Dortmund na final da Liga dos Campeões; Real Madrid, na pior noite de Ronaldo, não conseguiu a remontada (os golos apareceram tarde) e cai pelo 3º ano consecutivo nas meias-finais

Real Madrid 2-0 Borussia Dortmund (Benzema 83´ e Sergio Ramos 88´)

O Borussia Dortmund conquistou o apuramento para a final da Liga dos Campeões, apesar da derrota por 2-0 em Madrid. Os alemães chegam à final pela 2ª vez na sua história e 16 anos depois da sua última presença. Quanto aos merengues, e a Mourinho, voltaram a cair nas meias finais, pela 3ª vez consecutiva (Barcelona, Bayern e agora o Dortmund), deixando para trás o sonho da conquista do 10º título e do 3º troféu por 3 clubes diferentes. No cômputo geral das duas mãos, a qualificação do Borussia acaba por ser justa, enquanto o Real poderá queixar-se do desperdício inicial desta 2ª mão (os golos chegaram tarde). Cristiano Ronaldo acabou por ter uma noite para esquecer, numa exibição completamente desinpirada.

Os merengues tiveram uma entrada bastante forte na partida, conseguindo três claras ocasiões de golo ainda antes dos 15 minutos. Primeiro foi Higuain a falhar perante Weidenfeller (boa defesa do alemão), depois foi Cristiano Ronaldo a obrigar o guarda-redes alemão a nova defesa e, finalmente, Ozil atirou ao lado, completamente isolado. Os alemães estavam a sofrer com o ambiente fantástico de Madrid, mas depois sacudiram a pressão e engoliram os merengues tacticamente  (não se desequilibraram defensivamente). No segundo tempo, assistiu-se a uma série de oportunidades para o Borussia "matar" a eliminatória, numa fase onde o Real Madrid estava completamente partido a meio campo. Lewandowski enviou um missil à trave da baliza de Diego Lopez, que pouco tempo depois, fez a defesa da noite, num remate de Gundogan (o jogador do Borussia tinha tudo para marcar). O Real Madrid ainda fez um forcing final para dar a volta à eliminatória, tudo graças ao golo de Benzema. Sergio Ramos marcou logo a seguir (após assistência do francês), mas os merengues não mais conseguiram incomodar Weidenfeller. Estes minutos finais de loucos, deixaram a ideia que se o Real tem marcado mais cedo podia ter conseguido a remontada.
Destaques:

Borussia Dortmund - Jurgen Klopp conseguiu o regresso do Borussia a uma final da Liga dos Campeões, após 16 anos de ausência e alguns anos na penúria da Bundesliga. Hoje, os alemães tiveram uma péssima entrada em campo, mas conseguiram estabilizar e voltar a engolir o Real Madrid tacticamente. Weidenfeller fez uma grande exibição entre os postes, Hummels, Pieszczek e Subotic trataram de anular Ronaldo e Higuain, Gundogan e Bender deram equilíbrio ao meio campo, Lewandowski deu grande trabalho à defensiva do Real, enquanto Reus e "Kuba" estiveram bem mais discretos.

Real Madrid - Ainda não foi desta que os merengues chegaram à final da Liga dos Campeões (11 anos), nem muito menos à conquista do 10º título. O resultado da 1ª mão deitou tudo a perder, ainda que o 3-0 era perfeitamente possível em Madrid. Uma boa entrada na partida, com grandes ocasiões para marcar, ainda deixou àgua na boca aos adeptos, que explodiram de alegria bem perto do final. Mais aí, já era tarde, e ficou a faltar um golo mais madrugador. José Mourinho voltou a falhar, pela 3ª vez consecutiva (sempre nas meias finais), enquanto Cristiano Ronaldo esteve péssimo. O português falhou uma boa oportunidade para marcar, e além disso, foi completamente vulgar tecnicamente (não desequilibrou, não acertou um passe, não fez nada bem). Claramente uma das suas piores noites. Sergio Ramos deu tudo pelos merengues e ainda fez o 2-0, Benzema entrou muito bem na partida (1 golo e 1 assistência), enquanto Ozil, Higuain e Di Maria falharam por completo a nível do passe e dos desequilíbrios (com a excepção dos primeiros 15 minutos e 10 minutos finais).

Etiquetas: , ,