Fernando coloca o FC Porto na final da Taça da Liga; Dragões, apesar da goleada ao Rio Ave, voltaram a realizar uma exibição muito pobre mas prestação do "Polvo" foi decisiva; Azuis e brancos (que sempre se empenharam nesta competição) vão agora defrontar o Braga (semana decisiva com 2 duelos entre as duas equipas, uma cópia do que aconteceu na 1ª volta)

FC Porto 4-0 Rio Ave (James 57´g.p., Fernando 72´, Defour 82´ e Mangala 90´+3)

O FC Porto apurou-se para a final da Taça da Liga, depois de bater o Rio Ave por 4-0. O resultado é claramente enganador, numa partida que foi equilibrada até aos 57 minutos, momento onde Oblak cometeu um grave erro e deixou os vilacondenses reduzidos a 10 elementos e com 1-0 no marcador (o esloveno cometeu grande penalidade sobre Jackson Martínez). A exibição dos dragões esteve bastante longe do desejável (mais um), mas cumpriram a sua obrigação e objectivo (desde o 1º jogo desta competição que o FC Porto demonstrou, pelas equipas que foi apresentando, que apostava forte nesta Taça da Liga). Houve pouca velocidade, intensidade e muito mau futebol, a apenas poucos dias de uma semana decisiva. Tanto dragões, como bracarenses, jogam tudo nos dias 8 e 13 de Abril, com a disputa do título/presença na LC, como pela possibilidade de conquistar um troféu (algo que os minhotos há muito desejam e que para os azuis e brancos poderá servir para atenuar as consequências desta temporada, caso os portistas não conquistem a Liga). Fernando acabou por ser o elemento mais em foco do lado dos azuis e brancos, com clara influência nos golos que deitaram por terra o Rio Ave (os vilacondenses não ganham desde Fevereiro e sofreram 10 golos nos últimos dois jogos). 

A segunda meia final da competição foi disputada de uma forma bastante lenta, sem grandes desequilíbrios e oportunidades de golo até aos 60 minutos. O Rio Ave conseguiu equilibrar o jogo durante esta fase, na qual também dispôs de dois momentos de perigo (remate de Ukra ao lado e desvio de Hassan em boa posição para facturar), enquanto a 1ª oportunidade de golo do FC Porto surgiu após um alívio de Nivaldo (a bola ressaltou em Castro e quase traía Oblak). Antes do intervalo, destaque ainda para um remate de Maicon para boa intervenção de Oblak. Para a 2ª parte, Vítor Pereira fez entrar Alex Sandro e colocou Mangala no centro da defesa (saiu Abdoulaye), mas até aos 55 minutos, apenas um remate de Castro fez tremer a defesa vilacondense. Pouco tempo depois, surgiu o momento decisivo do encontro. Fernando desmarcou Jackson, com Oblak a fazer uma entrada imprudente e desnecessária. Resultou numa grande penalidade, cartão vermelho e golo de James Rodríguez. A partir desse momento, os dragões conseguiram encontrar mais espaços na defensiva do Rio Ave e colocaram mais velocidade no encontro. Fernando fez o 2-0 aos 72 minutos, após jogada iniciada por si (assistência de Defour), o belga fez o 3-0 após bela assistência de Castro e Mangala voltou a marcar, após livre de Danilo ao poste. Antes do último golo, Izmaylov recebeu ordem de expulsão, depois de agredir um elemento do Rio Ave.

Destaques:

FC Porto - Uma aposta forte na Taça da Liga, com um primeiro objectivo conquistado, o de chegar à final. Contudo, mais uma vez ficou presente uma exibição pouco conseguida, com muita lentidão, fraca intensidade e zero oportunidades claras de golo até ao momento da expulsão de Oblak.

Rio Ave - Os vilacondenses atravessam o pior momento da temporada, não só pelos 10 golos encaixados em apenas 2 partidas, mas também pelo facto de não ganharem desde dia 10 de Fevereiro. A primeira parte até correu bem, com algum equilíbrio, mas o erro de Oblak acabou com o sonho do Rio Ave em chegar à final.

Exibições individuais - Fernando foi o elemento mais influente do FC Porto, com domínio sobre o meio campo, papel decisivo no 1º golo (grande desmarcação) e jogada interessante no 2º golo (criação da jogada e finalização). Castro também mostrou qualidade no meio campo azul e branco, com grande capacidade de luta e qualidade de passe (assistência para o 3-0). Defour, encostado à esquerda, esteve desaparecido na 1ª parte, mas ainda foi a tempo de aparecer em bom nível no segundo tempo. Mangala e Maicon estiveram assertivos, Jackson Martínez esteve apagado (mas a sua desmarcação foi decisiva), tal como James Rodríguez (ainda procura a sua melhor forma).

Etiquetas: , ,