campeão da II Liga pela 1ª vez, depois de bater o Sporting B por 3-1. Os azuis do Restelo chegaram aos 84 pontos e procuram agora alcançar uns épicos 100 pontos (faltam disputar 21). O Arouca derrotou o Santa Clara e tem 2 pontos de vantagem para o Leixões (1-0 ao Desp. Aves), mas menos 1 jogo, enquanto na luta pela manutenção, Sp. Braga (2-1 ao Atlético), Trofense (4-2 ao FC Porto B) e Vit. Guimarães (4-2 ao Freamunde) ganharam e Sp. Covilhã empatou (2-2 frente ao Benfica B). Desp. Aves, Oliveirense, Santa Clara, Portimonense e Penafiel lutam pelo 4º lugar, que poderá dar acesso à liguilha de promoção. Quem vai acompanhar o Belenenses?

NBA - Damian Lillard fez história, ao marcar 1500 pontos e 500 assistências na 1ª temporada da NBA. O rookie dos Blazers chegou a uma marca apenas alcançada por Oscar Robertson (um dos maiores nomes do jogo) e por Allen Iverson, a que junta também o recorde para maior número de triplos, que pertencia a Stephen Curry. Dirk Nowitzki também entrou para a história esta noite, ao chegar aos 25000 pontos na NBA. O craque alemão tornou-se no 17º jogador a conseguir ultrapassar esta barreira. Lillard poderá tornar-se num caso sério na NBA? Em que posição se encontra Nowitzki no grupo dos PF´s e dos jogadores internacionais da NBA?


La Liga - O Barcelona ficou mais perto de garantir o título, depois de um triunfo tranquilo em Saragoça. Os catalães fizeram descansar Piqué, Iniesta e Messi, com os golos a serem marcados por Thiago Alcantara e Tello (bisou). O Atl. Madrid goleou o Granada por 5-0 (bis de Falcao) e a Real Sociedad cimentou o 4º lugar, depois da vitória por 2-0 no terreno do Rayo Vallecano. Destaque para os empates entre Betis e Sevilha (3-3, com a equipa da casa a recuperar do 0-3) e Espanyol e Valencia (3-3, com 4 golos nos últimos 10 minutos) e para a vitória do Deportivo no terreno do Levante (4-0, com golos de Nelson Oliveira, Pizzi e Bruno Gama). A Real Sociedad é a grande revelação da temporada?

Premier League - O Manchester United venceu por 2-0 no terreno do Stoke City e colocou pressão sobre o rival City (15 pontos de vantagem). Michael Carrick deu vantagem aos red devils, enquanto Van Persie fechou o marcador na 2ª parte, de grande penalidade. Nas outras partidas, destaque para reviravolta do Arsenal (3-1 ao Norwich, com os três golos nos últimos 10 minutos), para a vitória do Sunderland em Newcastle (3-0) e para o triunfo do Everton sobre o QPR (2-0). Os toffies ainda não estão fora da luta pela Liga dos Campeões, enquanto os londrinos e o Reading estão praticamente condenados. Campeonato entregue? Quem vai descer de divisão?

Bundesliga - Em dia de ressaca europeia, Bayern e Bor. Dortmund não perdoaram e golearam o Nuremberga (4-0) e o Greuther Furth (6-1), respectivamente. Na luta pela LC, Schalke 04 e Bayer Leverkusen empataram 2-2, resultado que agradou ao Friburgo (3-1 ao Hannover e Schalke a apenas 1 ponto). Na luta pela LE, o Ein. Frankfurt foi travado em Augsburgo (2-0), tal como o Bor. Moechengladbach (0-2 em Estugarda).

Serie A - AC Milan e Nápoles empataram 1-1, resultado que poderá ser aproveitado pela Juventus para dar o golpe final nas aspirações dos napolitanos. Caso a Juve derrote a Lazio, ficará com 11 pontos de vantagem, quando faltam apenas 6 jornadas para o final. A Fiorentina reforçou a sua posição europeia, depois da vitória por 2-0 no terreno da Atalanta, enquanto a AS Roma igualou provisoriamente a Lazio (2-1 em Torino). A Udinese ainda não está afastada da luta pelas provas europeias, depois do triunfo por 3-0 em Parma, enquanto na luta pela descida, o Siena alcançou um importante triunfo em Pescara (3-2). Destaque ainda para a derrota do Inter em Cagliari, que coloca os nerazzurri a 9 pontos do rival AC Milan.

Tottenham - O conjunto londrino quer adquirir Coentrão no próximo defeso. A imprensa inglesa avança mesmo que os Spurs estão dispostos a oferecer 17,5 milhões de euros para garantir o internacional português. Caso o negócio não tenha sucesso, Alvaro Pereira que tem sido pouco feliz no Inter, será o alvo. VM - AVB não é particularmente fã de Ekotto (o esquerdino deve ser vendido a um clube da Ligue 1), até tem adaptado Vertonghen ao lado esquerdo da defesa e como tal este interesse num lateral acaba por ser natural. Talvez fosse o desafio ideal para Coentrão, ele que está longe de ser um bem amado em Madrid. A única certeza é que o Tottenham caso queira lutar de igual por igual com os principais clubes ingleses tem de adquirir no próximo Verão pelo menos um lateral, um médio, um ou 2 extremos e um avançado.

Etiquetas: , , , , , , , ,