Bale eleito o melhor jogador do Ano na Premier League (galês venceu também o prémio de melhor jovem), De Gea, Suarez, Hazard e Ferdinand na melhor equipa; Paços de Ferreira empata em Guimarães

Premier League - Gareth Bale foi eleito o melhor jogador do ano (também conquistou o prémio para melhor jovem), depois de uma temporada de grande nível pelo Tottenham. O esquerdino com esta dupla nomeação repetiu o feito de Cristiano Ronaldo. Juntamente com o galês, De Gea (Man Utd), Zabaleta (Man City), Ferdinand (Man Utd), Vertonghen (Tottenham), Baines (Everton), Carrick (Man Utd), Hazard (Chelsea), Juan Mata (Chelsea), Luis Suarez (Liverpool) e Van Persie (Man Utd) entraram para a Equipa do Ano. VM - Na nossa opinião Begovic e Ashley Williams justificavam mais a eleição do que De Gea e Ferdinand, mas compreendemos a valorização dos jogadores do United. Michu e Cazorla eram outros elementos que podiam perfeitamente ter entrado neste 11. Quanto ao prémio de melhor jogador do Ano, a dúvida era entre Bale, Suárez e Van Persie, qualquer um que fosse escolhido pouco se podia apontar, já a questão do melhor jovem, continuamos a considerar os critérios absurdos: deviam incluir apenas jogadores sub-21 (e Bale já vai fazer 24 anos em Julho). Nesse sentido a escolha deveria ter recaído em Hazard ou Benteke (que apesar de ter 22 anos começou a época com 21). Concorda com o melhor 11 da Premier League? Qual o melhor 11? Quem foi o jogador do ano? E o melhor jovem?
 
Ciclismo - Chris Froome conquistou a Volta à Romandia, depois de defender a sua posição no contra-relógio final (3º classificado), ganho por Tony Martin. Rui Costa foi o 13º mais rápido e manteve o excelente 3º lugar, a 1´49 do britânico. Tiago Machado (16º) e Nelson Oliveira (18º) estiveram no top-20 do CR, com o primeiro a terminar a Volta na 17ª posição e o segundo a ser 59º. 2º pódio consecutivo para Rui Costa na Volta à Romandia, bom presságio para a Volta à Suíça e Tour?

Premier League – Arsenal e Manchester United empataram 1-1, num resultado que deixa os gunners com o 4º lugar em risco. Walcott inaugurou o marcador logo aos 2 minutos, mas Van Persie igualou aos 44´ de grande penalidade (marcou no regresso ao Emirates). O Chelsea derrotou o Swansea por 2-0 e subiu ao 3º lugar. Oscar marcou aos 44 minutos e Lampard fechou o marcador aos 45´+2 (g.p.). Reading e QPR empataram 0-0, num resultado que acabou por despromover as duas equipas ao Championship. Quem vai assegurar uma vaga na LC? Por onde vai passar o futuro das pseudo-estrelas do QPR (estrelas mais ao nível do salário do que rendimento)? E quanto a Carriço, ele que rodou entre o banco e a bancada, irá continuar no Reading?

Bundesliga – O Bayern Munique derrotou o Friburgo “apenas” por 1-0 e somou um novo recorde de pontos da Liga Alemã (84). Os bávaros chegaram aos 90 golos no campeonato e contam com 14 golos sofridos. O Bor. Dortmund (2-1 em Dusseldorf), o Bayer Leverkusen (1-0 ao Werder Bremen) e o Schalke 04 (4-1 ao Hamburgo) reforçaram as suas posições, enquanto o Greuther Furth (2-3 frente ao Hannover) foi despromovido.

Ucrânia – O Shakhtar Donetsk conquistou o tetra-campeonato, depois de empatar 1-1 na recepção ao Metalist. A equipa de Donetsk somou o 8º título de campeão e só está a 5 do Dínamo de Kiev.

Ligue 1 – O PSG está a apenas 3 pontos de conquistar o título, depois da vitória por 1-0 no terreno do Evian (marcou Pastore, enquanto Verratti e Sirigu foram expulsos). O Ol. Marselha também venceu por 1-0 (12 vitórias na Ligue 1 por este resultado), no terreno do Lorient, numa partida que terminou na pior maneira, com agressões entre Audard e Andre Ayew. Ol. Lyon e St-Etienne empataram 1-1, o Lille desperdiçou uma vantagem de 3 golos perante o Sochaux (3-3) e o Nice aproximou-se dos lugares europeus (3-1 ao Troyes).

La Liga – A Real Sociedad deu um passo importante para segurar a LC, depois de derrotar o Valencia, seu adversário directo, por 4-2. Os bascos têm agora 5 pontos de vantagem para os valencianos e para o Málaga, que derrotou o Getafe por 2-1. Valhadolid e Sevilha empataram 1-1, enquanto o Granada ganhou no terreno do Espanyol por 1-0 (Nolito).

Serie A – A Juventus está cada vez mais perto do título, depois de vencer o derby de Torino por 2-0. A vecchia signora ainda espreitava um deslize do Nápoles, o que acabou por não acontecer (vitória por 3-0 em Pescara). AC Milan (4-2 ao Catania) e Fiorentina (3-0 no terreno da Sampdoria) continuam na luta pela LC, enquanto a AS Roma (4-0 ao Siena) e a Udinese (1-0 em Cagliari) subiram para o 5º e 6º lugares, por troca com o Inter (0-1 em Palermo) e Lazio (0-0 em Parma). O Palermo e o Génova (1-0 no terreno do Chievo) somaram importantes triunfos na fuga à despromoção.

Liga ZON-Sagres – Vitória de Guimarães e Paços de Ferreira empataram 2-2, numa partida disputada à porta fechada. Tiago Rodrigues colocou os vimaranenses na frente (48´), Luiz Carlos respondeu aos 57´, Baldé voltou a marcar para o Vitória (75´), mas Caetano confirmou um saboroso empate para os castores aos 87´ (os pacenses ganharam 1 ponto ao Sp. Braga e continuam sem perder na Liga, se não contarmos com os jogos frente a Benfica e FC Porto). O Rio Ave somou um importante triunfo na luta pela LE, ao derrotar o Beira-Mar por 2-1. Yazalde colocou os aveirenses na frente (24´), Braga igualou na 2ª parte (61´) e Alberto Rodriguez ofereceu o triunfo aos vilacondenses aos 90´+3. Na fuga à despromoção, Gil Vicente e Académica ficaram mais aliviados. Os gilistas derrotaram o Olhanense por 2-0 (Hugo Vieira 23´e César Peixoto 49´g.p.), enquanto os estudantes, na estreia de Sérgio Conceição a vencer, derrotaram o Moreirense por 1-0 (Marinho 18´).

II Liga - Arouca (1-1 frente ao Benfica B) e Leixões (1-1 frente ao Penafiel) continuam em marcação cerrada na luta pela 2ª vaga para a I Liga (separados por 2 pontos). O Portimonense ganhou pontos na luta por uma suposta liguilha de promoção, ao derrotar a Oliveirense por 2-1, enquanto Desp. Aves (1-1 frente ao Sporting B) e Santa Clara (2-2 frente ao FC Porto B) atrasaram-se. O Belenenses derrotou o Atlético por 2-1, o Feirense venceu o Freamunde por 3-1 e o União da Madeira afundou ainda mais o Vit. Guimarães B (4-2). Na fuga à despromoção, o Sp. Covilhã empatou 2-2 em Tondela, Sp. Braga B e Marítimo B empataram 0-0, tal como Naval e Trofense.

Ténis - Rafael Nadal conquistou o Torneio de Barcelona pela 8ª vez (falhou apenas em 2010), ao derrotar na final o compatriota Nicolas Almagro, por 6-4 e 6-3 (Almagro perdeu pela 10ª vez em 10 jogos frente a Nadal).

Breves - Filipa Martins terminou a participação na Taça do Mundo de Ginástica Artística (Ljubljana) com um excelente 3º lugar na prova de Solo. Depois do 4º lugar nas Paralelas Assimétricas e o apuramento para as finais dos restantes aparelhos, a portuguesa conquistou o Bronze na despedida da Eslovénia. Telma Monteiro conquistou a medalha de Bronze nos Europeus de Judo, naquela que foi a sua 9ª medalha em 9 Europeus (4 Ouros, 1 Prata e 4 Bronzes) e a 13ª em termos internacionais (3 Pratas e 1 Bronze). A judoca portuguesa totaliza mais de 1/3 das medalhas internacionais do Judo português (35).

Etiquetas: ,