FC Porto derrota Vit. Setúbal: Dragões tiveram dificuldades para derrubar muralha sadina (James falhou uma grande penalidade), mas continuam à espreita de um deslize encarnado

FC Porto 2-0 Vit. Setúbal (Lucho 65´ e Defour 86´)

Os dragões derrotaram o Vit. Setúbal por 2-0 e voltaram a reduzir a diferença para o Benfica (1 ponto). Uma partida completamente dominada pelo FC Porto, ainda que sem grande intensidade e com algumas dificuldades para superar o bloco defensivo do Vitória. Os dragões desperdiçaram várias ocasiões de golo (inclusive uma grande penalidade), antes de James Rodríguez assistir Lucho Gonzaléz para o 1-0, desbloqueando assim o marcador, enquanto os sadinos tentaram pressionar os azuis e brancos no final, mas não chegaram a assustar Helton.
A equipa de Vítor Pereira tentou entrar com velocidade e intensidade, mas o domínio dos dragões não era transformado em oportunidades de golo ou lances de perigo maior para o Vitória. A primeira excelente situação para o FC Porto chegar ao 1-0 surgiu num erro de Kieszek, desperdiçado por Atsu (remate por cima). Pouco tempo depois, foi Jackson Martínez a isolar James, mas o colombiano falhou a recepção e permitiu o corte de Kiko. O Vitória respondeu de pronto, com a sua melhor ocasião para chegar ao golo, num lance individual de Pedro Santos (o português enganou um defesa contrário, mas rematou para fora). Até ao intervalo, James tentou assistir um colega no centro da área (valeu o corte da defensiva sadina), Varela entrou para o lugar de Atsu, e o próprio extremo português tirou uma jogada de grande nível, não aproveitada por Jackson (falhou o desvio). No segundo tempo, o FC Porto voltou a estar bem mais forte, ao passo que os sadinos raramente saíram do meio campo. Contudo, a intensidade (bem menor) e a capacidade em enganar a defensiva do Vitória não permitiam ao FC Porto chegar à baliza de Kieszek. Aos 60 minutos, Otamendi obrigou o guarda-redes polaco a defesa complicada, e na sequência do pontapé de canto, Carlos Xistra assinalou grande penalidade, por mão de Jorge Luiz. Contudo, James Rodríguez permitiu a defesa de Kieszek e os dragões voltaram a desperdiçar um castigo máximo. Pouco tempo depois, o colombiano redimiu-se do falhanço e assistiu Lucho de forma espectacular (de trivela, fora do alcance da defesa sadina) para o 1-0. O Vitória de Setúbal reagiu ao golo portista e fez várias aproximações à área de Helton, mas sem grandes situações de perigo para o brasileiro. Do outro lado, mais oportunidades de golo, sendo que uma delas foi concretizada por Defour. O belga desviou certeiro para a baliza de Kiescek, após cruzamento de Mangala.

Destaques:

FC Porto - Entrada interessante, controlo total do jogo, mas pouca eficácia na frente de ataque (o fluxo de jogo dos dragões deveria ter maior tradução em oportunidades de golo). Os sadinos não permitiram grandes espaços na defensiva, o que dificultou a tarefa dos azuis e brancos, contudo, James conseguiu descobrir uma brecha no bloco de José Mota. Mais uma vitória no campeonato, invencibilidade caseira (o Dragão continua a ser um palco impossível para os visitantes, pelo menos nos últimos anos) e perseguição ao Benfica (1 ponto, com uma deslocação complicada dos encarnados à Madeira).

Vit. Setúbal - O plantel sadino não apresenta grandes opções, e a aposta de José Mota foi claramente no reforço do bloco defensivo. Apenas uma ocasião de golo em todo o jogo, mas as dificuldades criadas aos dragões foram evidentes. Kieszek brilhou na baliza, Frederico Venâncio mostrou qualidade no centro da defesa, Kiko também realizou uma exibição competente a lateral esquerdo, enquanto os restantes elementos limitaram-se a defender e a limitar os estragos no meio campo (faltou maior capacidade ofensiva).

James - O colombiano esteve paupérrimo durante 60 minutos, onde não conseguiu criar desequilíbrios, falhou uma excelente oportunidade para marcar e ainda desperdiçou uma grande penalidade, mas depois, assistiu Lucho com grande qualidade para o 1-0.

Lucho - O argentino realizou uma excelente exibição, com grande dinâmica e capacidade de aparecer em zonas de finalização. Não foi surpresa que tenha sido ele a escapar à defensiva sadina, inaugurando o marcador.

Fernando/Moutinho - O brasileiro voltou a encher o campo, enquanto o português esteve um discreto e pouco acrescentou em termos ofensivos.

Mangala - Boa exibição do francês, com grande segurança na defesa e um enquadramento interessante no ataque, quando passou para a lateral esquerda no segundo tempo (fez a assistência para o 2-0).

Jackson - O avançado dos dragões não marcou qualquer golo, mas fez uma partida interessante, tentado sempre servir os seus colegas de ataque (com a sua força e capacidade de desmarcação, foi sempre uma dor de cabeça para a defesa do Vitória).

Atsu/Varela - O ganês foi substituído bastante cedo, depois de uns minutos onde raramente criou desequilíbrios (e ainda desperdiçou uma clara oportunidade de golo), enquanto o português entrou bem na partida e participou activamente no 2º golo.

Etiquetas: ,