Clube Atlético Ouriense destrona a hegemonia do 1º de Dezembro e sagra-se campeão nacional da 1ª divisão de futebol feminino

O Clube Atlético Ouriense sagrou-se campeão nacional de futebol feminino, a uma jornada do final da respectiva competição. A vitória por 1-0 sobre o Albergaria, em casa, foi suficiente para a equipa orientada por Mauro Moderno conseguir o título pela primeira vez na sua história. Um feito que merece destaque, não só pelo facto de a equipa de Ourém ter quebrado a hegemonia do 1º de Dezembro (já levava 11 anos seguidos a ganhar a competição), mas também por ser um clube que milita pela primeira vez na primeira divisão de futebol feminino (tendo conseguido a promoção no ano transacto). Lembre-se que o Ouriense já tinha alcançado um outro feito importante (no dia 25 de Novembro de 2012) ao derrotar a equipa do 1º de Dezembro, que não perdia há mais de 6 anos nas competições nacionais.

De facto, a modalidade ainda tem pouco destaque no contexto nacional, mas este momento pode ser um ponto de viragem, uma vez que a falta de competitividade que o campeonato tinha (já se referiu que o 1º de Dezembro venceu por 11 vezes consecutivas), era certamente um factor de desinteresse. No que a esta matéria diz respeito, resta também lembrar que, apesar de o 1º de Dezembro ter lutado pelo título, a luta desenrolou-se de forma mais vincada entre o Albergaria e o Ouriense. Note-se que a equipa de Ourém se caracteriza por ter um plantel muito jovem, sendo várias as jogadoras que representam as equipas jovens da Seleção Portuguesa. Mais um bom sinal para a evolução da modalidade - juventude e talento. É claro que ainda há um longo caminho a percorrer, mas o caminho começa a ser trilhado. Será possível o futebol feminino ganhar o seu espaço no contexto do desporto nacional e ter uma visibilidade semelhante à que acontece na Alemanha, EUA, França e países nórdicos?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): João Luís Serras de Sousa

Etiquetas: